Pessoal,
Estou com um gol g4 1.6 flex power 2008 em minha oficina que foi recuperado de enchente, tal veiculo já passou por duas oficinas, segundo informações já trocou embreagem e foi mexido em algumas coisas do chicote elétrico, caixa de fusíveis. O carro da partida, em algumas vezes funciona muito mal, quando funciona gira em +ou- 350 a 400 rpm e logo após morre, dando uns estouros na admissão.Notei que quando dá partida no veículo o relé da bomba fica armando desarmando e o sinal do pino 15 do módulo que é de alimentação do relé da bomba no pino 86 fica variando entre massa e positivo.Quando dei início aos reparos vi que o módulo de injeção apresentava uma falha e seu imobilizador que fica na parte externa próximo ao limpa vidro estava completamente danificado por água. Então comprei o imobilizador e um módulo e coloquei no veículo ambas as peças de veículos diferentes.O carro não apresenta mais DTC algum nem na injeção nem no imobilizador, porém está com essa falha demora a funcionar e quando funciona fica em baixa rotação e morre, e o relé da bomba fica armando e desarmando.Notei que quando desligo o sensor de rotação o relé de bomba não recebe sinal do módulo.
Se algum colega puder ajudar agradeço.
Respostas:
Boa noite, procura o saber se este veiculo na troca da embreagem não trocou o retentor do virabrequim.
com isso fica fora de sincronismo na roda fônica.
Boa sorte...
Amigo Argelino,
Muito obrigado pela dica,hoje mesmo um colega tocou no mesmo assunto comigo.Amanhã vou tentar remover o câmbio para verificar a roda fônica, porém já vi que existem 3 modelos.Vou tentar identificar pelo fabricante do retentor.
amigo boa noite peguei um caso muito parecido aqui e era a roda fonica montada fora de posição roquei retentor que já vem com roda fonica e ficou show de bola.
Amigos,
Quero aproveitar esse tópico que criei e deixar uma dica pros amigos.Quanto ao defeito desse veículo, depois de muito trabalho consegui resolver e como dizia meu primeiro instrutor o pior defeito é o colocado!!!!
Após verificar tudo que podia e mais um pouco no veículo foi resolvido.Verifiquei chicotes,removi a caixa de marcha para ver a posição da roda fônica e nada, e o veiculo só apresentava o DTC informando interrupção no relé da bomba de combustível.Decidi verificar novamente os chicotes, e vendo novamente percebi que o sensor de rotação ou PMS era bem novo, verifiquei então a ordem da pinagem do sensor e a do chicote do veículo, logo então percebi que era diferente embora as tomadas fossem iguais.Conclusão amigos na oficina anterior por onde esse veículo já havia passado fizeram a substituição do sensor de PMS, porém substituirão por um sensor errado.O defeito do veiculo não funcionar antes não era o sensor e sim o imobilizador e o módulo de injeção que estavam danificados por causa da enchente, e achando que o defeito fosse esse sensor substituirão o mesmo.
Conclusão não resolveram o problema e ainda causaram outro na colocação do sensor errado.Após substituir o módulo de injeção e o imobilizador, comecei a minha saga nesse veículo e ontem por fim consegui resolver aplicando o sensor correto no veiculo.
Amigos temos que ficar atentos na hora de aplicar uma peça nova principalmente quando eletrônica, pois as vezes o vendedor diz que é igual ou serve para o veículo e poderá causar um grande transtorno, tanto pro colega que está trabalhando no veículo ou pro que pegará depois.
Muito obrigado aos amigos que passaram aqui no tópico e deixaram dicas pois as mesmas ajudaram bastante na conclusão do diagnóstico e solução do problema.
Att,
Patrick Nogueira, Oficina Cetan.
amigo eu começaria pela roda fonica retentor volante,dai seguiria em diante,carro recuperado de enchente
complicado.pressao e vazao bomba,sensor map.verificar qto a oxidação chicote aterramentos,
Amigão,
Obrigado pela dica, mas o problema já foi solucionado, como falei no comentário anterior.A intenção foi deixar a dica do problema, que no caso foi a aplicação de um sensor errado.O veículo já havia passado por outras oficinas na tentativa de resolver o problema, que não era esse defeito e sim o imobilizador e o módulo de injeção que estavam oxidados, porém na tentativa de resolver o problema trocaram o sensor de RPM/PMS, porém colocaram um sensor errado que não servia pro veiculo.Quando o veiculo chegou em minha oficina vi que o imobilizador e a ECU estavam oxidados e fiz a substituição, dai começou o grande problema até descobrir que o sensor que haviam colocado estava errado.
Mas mesmo assim obrigado pela ajuda.
Att,
Patrick Nogueira/Oficina Cetan.