Boa noite amigos!
Estou com um Gol GIII onde o dono relata que as vezes quando vai colocar pra pegar de manhã cedo ele dá um estouro e depois pega. As velas e os cabos estão ok. O dono reclama também que quando desliga o carro fica uma cheiro forte de gasolina perto do tanque. Como não tenho muita experiência com carros a injeção peço a ajuda de vocês. desde já obrigado!
Respostas:
DA UMA OLHADA NA CAIXA DE RODA TRASEIRA, NO MESMO LADO QUE ABASTECE SE O CANO DO SUSPIRO NÃO ESTA ROMPIDO.
ACONTECE MUITO QUANDO SE COLOCA RODÃO OU ATÉ MESMO QUANDO SE CARREGA MUITO PESO.
ESPERO TER AJUDADO.
Caro Eduardo esse carro nunca teve gás instalado e não é flex, só gasolina e com relação ao cheiro de gasosa, já havia olhado e não tem nada rompido não. Estou desconfiado que pode ser ou filtro de gasolina entupido ou filtro de ar velho...Obrigado pela ajuda amigão!
além de estouros e um cheiro de gasolina tem outro sintomas?: como motor falhando, engasgando,sem força,cortanto etc...
Por que já vi caso que o problema estava no sincronismo da correia dentada.
Fox é o seguinte: o carro está normal quanto ao funcionamento. Força normal, torque etc. O problema é só o estouro que só acontece uma vez perdida e com o carro frio e o cheiro de gasolina que só acontece quando desliga o carro. Como já falei antes, não tenho prática com injeção mas te pergunto, poderia a injeção está fora de tempo? ou Desrregulada? Porque o estouro é igualzinho a carro fora de tempo...Brigadão.
Vai ter que rastrea o sintema de injeção eletronica
O sinal da sonda lambda (sensor que mede o nivel de oxigênio nos gases do escapamento) é medida em milivolts (mV) e varia entre 50 a 900 mV de acordo com a concentração de Oxigênio nos gases, por sua vez o tempo de injeção (TI) é medido em mili-segundos e corresponde ao tempo que a válvula injetora (bico injetor) fica aberta ou seja o tempo que a Central (U.C.E) permanece com o bico energizado para que o combustível seja pulverizado dentro da câmara de combustão.
O TI é calculado pela central eletrônica usando como base as informações dos sensores espalhados pelo motor, e alterado a medida que a sonda lambda envia um sinal informando que ocorreu uma alteração na mistura ar/combustível. Esta correção ocorre a todo momento sendo ignorada somente quando a sonda ainda não atingiu sua temperatura de trabalho (300 C°), em acelerações em plena carga ou em desacelerações. Quando a central recebe um sinal menor que 300 mV ela entende que a mistura esta com pouco combustível ( mistura pobre) quando isso ocorre a central aumenta o tempo de injeção para que haja a estabilização da mistura, e quando a U.C.E recebe um sinal maior que 600 mV a mesma sabe que a mistura esta com mais combustível do que ar (mistura rica) fazendo com que o TI abaixe para corrigir a mistura.
Se dominarmos estas informações acima podemos chegar a algumas conclusões que facilitaram o diagnostico, são elas:
Tempo de injeção normal e sonda oscilando entre 0,50 a 900 mV o TI estiver dentro da faixa especificada pelo modelo do carro e a sonda estiver variando a tensão entre o maximo e o mínimo, podemos dizer que a mistura ar/combustível esta sendo bem controlada.
Tempo de injeção baixo X sinal da sonda acima de 600 mV: neste caso a sonda esta enviando um sinal de mistura rica (excesso de combustível) e faz com a central abaixe o tempo de injeção tentado empobrecer a mistura mas não consegue.Geralmente isto é causado por.
-Correia fora do ponto,
-Catalisador entupido,
-Regulador de pressão furado,
-bico com vazão acima do normal,
-problema no sistema de ignição ( como velas, cabos, etc. ruins)- outros..
Tempo de injeção Alto X Sinal da Sonda Abaixo de 300 mV: Neste caso a sonda esta enviando um sinal de mistura pobre (falta de combustível), por sua vez a central para tentar corrigir aumenta o tempo de injeção. Isto geralmente é causado por:
-Problemas de baixa pressão na linha de combustível.
-Bicos injetores sujos.
-entrada de ar falsa
Se dominarmos estas informações acima podemos chegar a algumas conclusões que facilitaram o diagnostico.
Caro Alexandre. Repito novamente que não entendo nada de injeção. Como mecânico fui muito preguiçoso em não fazer o curso. Estou aguardando abrir vaga na turma pra fazer o curso no Senai aqui em Fortaleza. Não acredito muito no ditado que cachorro véio não aprende truque novo( acho que é assim...). Bom voltemos ao problema em si: conversando com um colega hj de manhã ele por coincidência falou o mesmo que eu havia te perguntado: que a injeção estava fora de tempo e que dependendo da posição em que o pistçao se encontrava dentro da câmara de combustão haveria ou não a explosão. Por esse motivo que só estourava de vez em quando porque deveria estar concidentemente o pistão naquela posição... Como mexo muito em carro de carburador, então fez muita lógica pra mim. Te pergunto só o seguinte: existe mesmo o termo injeção(módulo) fora de tempo como se fosse um distribuidor, ou ele apenas está chutando porque na realidade não sabe oque é? Porque se realmente estiver fora de tempo vou pedir pra ele fazer o serviço pra mim. Obrigado novamente.
olha colega como eu escrevi assima.
Se dominarmos estas informações acima podemos chegar a algumas conclusões que facilitaram o diagnostico.
injeção fora de tempo?
mais correia fora de tempo sim.
vc tem scanner?
se não, vai precisar de um
PERGUNTA PARA O FOX
fox essa cidade de são vicente é a que fica perto de andrelandia mg.
É verdade fox... Como não tenho prática com o multímetro vou levar em um amigo que é especialista em injeção pra ele scanear o módulo. Assim que tiver qualquer novidade posto aqui pois pode servir de base pra alguém que tenha um problema parecido. Agradeço muito a todos que tentaram me ajudar. Valeu!:
RESPOSTA AO JOVINO:
SIM COLEGA É VIZINHO DE ANDELANDIA VC CONHECE?;)
resposta ao fox
fox conheço a sua cidade estive ai ha quize dias atraz fui até andrelandia tenho parentes em andrelandia morei ai por cinco
durante a construção da ferrovia do aço e vou sempre que posso pescar ai na ponte de são vicente.
RESPOSTA AO JOVINO>
Bom mesmo muito legal prazer. quando quizer e se precisar passa a oficina ok
Caro Fox, conforme pormetido volto com novidades. Tirei os bicos, velas e soda da descarga e coloquei tudo de molho no Car80 por 30 minutos. Montei tudo e aparentemente o carro ficou bom. Olhei tb a correia dentada e estava nova e bem tensionada. Os cabos de velas tb tudo Ok. Então montei tudo e mandei o dono levar e ficar observando se ainda vai dar o estouro, uma vez que o problema só acontece "uma vez na vida outra na morte"... Espero que tenha dado tudo certo mesmo! Muito obrigado a todos! Valeu!B)
ja vi um caso desses qndo tava na conssessinaria trabalhando
amigo confere ponto da correia velas se ssão as corretas do veiculo teste os cabos
aplique limpa contatos em todos os terminais de injção e passe o aparelho se num resolver faça um telecarregamento no modulo