boa tarde pessoal, estou com este gol aqui na oficina com defeito na lenta! o carro apresentava uma falha em baixa e alta! ai passei o scanner e não apresentou erro algum! mas quando fui revisar todo o sistema de injeção vi que o atuador de marcha lenta estava com o pistãozinho com a rosca danificada! fiz a troca do mesmo! achando que estava ai o problema!
mas ai a lenta não ajeitou mais, fiz o reset direto na bateria deixando por mais de meia hora e nada! ai verifiquei que quando viro o arranque ou quando deixo ele funcionando testando com uma caneta de polaridade não existe pulsos nos 4 fios do atuador! verificando aqui pelo meu esquema elétrico os fios vem direto da central! alguém ai pode me da uma ajuda ou uma ideia?
abraço e agradeço a todos dês de já!
Respostas:
Estranho nao gravar erro,se nao vem pulso e os fios estao ok,se ninguem alterou o conector no atuador,so pode ser ecu....
boa noite amigo, limpei o corpo, troquei o atuador eo sensor de borboleta os dois marelli, fiz o reset dos parametros, liguei e deixei funcionar ate ligar ventoinha duas vezes, depois analizei o ponto com pistola deixando com 9 graus de avanço, só não fiz as tres acelerações rapidas!
sonda esta com sinal de resposta perfeito, cabeçote com compressão exelente, ponto da correia ok e parte eletrica ao meu ver esta ok, porque se não teria que da algum erro no diagnóstico!
obs, minha duvida que tenho no momento é que o sensor de borboleta original tinha o numero (pf5c) eo novo que coloquei marelli tem o numero(pf1c), oque voce acha?
amigao faz o seguinte retira os fusiveis 13 e 14 por 15 minutos e depois recoloca novamente, um deles alimenta a ecu nao me recordo qual, feito isso a ecu volta a enviar pulsos para o atuador de marcha lenta novamente, vc deve ter desligado ele com o carro funcionando ai acontece isso
ola, bom dia amigo mbo. vou fazer este teste para ve no que da! muito obrigado pela força
bom dia dr platinado, esta gol aqui é raridade é único dono! carro bem cuidado, não muito mexido! mas até ja dei uma verificada no corpo de borboleta mas ta bem justo sem folga! mas então acho que o erro ta mesmo é no sensor de posição de borboleta! vo arruma um pf5 marelli para teste! mais uma vês muito obrigado, e bom fala com quem entendi do assunto! rsrsr
ola amigos, coloquei o sensor de borboleta correto, fiz todo o ajuste fico perfeito de lenta! andei no gol por alguns km e tudo déz sem apagar e sem oscilar! mas foi só desliga e quando liguei o motor novamente, pronto pega nos 2500 giros e fica oscilando, ai do uma acelerada forte e volta ao normal!
Rodrigo peguei um defeito assim uma vez e era a manqueira do regulador de pressão da uma confirmada. Boa sorte!
Amigo retira o tubo distribuidor e veja se não tem alguns oring's com defeito pois peguei um caso semelhante em um corsa 1.4 a aceleração não baixava de 1500rpm
boa noite dr platinado, hoje a tarde deixei o gol um poco de lado. fui mexer em outros para esfria a cabeça! mas eu posso medi direto no atuador de marcha lenta para ve se esta faltando power latch?
Entradas de ar,map danificado,chicote oxidado,borboleta gasta ,folga na haste da borboleta.
boa noite, quero agradecer a todos pela força! em especial ao fera dr platinado! mato a encrenca, você estava certo no 2° paço. realmente estava faltando ( power latch) no relé, o atuador de marcha lenta cortava 5 volts no momento em que desligava a chave!
efetuei a troca do relé e parti para o abraço, heheh. mas também o bichinho que me deu trabalho!
peguei nele hoje a tardinha e parei agora a pouco!
mais uma vês muito obrigado, boa noite a todos
seguinte, eu estou com um problema parecido com um gol 2004 1.6 flex, qd o motor tá frio ele não estabiliza a lenta, sempre acelerado, as vezes chega a 3.500 RPMs de lenta!!!! a medida que vaie esquentando o motor vai estabilizando, depois de quente normaliza e só volta a aparecer no dia seguinte qd esfriar tudo de novo!!!
vou pesquisar aqui mais sobre esse power latch que pra mim é novidade, desconheço isso, e se tiver algum resultado posto aqui, se tiverem dicas agradeço!!!!
seguinte, correndo atras d einfos descobri que esse sistema não tem esse tal power latch, só os antigos, esse já é flex, e ainda estou sem solução pra ele!
já conferimos ponto, trocamos sensor de posição de borboleta, motor de passo, limpeza do corpor de borboleta, limpeza do map, reprogramações, teste de entrada falsa de ar, revisamos o sistema de canister, e não sei mais o que testar!!!
aguardo dicas!
obrigado desde já!
ola amigo, se eu fosse você ia começa medindo compressão com motor frio, depois quente!
ponto da correia, sinal da sonda quando motor frio, e depois quente!
tensão da bateria quando esta frio e aterramentos! e sobre o power latch acho que este sistema também tem! o atuador de marcha lenta depois que voce desliga a chave ele fica alimentado uns segundos ainda?
>ola amigo, se eu fosse você ia começa medindo compressão com motor frio, depois quente!
ponto da correia, sinal da sonda quando motor frio, e depois quente!
tensão da bateria quando esta frio e aterramentos! e sobre o power latch acho que este sistema também tem! o atuador de marcha lenta depois que voce desliga a chave ele fica alimentado uns segundos ainda?
ponto conferimos, compressão não, mas farei amanha, o carro funfa redondo por isso nem medi, vou repassar os valores a frio pra ver que acho!!!! o power latch um eletricista que falou que esse sistema flex não usa mais, eu desconheço sinceramente, o atuador eu vi com o carro funcionando só nos 4 fios ficam oscilando em pos e neg é isso mesmo? vou verificar se qd desligo coontinua!
master, obrigado a dica!!!
uns bons anos atrás peguei uma saveiro que trocaram correia em outra oficina e depois disso o carro ficou ruim, olhei o ponto na polia do comando e no OT do volante, estava ok, com isso confirmei que eles montaram certo, só que não olhei a polia do "comandinho"e comecei vários outros testes sem sucesso, depois que não sabia mais o que fazer desmontei toda a frente e fui ver que na polia do vira tinha uma referencia que nunca tinha visto nesses motores, pesquisei sobre e descobri da referencia da outra polia, bingo! mow tempo pedido e era a coisa mais óbvia !
esse eu já fui logo de cara ver isso! por ter sofrido tanto em outros tempos!!! e ele fica acelerado por cerca de 30-40 seg, e vai normalizando, ai só apresenta o defeito no outro dia de manhã! hoje refiz testes de entrada falsa de ar, consegui um modulo pra teste, revisei até a partida a frio e nada de novidades!!!! estou sem saber o que fazer!!!
Ola tem que colocar qual foi a solução do problema. e resolvido
99,9% dos veiculos de hoje tem o power latch, q nada mais é do q a permanencia da tensão nos circuitos após desligar a ignição, e por um periodo pre determinado para armazenar as devidas referencias de posição e posicionar corretamente o atuador de marcha lenta por exemplo, para q na proxima partida ja com as informações de temperatura e etc, possa fazer com q a lenta e outros atuadores façam o seu trabalho da melhor maneira.