Boa tarde
Estou com um Gol Motor AT 1.0 8v na oficina, que quando atinge 90C acende a luz de oleo. O motor teve superaquecimento e foi necessario a substituição do cabeçote. A retifica do motor foi feita e persiste o problema. Duas bombas de oleo foram colocadas, e mesmo assim a luz acende. Toda parte eletrica e eletronica foi revisada. Interruptor de oleo foi trocado. O cabeçote é novo.
Quando funciona o carro frio a pressão de oleo é de 5 kgf/cm^2. Porem com o aumento de temperatura a pressão cai. Ja utilizei oleo de viscosidade 20w50, 15w40 e 25w60.
Peço que se algum de vocês ja presenciaram defeito semelhante, me ajudem.
Respostas:
Na temperatura de trabalho se a pressão do sistema acusar valores abaixo de 1 bar o interruptor sela e a luz acende. Em condições normais a pressão não pode cair a esses níveis se caí e tendo oléo, pescador limpo, bomba em bom estado e não há sinal de folga nos mancais do girabrequim provavelmente o problema está no cabeçote e em especifico alguma folga em demasia em algum dos seus mancais, remova o eixo piloto e examine as superficies.
Antonio
como estao as bronzinas de mancal e bielas ? se tem desgaste
quando esquenta o oleo começa a vazar pelas laterais e nao mantem presao, ja peguei casos assim .
e quando chega a 90 graus qual presao e como fica se caso vc acelera um pouco ?
entrada de ar falso no pescador ?
Ivens, como o fabiano passou, se acelerar aumenta ou diminui a pressão?
Quando voltou da retífica, você conferiu as folgas??
Amigo ja peguei um caso parecido com o seu logo depois de ter feito uma retifica e como o motor veio amontado nao sabia como estava por dentro depois de muita briga resolvi eu msm abri o motor e a reifica tinha usado casquilho de ma qualidade oque estava fazendo perder pressao com temperatura de serviço do carro
e confere as folgas dos mancais
e um amigo meu pegou um que era o cabeçote
abraço e boa sorte
...se faltar lubrificação em cima( onde fica situado o interruptor),
obviamente vai começar bater tucho... se não descarregar os tuchos é parte elétrica !!
O cabeçote trocado é novo ou usado?
Foi feita retifica de bielas e dos mancais do bloco?
Cabecote novo, completo ou so o cabeçote. Se completo e zero, ou foi comprado usado com aparença de novo. O bloco foi a retifica, retificado ou não. As bronzanas de mancal qual a marca.
Se cabeçote foi comprado como novo leva a retifica, para ser examinada se existe folga nos mancais, alojamento e tuche.
Faz outro teste coloca o teste de bomba e verifica a 80 graus, se a bomba mantem pressao entre 2.0 a 2,5 bar.
Nos dar um retorno sobre isso.
remova o carter e comfere as bronzinas de bielas
é comun nesse motor rodar as bronsinas en seu alojamento apos
um super aquecimento.
nao pequei, mais fuga de oleo faz isso!!!
se o resto esta novo!!
basta saber onde ocorre
posiveis brozina ...
Verifica a possiveis folgas nos mancais do motor pois já peguei defeitos desse tipo
Ola amigo tem que monitorar a pressao do oleo com o motor quente se cair abaixo de 2 bar pode estar com pescador entupido ou algum mancal de biela ou girabraequin ou do comando com folga excesiva.
José Denicol escreveu:
Ola amigo tem que monitorar a pressao do oleo com o motor quente se cair abaixo de 2 bar pode estar com pescador entupido ou algum mancal de biela ou girabraequin ou do comando com folga excesiva. ;)
Boa tarde amigos,
primeiramente quero agradecer a ajuda de todos. Resolvi o problema do carro. Reuni todas as informações de vocês e consegui. Não respondi antes porque o carro mandou ate o meu mecânico para o hospital de tão nervoso que o mesmo ficou.
Mas o problemas estava nos tuchos do veiculos que perdiam pressão com a temperatura. Colocamos novos e ajustamos todo cabeçote e resolveu. Mais uma vez obrigado
mas entao vc se equeceu de citar que os mesmo batiam...
que é o primeiro sintoma de tucho perdendo pressao de oleo
Ivens, obrigado pelo retorno. Altere no título do tópico para Resolvido.
MEU CAMARADA JA TIVE UM PROBLEMA SEMELHANTE COM UM GOL, E ERA O BULBO DO OLEO TROQUEI DOIS E OS DOIS ESTAVAM COM DEFEITO AI MUDEI DE MARCA E O CLIENTE NAO MAIS RETORNOU, ESPERIMENTE TROCAR O BULBO. E BOA SORTE
Ivens, obrigado pelo retorno. Altere no título do tópico para Resolvido.
Putz pena que cheguei tarde... Eu ia falar os Tuchos... Foi o mesmo problema que tive no meu...
Ivens Francisco de Souza escreveu:
Boa tarde amigos,
primeiramente quero agradecer a ajuda de todos. Resolvi o problema do carro. Reuni todas as informações de vocês e consegui. Não respondi antes porque o carro mandou ate o meu mecânico para o hospital de tão nervoso que o mesmo ficou.
Mas o problemas estava nos tuchos do veiculos que perdiam pressão com a temperatura. Colocamos novos e ajustamos todo cabeçote e resolveu. Mais uma vez obrigado MOTOR AT SÓ POR ACASO SERIA ESSE :
Zaza so voce mesmo. Ontem peguei um uno fire 2006, batendo valvula, regulamos e continou como se tivesse uma valvula empenada, tiramos o cabecote e ao conferir os alojamentos das pastilhas de valvulas, observamos uma com trinca, a mesma nao funcionava e ficava como se falta-se regulagem de valvula ou uma valvula empenada.
Valeu pelo retorno!
Mas funcionando assim já sabem né???
Outro cabeçote! : :
Paulista_ escreveu:
Valeu pelo retorno!
Mas funcionando assim já sabem né???
Outro cabeçote! : :
Paulista_ escreveu:
Valeu pelo retorno!
Mas funcionando assim já sabem né???
Outro cabeçote! : :
kkkkk so podia ser voce rsrsrsrs
São apenas pequenos detalhes...! rsrsrsrsrsrs B)
tenho um problema no meu carro gol bola 1.0 mi {98} , fiz retifica troquei dua bonbas de oleo,valvula de pressao e pescador mas as vezes fica tendo queda de pressao ,quando estou andando fica normal mas as vezes q eu ando de mas e o carro esquenta fica piscando a luz de oleo no painel, ja nao sei mas o q eu faço favor me de uma fossa? valeu :( :
Amigo eu troquei os tucho e resolveu. Tanta ai. Mas se tiver mais facil poe outro cabeçote.
Att. Ivens
Sei que foi retificado,mas faça um teste prático e coloque um pedaço de papel (deve ser folha de caderno pela espessura ) de 1 cm / 5 cm entre a bronzina e o virabrequim (mancais e bielas ) sendo que o mesmo deve trancar ao se tentar girar com uma chave pois vai eliminar a folga obrigatoria de lubrificação.Este teste ,apesar de simples,vai sanar sua dúvida quanto a perda de pressão nos mancais então poderá partir para outra etapa.Acredite é um teste rápido ,prático e não precisa desmontar o motor para medir os alojamentos do virabrequim e se o virabrequim não travar pode desmontar e refazer o serviço pois com certeza tem folga excessiva.
Abraços
Amigo Ivens eu ja peguei um assim, conferia a pressão quando frio e dava 3,5 bars mais quente descia e a luz acendia brigeui o dia todo troquei tampa bomba de oleo até que por fim fui analizar o interruptor de oleo e era ele mesmo, pois o carro estava com o interruptor do golf que a pressão exigida é muito diferente, pois a do golf , se aterra com 1,45 bar enquanto o do gol é com 0,45bar , espero ter ajudado...Gonper
boa noite
caro uma vez peguei um defeito semelhante ,motor todo retificado.
a luz do ascendia quando ,quente ja estava de cabelo em pe
quando resolvi trocar o filtro de oleo por outra marca .
o defeito era o filtro de oleo.... boa sorte amigo.
Tambem ja tive problemas duas vezes de perda de pressao a quente em motores vw, e em anbos eram defeito nos filtros marca bosch.
boa noite, estou de acordo com o amigo gomper, quando a luz de óleo acende por acaso começa a bater os tuchos? qual a pressão de óleo a 90 graus? antes de abrir o motor coloque um interuptor de òleo original vw, ja peguei defeito parecido e quase fiquei mais careca, era o interuptor com defeito, e resolvemos colocando um original vw, abraço!
Olá amigo não sei se e o seu caso mais o meu estava exatamente assim e depois de muito me bater com vários mecânicos por sorte descobrir que era três tuchos que estavam dando este tipo de problema não sei se isso tem a ver mais troquei todos e ficou ótimo ate hj esta perfeito fica ai uma dica sugiro que fale com seu mecânico e faça um teste no meu deu certo fico realmente caro mais resolveu
rapaz peguei uma bronca dessas uma vez e quase endoidei,no meu caso foi biela desalinhada,e tbm mande o motor pra retifica e nao viram as bielas desalinhadas,quase fiquei maluco,de uma olhada nelas ,boa sorte ai.... abraçao...... [email protected]
Preciso da ajuda de voces. Sou novo no forum e não sei mais o que fazer. Tenho um Gol bola 1.0 MI 1997. Tive que trocar o cabeçote pois o mesmo trincou e não teve como recuperar. Meu mecanico fez o motor parte debaixo/cima, troquei bomba de oleo e o cabeçote adquiri no ferro velho 1200 reais, aqui na cidade não encontrei o modelo original e todos falavam que esse cabeçote original usado é furada, coloquei o cabeçote do gol power, que segundo os mecanicos daqui daria certo e a adaptação seria simples. O carro ficou muito bom,porém, quando o carro esquenta a luz de oleo acende quando o veiculo esta somente na lenta, bastando um leve toque no acelerador, para que a luz apague. Levei o carro no eletricista, ele fez todos os testes e esta tudo ok. Meu mecanico fez de tudo e não resolveu então pedi a ele que aumentasse um pouco a lenta, problema resolvido por algum tempo. Fui rodar com o carro hoje, passeando na cidade bem devagar e a maldita da luz voltou a acender após meses. Lembrando que meu carro não anda muito....é para levar filho na escola, passear com a familia e trabalhar quando está chovendo. Fiquei puto que cada hora o mecanico falava que era uma coisa, e trocava a peça e não resolvia...porém a oficina é bem falaa na cidade.
Aguardo o auxilio de voces!
Boa tarde
A principio coloque um relogio para medir a perssão,deve variar de 2 à 6 kilos.Coloque bomba de oleo NAKATA / BROSOL não se aventure com outra e o preço não compensa.Outro passo muito importante veja se o carter não esta encostando na boca do pescador,já tive dois casos destes e a bomba não dá pressão "MESMO".fILTROS DE COR PRETA SÂO PARA OLEOS 5 ou 10 escolha um de cor vermelho ou amarelo,mas insistindo qualquer batida uniforme no carter pode preciona-lo contra o pescador e acredite somente no relogio de pressão.Use preferencialmente oleo 15w40 ou até mesmo o 20w50 tem um cliente com 240.000 km e desde os 90,000 km usamos oleo 20w50
abraços
amigo já peguei vários que acabei trocando bomba de óleo mais de uma vez limpei pescador troquei bronzinas de biela sem retirar o eixo para economizar para o cliente enfim no final tive que trabalhar de graça até que tirei o eixo as bronzinas dos mancai na parte superior estavam gastas observe remova o eixo e reavalie deve ser por aí / outra é o sensor de óleo as vezes arrebenta o conctor e colocam o bulbo do antigo fica acendendo a luz por ser sensor do antigo já estes bulbos são por reconhecimento tem que ser com plug eletrônico .espero ter ajudado boa sorte
se fosse ap flex diria duas coisas filtro de oleo ou jet cooler