Olá a todos.
Estamos com um problema em uma Jeep Grand Cherokee 4.7 V8 2006 em nossa oficina. O veículo está com o seguinte problema. Partindo com ele frio, com todos os códigos de falha apagados, você liga o motor, seleciona o D no câmbio automático e ele roda normalmente, sem nenhum problema, sem nenhum código de falha. Pode rodas vários km assim, ele não apresenta absolutamente nada de anormal. Se desligar ele, e voltar a ligar não muito tempo depois, de maneira que o carro ainda esteja quente, não é sempre que acontece, mas pode acontecer uma falha elétrica no câmbio, que hora é uma perda total de comunicação do TCM com o restante do carro, fazendo com que acenda as luzes de injeção, do ABS e do controle de estabilidade, e o câmbio ao se colocar no D, em vez de indicar o D no painel, fica apenas o número 3, indicando que ela está em terceira marcha, da pra sentir isso pois o veículo se esforça muito para iniciar o movimento e não troca de marchas. Hora não acende nenhuma luz no painel, porém o sintoma de colocar o câmbio no D, em vez de aparecer o D no painel, aparece apenas o 3 e o veículo não troca de marcha, aparentemente fica travado em 3ª marcha. As vezes, de apenas ficar movimentando a alavanca do D para o P e vice versa algumas vezes, ele volta a indicar o D novamente no painel e volta a andar normalmente, passando as marchas sem problemas. As vezes temos que entrar com o scanner, apagar todos os códigos, esperar um pouco e ai sim ele volta a funcionar normalmente.
Num primeiro momento me pareceu algo relacionado ao aterramento do veículo, mas medindo com o multímetro em diversos pontos de aterramento, não encontramos nada que indicasse que o aterramento estava falho. Mesmo assim colocamos uma cordoalha ligando o bloco do motor ao chassi, para melhorar a questão do aterramento. Também substituímos a bateria por uma nova, de 90 amperes. Também verificamos os cabos que saem do positivo da bateria até as caixas de fusíveis, até colocando cabos extras para melhorar a condutividade elétrica. Todos os conectores elétricos do câmbio foram revisados, desconectados um a um, verificados quanto a possíveis pontos que indicassem algum problema elétrico, feito limpeza com limpa contato e ar comprimido em todos eles. Nada resolveu esse defeito. O carro está em estado de novo, tem 90 mil km rodados, por baixo está um espetáculo, tudo como se tivesse novo, nenhum chicote machucado, nada de errado.
Os códigos de falha apresentados são os seguintes:
Na ECM temos o P0700 - Transmission Control System.
No TCM o P0882 - TCM Power Input Low; P0846 - 2-4 or 2c Pressure Switch Rationality; P0869 - Line pressure high; P0871 - OD Pressure Switch Rationality; UD Pressure Switch Rationality; P0988 - 4C Pressure Switch Rationality.
Só mais algumas informações:
1) A falha não acontece com o carro em movimento, sempre acontece após dar a partida com o carro quente, ou sem estar totalmente frio.
2) Você pode deixar o carro funcionando, parado, por alguns minutos, desligar ele, esperar um pouco e é grandes a chances de ao ligar novamente o carro, sem ele estar totalmente frio, a falha reaparece.
3) O óleo da transmissão foi trocado em concessionária aos 80 mil km, está em perfeito estado.
4) O carro não foi batido e nem teve nenhuma intervenção mecânica além da manutenção básica.
Fico no aguardo de dicas sobre esse problema, desde já agradeço a todos.
Respostas:
Olá,
Pelo seu relato, provável falha do módulo do câmbio. Retire o do corpo de válvulas e faça uma boa inspeção visual. Senão apresentar nenhuma anormalidade, tente conseguir outro para teste.
Boa sorte.
bom dia meu amigo, tempos atrás ocorreu um caso em um Wrangler 3.6 V6 2007 parecido com o seu, porém não era no câmbio, mas o erro certas vezes aparecia e certas não. O caso foi o seguinte, jeep com 90 mil km, tbi bastante suja, fiz limpeza em revisão e entreguei ao cliente, no dia seguinte o jeep ao dar arranque pegava e logo em seguida começava a falhar, a borboleta ficava levemente aberta, ao desligar e religar, o mesmo voltava ao normal, porém, a qualquer momento ele faria novamente, e inclusive muitas vezes rodava vários km sem apresentar falha alguma. Os erros encontrados eram baixa tensão no sensor 2 do TBi, e falhas relacionadas ao pedal do acelerador, não me recordo todas exatamente, testamos os cabos, aterramentos, tudo que era possível. Então o jeep ficou com a bateria fraca e resolvi deixar ele parado por uma semana sem a bateria, a mesma por ser boa, colocamos para recarregar, depois de uma semana parado, sem qlqr alimentação, religamos e ele funcionou sem nenhum código de falhas, eu achei que fosse só por ter resetado o sistema, mas não, ele funcionou perfeito e já faz uns 2 meses que não teve mais o defeito. Cheguei a seguinte conclusão, como não temos muita informação sobre o sistema da jeep, eu não tinha como fazer aprendizado da posição da borboleta, então depois de permanecer certo tempo desligado ele descarregou os capacitores e qlqr memória, assim voltando ao original e não gerando mais nenhum erro, quem sabe lhe ajude fazer um teste destes.
Estou muito cético com relação a qualquer problema mecânico no câmbio ou no corpo de válvulas, pois com as falhas apagadas, você pode rodar vários quilômetros seguidos que ele não da nenhuma avaria, nenhum sintoma, nada! Apenas após desligar o motor, e com o carro ainda quente, ligar novamente.
Se desligar o motor, esperar que o carro esteja totalmente frio e ligar novamente, a falha não aparece e o carro continua rodando normalmente, sem nenhum código de falha ou avaria.
O problema de trocar o corpo de válvulas do câmbio para teste é que não vou encontrar isso a minha região, infelizmente.
"SEGUE AS DICAS DOS AMIGO QUE TUDO VAI DAR CERTO!!ABRAÇOS BOA SORTE E FIQUE COM DEUS!!!
Olá, deixei o veículo sem bateria por três dias, deixando os terminais em contato um com o outro, recoloquei a bateria após isso e infelizmente o problema permanece o mesmo.
"COM TODA CERTEZA EXISTE UM PROBLEMA PRESENTE NO SISTEMA,SE VC NÃO SOLUCIONAR A LUZA DA INJEÇÃO NUM VAI APAGAR!!!ABRAÇOS BOA SORTE E FIQUE COM DEUS!!!
Porque a falha não ocorre de maneira nenhuma com o veículo em funcionamento, trafegando?
Porque mesmo após ligar e a falha aparecer, de desligar, mudar a posição da alavanca de P para D, ou N para D algumas vezes e ligar novamente, a falha some?
Essas perguntas eu estou fazendo pois, nada me indica que seja uma falha mecânica, no câmbio ou no funcionamento do corpo de válvulas em si, mas sim algo de natureza elétrica, pois quando acontece, acontece imediatamente após a partida.
Entenda, o questionamento está sendo realizado não com o intuito de duvidar das dicas apontadas pelos colegas, mas eu tenho uma filosofia que na mecânica, tão importante quanto listar as causas prováveis de um defeito, é listar as causas não prováveis! E por tudo que passamos com o veículo até o momento não me leva a crer em nenhum tipo de problema mecânico no câmbio.
olá ve se consegue o esquema técnico da parte da transmissão., foca no codigo P0882 , se não me engano e um rele que alimenta que da pau... evita de sair em modo de emergência, vc pode queimar os pacotes de embreagens,,
e que to enrolado com mto serviço ia ver se conseguia o esquema , mas com esquema da pra ver.. esse rele...
pode ser tbm a tcm da tranmissão. ate um problema mais serio do selenoid de pressão que detecta defeito e ja entra em emergência....monitora as condições de trabalho da transmissão. pressão, sinal de entrada e saida.
qdo vc reseta as falhas o modulo volta normal , mas o problema existe.
boa noite, alguma novidade na jeep? o amigo conseguiu solucionar?
Enfim, chegamos na solução dessa Cherokee.
O que resolveu o problema dela foi envolver o módulo com uma manta de feltro! Exatamente isso, envolvemos o módulo com uma manta de feltro e nunca mais tivemos o problema!
Essa dica foi dada por um proprietário de um mesmo modelo, que também passou pelo mesmo problema. Não sei como ele chegou nessa solução, mas disse que fez isso na dele e deu certo.
Fizemos e realmente funcionou!
Acredito que pela posição do módulo no compartimento do motor, o calor do motor interferia no funcionamento do módulo e, envolvendo ele com essa manta, o calor transmitido do motor para o módulo não mais afetou este.
Olha, parece brincadeira, mas não é. Faz semanas que o carro está andando e sem nenhum defeito mais!
Muito boa a dica!
Agradecemos pelo retorno.
Abraço.
QUE BOM QUE VC RESOLVEU SEU B.O VALEU POR COMPARTILHAR A SOLUÇÃO COM A GENTE ABRAÇOS E FICA COM DEUS
Eu acredito que a manta tá isolando alguma interferência magnética . Uma vez peguei um carro que colocaram um módulo de som bem perto da uce , e ficava gerando falhas sem ter defeito algum, aí mudei de lugar e o defeito sumiu.