Olá, amigos. Tenho um fiesta 98 Endura - E 1.0. O motor foi retificado, tudo novo. Foi feita limpeza nos bicos e todo resto. Estava um horror de sujo.
O carro estava com o funcionamento irregular, dando alguns solavancos nas acelerações, bem estranho mesmo.
Verifiquei os sensores todos, tinha problema de chicote no MAF e também no VSS, arrumei e também limpei o MAF que estava bem sujo porque andou muito tempo com o motor cuspindo óleo no filtro.
O carro melhorou muito, passei um scanner e conferi as leituras, tudo de acordo salvo a leitura do MAF na lenta que estava dando de 2.1 até 2,4 m³/h. A lenta está entre 845 e 865 RPM, O Scanner mostra valores padrões entre 1 e 2 para o MAF. Nas acelerações ele sobe as leituras direito e a sonda lambda oscila normal indicando mistura ok.
O scanner nao mostrou codigos de erro nem problemas no diagnostico.
O TPS mostra leitura de lenta normal.
Esse MAF está com problema ou o que pode estar causando essa leitura acima da faixa ? Será ainda o motor muito justo e o atuador de lenta abrindo mais para manter a lenta legal?
Respostas:
0,45 escape e 0,20 admissão com cada pistão no PMS, indica na tampa de válvulas 0,50 e 0,20 mas eu deixo esse 0,45 que melhora barulho.
Já regulei com 0,20mm adm e 0,25mm escape, barulho fica imperceptível.
Pode ser mesmo que o motor ainda precise de alguns km para "se ajustar"...
Velas e cabos de vela estão ok?
O funcionamento do carro está muito bom, só queria confirmar se alguém desconfia de algo errado por essa leitura do MAF fora da faixa, porque esse sensor é bem caro para simplesmente testar com outro novo pra ver o que dá.
As velas e cabos não foram trocados, mas estão bons, visualmente, como a sonda tá oscilando normal e o tempo de injeção tá normal acho que estão bons.
Se ninguém imaginar algum outro problema que possa estar fazendo isso, acho que vou "descansar" em relação à essa leitura.
Outra coisa, a injeção desse carro não tem cut-off não? Botei o scanner e fui rodar para ver se o VSS tava bom mesmo, Desci um morro engrenado e motor estava subindo rotação pq o morrinho era considerável e o tempo de injeção só vazia aumentar. Ele só zerou quando numa hora que desliguei o motor e pisei até embaixo no acelerador, procedimento para desafogar ele.
Se o carro está bom, sugiro liberar ele para cliente.
Na próxima revisão (normalmente 1000km após a retífica), peça mais tempo e verifique tudo, aperto de cabeçote, regulagem de válvulas e funcionamneto do MAF. Se der alguma diferença, aí a voltemos a trocar idéias.
Cutt-off.. era para ter. No meu ex-Fiesta eu não usava pois a minha impressão, naqueles tempos de ignorancia mecanica, era que não funcionava mesmo.
Eu já até liberei mesmo, pedi para ele voltar com 1.500 km.
É que fiquei com essas dúvidas, carro ford aparece pouco por aqui, trocando ideia com um colega ele me recomendou perguntar aqui no forum. Muito bom por sinal, alto nível.
Achei bem estranho ele não cortar totalmente a injeção colocando o tempo de injeção em 0 ms, quando a rotação tava mais baixa, tipo 1200 rpm, ele ia a 1 ms pouco mais, mas se ele embalasse e subisse giro descendo o morro, o tempo subia, dava bem mais alto. Com o VSS indicando velocidade, interruptor da embreagem indicando que não pisou nela e acima duma dada rotação era pra funcionar. A não ser que nesse caso o cutt-off só funcione acima de dada velocidade também, pois não era estrada, testei com velocidades mais baixas.
Valeu...
É, aí já fico devendo.
O Ka Rocam da minha esposa já reparei isto também, parece não dar cutt-off. Vou instalar o analisador de sonda para ver como a leitura se comporta com carro engrenado em reduções...
Sugiro reduzir a primeira inspeção para 1k km. Aí já troca-se o óleo (estará preto, filtro de óleo impregnado de sujeira). Quanto ao novo lube, podes colocar um 15w40 ou 10w40, motor "justinho" com este lube ficará mais do que perfeito
Facilita, com o novo lube menos viscoso, o MAF trará uma outra leitura, mais dentro do padrão original de fábrica!
É, se tudo está funcionando, o cutoff vai entrar quando for para isso, algum motivo a central nao ativou no meu teste hehe.
Ele já está com um 15w40, Shell HX5-s (Semi Sintético) que o dono quiz colocar. O cara não economiza com o que nao vale a pena nao, falei que podia por um outro oleo, num quiz nao.
Tudo metaleve, encamisou, voltou pra std, trocou embreagem, freio, oleo de freio..... O carrinho dele tá muito file, uma lataria q da gosto.
Li em algum lugar que a ford revisou a especificação dos oleos desse carro para 5w 30 aquele motorcraft que ela fez em parceria com a castrol. Num sei se isso é conversa. Não lembro o site mas o cara citava diversas alterações de especificações nos carros após o lançamento, ou seja o manual do carro indica o que era na epoca mas depois mudaram.
Este motor é um Endura, lá do século passado... sua tolerancias são maiores.
Dá para usar o 5w30? Dá... tem que ver como irá se comportar ;)
Motor justo com 20w50, nem pensar!! Um 10w40 semi estará de ótimo tamanho!
O tal site eu não encontrei, mas achei esse aqui na Wikipedia em ingreis.
http://en.wikipedia.org/wiki/Ford_Kent_engine
Traduzindo pelo oraculo fica:
Endura-E
O redesenho final veio em 1995, com o lançamento da quarta geração do Ford Fiesta . Esta edição do Kent era conhecido como o Endura-E , e contou com muitas revisões para combater o ruído e aspereza. Este motor também figuram no Ford Ka e do Ford Escort 1,3. Este tipo de motor ainda tem ruído tucho mesmo após o ajuste. Esse ruído é dito para vir a partir do cames devido à instalação incorreta da válvula (quando o ajuste da folga das válvulas de cada cilindro deve ser definido como TDC) ou de idade e uso de óleo incorreto classificar o grau correto de óleo é 5W-30 óleo sintético semi. Apesar de os motores Ford a ser bem visto pela sua facilidade de serviço, o Endura-E tem uma estranha colocação muito para o seu filtro de óleo, que é bastante alto, na parte de trás do motor e de frente, da esquerda para a direita e não apontando para baixo ou para fora - o que significa que é muito difícil o acesso por baixo do carro (sem mecânico de uma rampa), e apesar de ser muito curto, o de petróleo tipo pode filtrar ainda consegue se projetar a ponta do passado do motor de partida adjacentes, o que significa que é muito difícil remover usando um tipo de apertos de cadeia.
Se isso for verdade mesmo, vou recomendar o cara que use o 5w-30 já que ele gosta de manter tudo nos conformes, o carro andava tão pouco que tinha menos de 70 mil km e tava lotado de borra, um dos cilindros pedia retifica 1.00 mm, os demais 0.25, num deu retifica de eixo, cabeçote, valvula, nada, só mesmo cilindro. Deve ter entupido, rodado ruim assim até comer...
Os Endura "descendem" dos CHTs ;)
Borra no Endura? Normal... cabeçote de ferro fundido com troca térmica ridícula aliado a óleo 20w50... vai dar borra. Utilizando óleos mais fluidos (5w30, 10w40) isto á não acontece!
Quando o veículo voltar para a nova inspeção, lembre de postar aqui se os resultados melhoraram, bem como as impressões do dono :)
Ele voltou para a revisão com 1300 e poucos KM rodados, revisei a regulagem das valvulas, tive que soltar um pouco as de admissão, o dono trouxe velas novas para colocar e oleo mobil semi 10w40. Troquei, dei uma volta com ele, umas forçadas com giro mais alto, tá bem experto.
Medi com o scanner ai ficou tudo normal, a leitura do MAF veio para 1,65, 1,78 no máximo, pelo jeito era só mesmo necessidade de uma amaciada, o atuador de lenta devia estar abrindo mais o by pass pra ele firmar na lenta.
O Dono gostou, só disse que estava bebendo um pouco mais que o de costume, fazendo 8.4 km/l na rua, mas encontrei com ele ontem já há 2 semanas depois da revisão ele disse que na última vez ele já deu 10,3 km/l, comentou que notou um vazamento no cilindro do pedal de embreagem, foi tudo trocado, mas ali estava bom, o óleo novo deve ter limpado e ai começou a vazar.
Enfim, tudo certo, dúvida sanada e dono satisfeito.
Valeu a ajuda mais uma vez.