Algum colega tem ou já usou o injetor de sinal da planatc - IDS 1000 ?
Comprei um aparelho deste na Gurgel, testei, e o mesmo não funcionou. Mandei de volta, eles me mandaram outro. Mas o equipamento não emite sinal.
Ou será que sou eu quem não tá sabendo usar ?
Algum amigo sabe como esse aparelho funciona ?
Mandei um email para o suporte tecnico da planatc, e eles responderam que o equipqmento não funciona na linha fire, nem na linha francesa. E eu havia testado justamente no meu gran siena.
Respostas:
eu tenho um da kitest, vc tem que ligar as garras na bateria e o sinal é injetado no fio do meio do sensor hall o no fio de sinal da roda fonica.
c) Utilizando o equipamento.
- O IDS-1000 simula o sinal (pulsos) para a central eletrônica dos
sistemas de rotação tipos:
- Roda fônica;
- Sensor Hall, ou Bobina Impulsora;
- Magnético;
- Primário da Bobina.
Quando o motor do veículo não gira ou não pega (rotação em
marcha lenta) uma das causas poderá ser os sistemas acima
mencionados, sendo assim, coloque o IDS-1000 para simular seus
pulsos.
Nota:
- Em todos os testes abaixo, sempre efetue com o carro em
ponto morto;
- Instale um centelhador nas velas de ignição, para não dar
calço hidráulico no motor, caso contrário, faça os testes em no
máximo 3 segundos, ou dar a partida no motor do veículo,
acelerando-o que poderá eventualmente girar em marcha lenta.
- Ligue o IDS-1000 na bateria (sempre respeitando sua polaridade
vermelho = positivo e preto = negativo);
- Através da tecla Função, com toque, selecione o teste/simulação
desejada.
Roda fonica;
- Instale a ponteira de teste (pino banana) no borne Fônica do
equipamento;
- Retire do sensor de rotação do seu respectivo conector e ligue a
ignição do veículo;
- Identifique no conector o terminal que envia os pulsos para
central eletrônica;
- Com a ponta da ponteira de teste (ponteria vermelha), dê toques
rápidos e alternados, neste momento deverá acionar a bomba elétrica,
pulsar os bicos e centelhar o sistema de ignição, caso contrário, o
sensor poderá estar com defeito, ou a fiação do sensor em aberto ou
em curto circuito, bem como também problema na central eletrônica.
Sistema Magnético.
Retire o conector do sensor;
- Identifique o terminal que envia os pulsos para a central
eletrônica;
- Com o IDS-1000 instalado e a chave de ignição ligada, de
rápidos toques com a ponteira de teste no terminal identificado, neste
momento deverá acionar toda a parte de ignição.
Sistema Hall e Bobina Impulsora.
Selecione a função Hall;
- Retire o conector do distribuidor.
- Ligue a ignição do veículo e de toques rápidos e alternados no
terminal central do conector, neste momento deverá acionar a bomba
de combustível, pulsar os bicos injetores e centelhar a ignição.
- No caso da bobina impulsora somente acionar a centelha (vide
teste abaixo).
Primário da Bobina/Teste da Ignição Eletrônica.
- Ligue a ponteira de teste no equipamento onde se lê
Primário da Bobina (não há necessidade de selecionar).
- Sem retirar o conector da bobina, coloque a ponteira
vermelha do IDS-1000 no terminal do meio.
- Dê a partida no motor, se o led verde ficar piscando
rapidamente, ela está OK.
- Para testar a caixa de ignição eletrônica, faça o seguinte:
- Coloque a ponteira de teste no negativo da bobina de
ignição, caso o led ficar piscando rapidamente, a caixa está OK,
sendo assim o provável defeito deverá estar na Bobina de Ignição.
Nota: Os procedimentos acima são feitos quando não está chegando
centelha na vela de ignição.
Eu acho bem interessante essa ferramenta,pois adianta bem o diagnostico sem uso de ferramentas bem mais caras, sei que nem todos os sinais de rotação ela simula, porém diz as mal línguas que com alguns macetes vc também pode simular o sinal de rotação da linha francesa, o educador da língua portuguesa pira com o texto kkkkkkkkk, porém, saindo do foco, vc também pode fazer o teste do sensor de velocidade, afinal ele recebe +e- e ai emite o sinal, =sensor hall, teste este feito por esse equipamento que nem todos se ligam : .
Acredito ter varias oficinas com varios scanner e mesmo assim alguns veiculos demoram muito tempo para terem um correto diagnostico, lembrando que as vezes uma caneta de polaridade faz mais milagres que alguns scanner, ja vi esse filme antes, : fui!
otima ferramenta, funciona perfeitamente, quando vc pegar o jeito vai ver que é fácil de usar.
Só que o meu não está funciona. Ele deveria emitir o sinal, e não emite, Acho que vou comprar um da Kitest...