Amigos,
Estou com uma RANGER 4.0 V6 98 e acabei de fazer a embreagem porem não dá pedal, ja refiz a sangria, verifiquei o sistema de acionamento mas mesmo assim não da embreagem.
Tem algum segredo para esse veiculo?
Obrigado Aguardo retorno!!!!
:Respostas:
Neste veiculo é necessario remover o cilindro do pedal e coloca-lo na posição horizontal para fazer a sangria, senão o ar fica alojado na parte de tras do cilindro
Deixe o sangrador aberto e, após escorrer uma certa quantia de oleo empurre a haste do cilindro com a mão até o final do curso e deixe voltar sozinha ...
Espero que ajude
Abraço
Conculido,
OK junior, Realizei o procedimento de remover o cilindro para realizar a sangria. realizei alumas vezes e obtive resultado. De imediato ficou otimo.
Muito Obrigado pela ajuda!!!!
Abraço!!!
Houve uma falha na informação do Junior Moderador, acho que ele esqueceu de mencionar que se deve fechar o sangrador após empurrar o êmbolo até o final, antes de soltar a haste para que ela volte a posição de descanso pois o não fechamento do sangrador propiciará uma nova bolsa de ar no sistema escravo e assim o problema persistirá sem solução.
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Conteúdo da mensagem não condiz com o assunto do tópico
Moderador
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Moderador
Bolha de ar no sistema escravo ?? ou cilindro escravo ?? este veiculo trabalha com atuador hidraulico ...aquele que fica posicionado dentro da caixa seca do cambio acionando diretamente o rolamento... nos sistemas com cilindro escravo o mesmo fica posicionado fora da caixa seca acionando o garfo
Mas bom tambem esqueci de mencionar que neste veiculo é comum entortar o pedal de embreagem devido ao seu tamanho assim como gerar folgas que fazem perder curso o suficiente para ter dificuldade de engate em uma embreagem nova que precisa de todo o curso para um perfeito acionamento, mas vc tambem ja devia saber disso nao é
AH ja ia esquecendo que tambem é bom ficar atento antes de instalar este plato que tem sistema de auto ajuste e se o mesmo estiver acionado não sera possivel o engate
podem armazenar nos seus arquivos para quando precisar, garanto que é util
Mais duvidas podem procurar o consultor
Abraços
ja peguei muitos caso de ranger com esse defeito de nao dar embreagem e era o cilindro mestre defeituoso, mesmo fazendo esse procedimento de retirada do cilindro mestre e sangrando na vertical não resolvia. Qunado é ar no sistema é facil. O importante nesse tipo de manutenção é saber avaliar o sistema como um todo desde a qualidade do oleo que esta sendo utilizado no veiculo, pois num caso de troca do atuador trocar tb o cilindro mestre do pedal e fazer uma limpeza caprichada no sistema alem de utilizar o dot correto e nunca misturar dots diferentes. No seu caso foi de simples solução mas vale lembrar desse detalhes
por experiencia nesse veiculo recomendo cilindro mestre original (apesar de carissimo), pois ja tivemos diversos problemas com paralelos que tambem tiram curso do sistema ... em alguns casos era preciso alongar a haste do cilindro mestre
embreagem de ranger ja de muita dor de cabeça ...
Hoje em dia é preciso saber diferenciar o que vem a ser peça paralela de peças de 2ª linha, existem fabricantes no mercado que produzem peças de qualidade igual e em alguns casos superior a peças originas, até porque a Ford como as outras montadoras por exemplo não fabricam peças, são fabricantes que concorrem entre para ser fornecedor de peças para estas. Mas percebam que tem muitas fabricas deixam de ser fornecedor por conta do preço pago pelas montadoras. Enfim, conhecendo o fabricante e sabendo de sua qualidade pode comprar sem medo, não precisa ser original, Pode ainda muitas das vezes olhar a peça original e ver quem é o fabricante e ao invés de comprar numa autorizada comprar em auto peças, a unica diferença vai ser a embalagem, o conteúdo é o mesmo. Mas isto qualquer mecânico sabe.
Sr. Moderador, quando nós Reparadores nos referimos ao cilindro escravo, estamos referenciando o cilindro cuja função é a de ser acionado por um outro componente. A este cilindro damos o nome de escravo ou atuador, independente de onde ele se encontra, seja anexo ou não ao sistema que receberá o movimento ou a pressão.
É como o tensionador que geralmente quem não é Reparador chama simplesmente de "polia".
Outra coisa só para finalizar a minha participação técnica neste assunto: não me referi á BOLHA e sim á BOLSA de AR.
Não entendi porque se refere ao moderador mas tudo bem,
Por nomeclatura, a peça que fica dentro da caixa seca acionando diretamente o plato e possui o rolamento integrado é conhecida como Atuador hidraulico e o cilindro que trabalha fora da caixa acionando o garfo cilindro escravo ...
quer dizer que tensionador não pode chamar de polia mas atuador pode chamar de cilindro escravo ??? bom assim o certo seria Polia tensora
A desculpa era bolsa de ar ?? igual aquelas da suspensão a ar ?? rsrs
Beleza CJ3 desculpe minha ignorancia... vou aprender com vc
Muitas das vezes nós mecânicos temos um linguajar diferente de quem não é de nosso meio.
Resumindo vcs tão brigando atoa pois o principio é resolver o problema e eu támbem tenho minha opinião sobre Ranger pois já estou na 3ª v6 e sempre que prescisei trocar embreagem para que eu não substitui-se o conjunto eu retirava o cilindro de embreagem enchia de flúido com uma seringa e selava a conexão com borracha de filtro de combustível para sua instalação no lugar até a colocação da mangueira depos era batata pegava embreagem de 1ª.
CASA DO DIESEL DIZ:
Meus caros colegas aqui em nossa oficina trabalhamos e recomendamos aos nossos clientes, que somente usem DOT 4 ou DOT 5 na embreagem sendo que o DOT 5 é o mais recomendavel.
Trabalhamos com pick-up a gasolina eo o alerta aos mecânicos quando forem trocar cilindros não forçarem rapidamente (pedalar rápido) para não estragar o cilindro (atritito a seco)
OBS que possivel investir em ferramentas sangria eletrica é mais rapido e garantida
Ranger V6 é delicada exige do mecânico