Estado de carga inicial de uma bateria:
12,6 Vdc...........100%(estado da bateria)
12,4 Vdc...........75%
12,2 Vdc...........50%
12,0 Vdc...........25%,
se a bateria apresentar valores superiores q 12,6 Vdc aguardar por uma hora, ou dar varias partidas(sensor de rpm desligado)até q a tensão residual caia ao seu normal.
Medição de queda de tensão da bateria na partida:
Desligar o sensor RPM,
durante 15 seg. dar partida
não pederá haver queda inferior a 9,6Vdc
Outra medição de queda de tensão na partida:
deligar o sensor RPM,
Ligar todas as cargas possíveis
colocar as ponteiras do multímetro no neg. da bateria e no bloco do motor
dar arranque, o valor lido não poderá ultrapassar 300mVdc(0,3Vdc)
Medição de queda de tensão no circuito de carga:
Acelerar o motor a 2.500 RPM
LIgar os consumidores
medir entre o B+ do alternador e + da bateria
max. valor lido 300mVdc(o,3 Vdc)
Mesmo teste entre o neg. do alternador e neg. da bateria
max. valor lido 300mVdc(o,3 Vdc)
Medição de corrente em repouso,(Stady by)Fugas de corrente.
desligue o neg. da bateria
consumidores todos DESligados
no multímetro escala de amperes
ligue o multímetro em série com o neg. da bateria(a ponteira preta no neg. da bat. e a ponteira verm. no cabo neg. da bat)
Bom que fique no max. em 35 mA(mili-amperes)
Obs: Quanto maior a bat. maior poderá ser o consumo, mas para linha leve(automóveis) max. 35 mA, caso tenha valores superiores, ir desligando um fusível por vez e controlar a queda de consumo, cuidado com rádios e acessórios não originais, na maioria dos casos são eles os vilões do consumo.
Sistema de carga operando normalmente(regulador de tensão) entre 13,7 e 14,8 Vdc.
Obs: Nos sistemas de eletrônica embarcada é fundamental o bom funcionamento do sistema de carga e suas corretas ligações e alimentações, caso contrário teremos vários problemas, muitas vezes refletidos em componentes que não possuem o defeito, mascarando problemas.
No próximo mes, posto sobre medição de (Rippel) do Alternador e do Motor de partida.
Respostas:
bom Canal é importante estas dicas , muitos mecânicos não tem estes conhecimentos .valeu a dica
è isso ai. eu ja aprendi mais um bocadinho hoje, amanha è outro dia.
Quem sabe sabe, quem não sabe ctrl c ctrl v. e guardar a dica. rsrsrsrs
Gostaria que o pessoal colocase mais sobre o assunto, porque depois muitos se descabelam atraz de problemas e não fazem nem as medições pertinentes, ou será que ja se esgotou o assunto, acho que não, UP.
Canal escreveu:
Gostaria que o pessoal colocase mais sobre o assunto, porque depois muitos se descabelam atraz de problemas e não fazem nem as medições pertinentes, ou será que ja se esgotou o assunto, acho que não, UP.
vou te dar uma ajuda canal.
VALORES DE FUGA DE TENSAO.
BATERIA 27 AH MAXIMO 16 mah
Bateria 32 ah maximo 19 mah
Bateria 40 ah maximo 24 mah
Bateria 45 ah maximo 27 mah
Bateria 50 ah maximo 30 mah
Bateria 54 ah maximo 32 mah
Bateria 60 ah maximo 36 mah
Bateria 63 ah maximo 38 mah
Muito bem colocado esse tópico Canal! Vai mais uma aí pra somar:
Problemas Elétricos
- O que é e como realizar a CARGA LENTA?
Carga com corrente constante.
• A corrente deve ser equivalente a 10% do valor da capacidade nominal da bateria.
Exemplo: Bateria de 55Ah
Corrente de recarga = 55 x 0,1 = 5,5ª
Tensão da bateria em vazio (Volts) Tempo de Recarga (Horas)
12,00 a 12,20 4,5
11,80 a 11,99 7,0
11,50 a 11,79 9,0
11,00 a 11,49 11,0
- O que é SOBRECARGA?
A sobrecarga é um efeito que ocorre quando se tem uma corrente alta passando por um longo período de tempo pela bateria seja este período contínuo ou com interrupções. Essa situação pode ser causada por vários fatores:
• Falha no regulador de voltagem (verifique se a tensão está dentro do especificado);
• Fuga de corrente excessiva (verifique se a corrente de fuga está dentro do limite estabelecido);
• Utilização incorreta do veículo;
• Falta de manutenção na bateria (p/ baterias que exijam manutenção).
As características mais freqüentes de uma bateria que sofreu uma sobrecarga são:
• Caixa estufada;
• Rótulos queimados;
• Consumo elevado de água;
• Derramamento de eletrólito pelos respiros da bateria;
• Indicador de estado de carga na cor amarela ou em tom claro;
Devido a causa da sobrecarga estar associada a uma situação externa (sistema elétrico defeituoso ou uso indevido) não é considerado um defeito de fabricação e portanto, não é coberto pela garantia.
- O que é SUB-CARGA?
Falhas no sistema elétrico ou utilização inadequada do veículo podem provocar a descarga da bateria.
Baterias simplesmente descarregadas não necessitam ser substituídas. Faça uma recarga (conforme procedimento) e reinstale no veículo.
Baterias descarregadas não são cobertas pela garantia por não se caracterizar defeito de fabricação.
Cuidados que se deve tomar na recarga da bateria
• Acompanhe atentamente todo o processo de recarga;
• Nunca recarregue a bateria quando o indicador de teste estiver claro;
• Acompanhe a temperatura da bateria, ela nunca deve ultrapassar 50ºC. Caso isto ocorra interrompa a recarga até que a bateria esfrie e retorne com um regime de carga reduzido;
• Não é recomendado que se faça recarga de um dia para o outro sem acompanhamento;
• Nunca desconecte os cabos de conexão com o carregador ligado.
Cuidados necessários no preparo do circuito
• Manter espaçamento mínimo de 2cm entre as baterias;
• Colocar no mesmo circuito apenas baterias da mesma capacidade e estado de carga (tensão) - para ligações em série;
• Nunca conecte o pólo positivo ao pólo negativo de uma mesma bateria ou de uma mesma série;
• Antes de ligar o carregador certifique-se de que as conexões (cachimbos) estão com bom contato;
• Certifique-se também de que o carregador está em boas condições de uso.
Ou se preferirem acessem esse link: http://www.heliar.com.br/faq.php?acao=mostra_dica&id_faq_categoria=6
Paulista_ escreveu:
Muito bem colocado esse tópico Canal! Vai mais uma aí pra somar:
Problemas Elétricos
- O que é e como realizar a CARGA LENTA?
Carga com corrente constante.
• A corrente deve ser equivalente a 10% do valor da capacidade nominal da bateria.
Exemplo: Bateria de 55Ah
Corrente de recarga = 55 x 0,1 = 5,5ª
Tensão da bateria em vazio (Volts) Tempo de Recarga (Horas)
12,00 a 12,20 4,5
11,80 a 11,99 7,0
11,50 a 11,79 9,0
11,00 a 11,49 11,0
- O que é SOBRECARGA?
A sobrecarga é um efeito que ocorre quando se tem uma corrente alta passando por um longo período de tempo pela bateria seja este período contínuo ou com interrupções. Essa situação pode ser causada por vários fatores:
• Falha no regulador de voltagem (verifique se a tensão está dentro do especificado);
• Fuga de corrente excessiva (verifique se a corrente de fuga está dentro do limite estabelecido);
• Utilização incorreta do veículo;
• Falta de manutenção na bateria (p/ baterias que exijam manutenção).
As características mais freqüentes de uma bateria que sofreu uma sobrecarga são:
• Caixa estufada;
• Rótulos queimados;
• Consumo elevado de água;
• Derramamento de eletrólito pelos respiros da bateria;
• Indicador de estado de carga na cor amarela ou em tom claro;
Devido a causa da sobrecarga estar associada a uma situação externa (sistema elétrico defeituoso ou uso indevido) não é considerado um defeito de fabricação e portanto, não é coberto pela garantia.
- O que é SUB-CARGA?
Falhas no sistema elétrico ou utilização inadequada do veículo podem provocar a descarga da bateria.
Baterias simplesmente descarregadas não necessitam ser substituídas. Faça uma recarga (conforme procedimento) e reinstale no veículo.
Baterias descarregadas não são cobertas pela garantia por não se caracterizar defeito de fabricação.
Cuidados que se deve tomar na recarga da bateria
• Acompanhe atentamente todo o processo de recarga;
• Nunca recarregue a bateria quando o indicador de teste estiver claro;
• Acompanhe a temperatura da bateria, ela nunca deve ultrapassar 50ºC. Caso isto ocorra interrompa a recarga até que a bateria esfrie e retorne com um regime de carga reduzido;
• Não é recomendado que se faça recarga de um dia para o outro sem acompanhamento;
• Nunca desconecte os cabos de conexão com o carregador ligado.
Cuidados necessários no preparo do circuito
• Manter espaçamento mínimo de 2cm entre as baterias;
• Colocar no mesmo circuito apenas baterias da mesma capacidade e estado de carga (tensão) - para ligações em série;
• Nunca conecte o pólo positivo ao pólo negativo de uma mesma bateria ou de uma mesma série;
• Antes de ligar o carregador certifique-se de que as conexões (cachimbos) estão com bom contato;
• Certifique-se também de que o carregador está em boas condições de uso.
Ou se preferirem acessem esse link: http://www.heliar.com.br/faq.php?acao=mostra_dica&id_faq_categoria=6
Boa Paulista, vamos insistir nessa matéria, pois isso é a base de tudo, na eletrônica embarcada, gostaria de mais opiniôes a respeito.
Muito esclarecedor valeu mesmo canal e paulista, estão de parabens.