Olá amigos,
Estou com um fiesta 1.6 zetec rocam ano 2012 em minha oficina que não está armando o eletroventilador. Já verifiquei todo sistema de refrigeração , água está circulando ok,válvula termostatica abrindo , motor do eletro ok, reles de baixa e alta velocidades ok , entro com o rasther e consigo acionar o eletro nas duas velocidades, porém com o carro funcionando a temperatura sobe e o módulo não libera sinal para atracar os reles do eletro. Levei o ecu para oficina especializada para teste e foi informado que com a ecu não há problema. Alguém pode me ajudar.......
OLÁ AMIGOS,
PROBLEMA RESOLVIDO, gostaria primeiramente de agradecer a todos os colegas com as sugestões e atenção dedicada
Levei a ECU para ser avaliada por outro técnico especializado e foi dado o mesmo diagnóstico de que não havia nada de errado com a mesma, então decidi remontar o carro para novos testes, com a ECU montada antes de funcionar o carro resolvi testar a resistência do eletroventilador que fica montada no seu defletor ,unica coisa que não havia verificado, testei a resistência e deu OK, ao avaliar o conector percebi que os terminais estavam um pouco aberto então ajustei fechando um pouco remontei tudo e funcionei o carro, para minha alegria o eletro funcionou perfeitamente e a temperatura trabalhando perfeita, a minha conclusão é de que o problema estava no terminal aberto da resistência do eletro ao ajustar a folga voltou a dar contato e o problema foi resolvido.
Respostas:
Qual o sistema de injeção este veículo esta equipado?
1° Após as dicas dos colegas reparadores acima.
2° Com multimetro verifique continuidade das ligações entre a Central e o Sensor de temp. água.
3° Verifique também terminais afastado ou folgado nos conector da central e do sensor;
att.
Diaz
Conferi o sensor temo água está chegando 5volts e saindo sinal de 2,0 v frio e a medida que esquenta vai caindo para 0,70 v , o fio de sinal que vai pra ecu está ok, o mesmo valor do sinal obtido no sensor chega na central. Com o rasther a temperatura vai subindo normal e chega a 100 graus e continua subindo se não desligar o carro a temperatura vai embora. Segunda-feira vou buscar uma outra opinião a respeito do módulo , grato
Colega:
Os testes que você efetuou esta bacana, que nós leva a pensar que o defeito e na central.
Temperatura Tensão correspondente
70°........................................................................ 1.02 V
80°........................................................................ 0.80 V
90°.........................................................................0.60 V
100°........................................................................0.30 V
Agora o sensor recebe uma tensão de referencia como você disse, na saida que vai pra central você monitorou até a central.
Então a central deveria processar esta informação e enviar pelo pino 45 da central massa ( Negativo ) quando atingir a temperatura
de 90° a 98° .então os massas ( negativos ) da central estão Ok também?
Pino na central
1..............................
2..............................
77...........................MASSA ( NEGATIVO )
78............................
Mas a central e a possibilidade mais certa de ser o incoveniente
att. Diaz
outra lembrança o af ta como alcool so liga em 104g ou 105 g se nao to enganado.;tem scaner que mostra em modo continuo quando o modulo da o comando pro rele..
>Olá amigos,
Estou com um fiesta 1.6 zetec rocam ano 2012 em minha oficina que não está armando o eletroventilador. Já verifiquei todo sistema de refrigeração , água está circulando ok,válvula termostatica abrindo , motor do eletro ok, reles de baixa e alta velocidades ok , entro com o rasther e consigo acionar o eletro nas duas velocidades, porém com o carro funcionando a temperatura sobe e o módulo não libera sinal para atracar os reles do eletro. Levei o ecu para oficina especializada para teste e foi informado que com a ecu não há problema. Alguém pode me ajudar.......
amigo vc desligou o sensor de temperatura com o motor aquecido?
um teste prático
amigo sempre q acionar o eletroventilador pelo rasther, deve fazer uma especie de "aprendizado" ou "reprogramaçao " do mesmo, se nao a ventoinha nao aciona e o motor continua aquecendo. é só seguir o passo a passo logo apos acionar o eletro em "atuadores"
É uma importante dica! Sistemas eletrônicos usam a computação que não aceita erros. Tomara que seja esta a solução. Parabéns.