Respostas:
este defeito aqui na minha cidade o valor desta limpeza que ocorre tambem nas L200 o valor e de 400 reais sem choro e sem vela o cliente paga e sai feliz .
casa do diesel diz:
Caro colega agradeço por repartir essa informação, votei positivo a vc.
OBRIGADO!
MEU CAMARADA ESSA INFORMAÇÃO VALE OURO, POIS AQUI NA MINHA CIDADE EXISTEM MUITAS HILUX, E VOU COMEÇAR A INCLUIR ESSE SERVIÇO.VALEU, ABRAÇOS.
ja vou começar a fazer esse serviço aki tbm na minha cidade
>HILUX 3.0 DIESEL D4D.
Defeito: O veículo estava perdendo aceleração em retomadas de aceleração.
Diagnóstico: Com scanner verificamos os códigos de defeitos e apresentava o seguinte: P2008 valvula de controle do ar, verificamos todos os parâmetros de funcionamento e não encontramos nenhuma irregularidade, durante viagem de teste com scanner ligado, conseguimos reproduzir o defeito, ao reduzir a velocidade e fazer uma rápida retomada de aceleração, observamos que a luz da injeção acende, e o pedal do acelerador fica sem resposta, ou seja aceleramos e o motor não responde, com scanner verificamos que a UCE reconhece acionamento total do acelerador, mas o corpo de borboleta fica limitado a 30% de abertura, ao desligar e ligar o motor, volta a funcionar normalmente até fazermos uma rápida retomada de aceleração.
Devido ao código de defeito que apresentava, trabalhamos encima do corpo de borboleta, valvula de controle de pressão da turbina, não encontrando nenhuma irregularidade, fizemos contato com 2 colegas que são chefes de oficina de diferentes concessionaria Toyota e os 2 nos deram a mesma informação, ``o defeito é no módulo da injeção´´, devido a grande dificuldade para conseguirmos um módulo para teste, continuamos fazendo contatos com outros colegas e o suporte técnico da enciclopédia Doutor IE nos informou que já pegaram um defeito desse e o problema estava nas borboletas do coletor variavel, que estavam prendendo devido a excesso de borra.
Baseado nessa informação, retiramos o coletor de admissão e constatamos o excesso de borra, fizemos uma limpeza no coletor de admissão, após instalado fizemos viagem de teste e não apresentou o defeito.
Com esse defeito causado pelo excesso de borra no coletor de admissão que é gerado pelo ar mal filtrado que vem com poeira devido ao filtro saturado e o resíduo de óleo que passa para a admissão pela turbina, passamos a oferecer como prevenção o serviço de limpeza do coletor de admissão.
Muito boa essa qualicar!
Obrigado
vcs sabem porque os médicos ganham mais dinheiro que os mecanicos
é porque eles são inidos carra
ésta da hilux é 10 mano
valeu
Parabens pela solução !!!
esse defeito me lembrou um caso que peguei aqui bem parecido os sintomas depois de testar tudo bicos, bomba injetora, turbina e etc... resolvi verificar o filtro de diesel que foi trocado dias antes em uma concessionaria : resultado montei novamente o filtro e o defeito desapareceu...
no rosquear do copo do filtro o oring ficou torto e gerava micro entrada de ar....
valeu a dica
aqui na minha cidade tem bastante hilux 2.5
e eu estou pegando bastante hilux que fumacea preto,
e é só coletor carbonizado.
abraço
Ola, sou de Santo Andre/ SP....obrigado oficina Qualicar por compartilhar mais essa dica...abracos!!!
Bom dia amigos, aqui no ceará tem bastante hilux e 4x4 em geral , sempre tenho que fazer esse serviço .
Parabéns pela descoberta .
Apartir de hoje vou compartilhar algumas dicas da parte off-road .
Léo oliveira
Controller Off Road
fortaleza -ce
85 3289 1883
85 88302007
Nesta semana pegamos um defeito similar numa Pajero Full 3.2 CRDi (Commom Rail) 2009. O código de falha era referente ao sensor duplo MAP (pressão do turbo) e de pressão barométrica (pressão da atmosfera).
Antes de mexer em qualquer coisa, verifamos as leituras do sensor barométrico indicava um leve vácuo com o motor desligado!
Este sensor fica localizao ao lado do filtro de combustível. Quando desconectamos a mangueira do sensor ao coletor de admissão, a pressão atmosférica voltou a esperada na nossa altitute. Ligamos o motor e reparamos que ao acelerar não aparecia pressão nesta mangueira.
Como a válvula EGR neste carro fica fixada no topo do coletor com 4 parafusos, foi mais fácil retirá-la para inspecionar o coletor de admissão. Encontramos uma obstrução de +/- 40% feita com carvão seco. Como a obstrução não foi encontrada no corpo de borboleta eletrônico, concluímos que a obstrução é causada por fuligem do escapamento recirculando através da EGR.
Depois ficamos sabendo através de colegas na Mitusibishi que existe uma carta técnica que informa sobre a ocorrência do problema e sobre a recomendação de se desmontar o coletor de admissão, a EGR e sua tubulação para descarbonizar por imersão por várias horas.
Pesquisando na internet verifiquei que a causa da fuligem excessiva é devido ao fato do Diesel comercializado no Brasil ter muito mais enxofre do que o permitido no Japão e na Europa. No Brasil, até pouco tempo, o Diesel Metropolitano tinha até 500 PPM (partes por milhão) de enxofre. Fora das grandes metrópolis, o Diesel tem até 2.000 PPM. Na Europa na mesma época o que era tolerado pela norma EURO IV era 50 PPM e atualmente na norma EURO V é 10 PPM ! ! !
Veja mais sobre o assunto na página: http://www.petrobras.com.br/minisite/ambiental/noticias/petrobras-garante-fornecimento-diesel-S50/
Pelas regras da Petrobrás, ninguém pode ter um veículo diesel moderno fora das seguintes cidades São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza , Recife e Belém, Curitiba e Porto Alegre. Quem viajar muito está condenado a ter problemas como corrosão no tanque de combustível de metral, danos às bombas injetoras e bicos injetores. Estes tipos de serviços estão aumentando mês a mês na nossa oficina.
De maneira similar, os veículos à gasolina com injeção direta de combustível estão sofrendo com carbonização excessiva das válvulas de admissão e entupimento severo dos bicos injetores. Recentemente recebemos um Audi A3 Sportback que usa injeção direta de combustível e não pode contar com a limpeza das gasolinas aditivadas e Premium (recomendada pela Audi) pois o combustível não banha mais as válvulas de admissão e vai direto para a câmara de combustão. Na Europa e nos Estados Unidos estão indicando o uso de uma gasolina com baixo índice de enxofre. A Audi também exige um óleo lubrificante com baixo índice de enxofre. Eles aprovam estes óleos lubrificantes com a norma VW 504.00. Apesar da especificação indicar uma viscosidade e uma categoria, não basta apenas ser sintético e ter viscosidade 5W30! Pelas minhas pesquisas, poucos óleos estão disponíveis no Brasil com esta aprovação:
- Motul Specific VW 504.00 / 507.00,
- Mobil 1 ESP,
- Pentosin Pento Super Performance III,
- Castrol SLX Professional Powerflow
Infelizmente são óleos mais caros que hoje custam o dobro do preço que os óleos sintéticos 5W30 sem esta aprovação VW 504.00.
Muitos proprietários de carros achando que estão cuidando do carro, levam no posto para trocar o óleo com um frentista que não faz nem idéia desta história e condena o motor no médio prazo (tenho visto a partir de 40.000km). Até para escolher o óleo correto é preciso LER O MANUAL DO PROPRIETÁRIO. Coisa que quase ninguém faz.
Para facilitar o entendimento: O óleo lubrificante influencia na formação de carbonização devido ao sistema de respiro ou ventilação de óleo constantemente jogar uma pequena quantidade de óleo sobre as válvulas de admissão. A injeção indireta levava a gasolina a limpar estas válvulas especialmente a gasolina aditivada e premium.
Um filtro de ar vencido acelera ainda mais este processo de carbonização pois aumenta a sucção de ar com névoa de óleo do sistema de respiro de óleo.
Novas tecnologias, novos problemas, novos serviços, novos faturamentos para as oficinas que tem o conhecimento e novas dores de cabeça para as oficinas que não se atualizam e nem se informam!
Desejo sucesso aos colegas de oficina!
Claudio Arakaki
Barra Sul Autocenter
Rio de Janeiro
iai galera so de BOAvista RR
tambem pequei esse tipo de defeito mais naum era o coletor entopido
no meu scanner dava o codigo 2008
dai fui avaliando e Troquei o sensor que fica no filtro de ar
e ai o problemafoi solucionado
mais essa dica ai vale ouro
VALEU PELA DICA, SOU CHEFE DE MANUTENçÃO EM USINA DE ALCOOL E AÇUCAR, E A VARIOS ANOS SOU ASSINANTE DA OFICINA BRASIL, E VEJO QUE AS USINAS ESTÃO INVESTINDO PESADO NOS VEICULOS AGRICOLAS, INCLUSIVE A ULTIMA QUE TRABALHEI POSSUIA AO TODO 6 HILUX, JÁ TIVE VARIOS PROBLEMAS DESTE TIPO E DE UMA FORMA OU OUTRA CORRIJIMOS OS DEFEITOS APRESENTADOS, MAIS É UMA OTIMA DICA E JA VOU ACRESCENTAR ESTA LIMPEZA NA MANUTENÇAO PREVENTIVA DE NOSSOS CARROS, VALEU MESMO PELA DICA.
Já peguei muita borra em L200 Triton e o coletor fica carregado de sujeira.
Boa noite
Muito boa está dica, a uns meses atrás perdi um sono com uma Hilux destas até que cheguei a este resultado, agora qualquer revisão em Hilux já aproveito e faço mais este serviço
cara essa dica é de mata o véio
to aki com um Peugeot 206 1.9 a diesel, tu nao vai acreditar ele tem o mesmo problema, e sabe o q é pior e q eu me tem bem é q esses Peugeot nao tem aki no brasil só argentina como ele ta passeando aki no rio grande do sul, ele resolveu chegar numa mecanica pra resolver o problema q ta ficando cada vez pior, hj de manha eu tinha visto este topico e a tarde fui tirar o coletor pra ver como ele estava e realmente tinha muita bora, e nao da pra acreditar ficou realmente bom,e agora anoite to entrando aki pra te avisar dica nota 10 tu nao tem noção ninguém em lugar algum tem peça pra esse carro nem mesmo na concessionaria ,
fiz como nosso amigo da eletronicdiesel disse cobrei 400 conto dele e ele saiu feliz da vida, amanha mesmo ele ia levar o carro no guincho pra argentina shauhsuha nao da pra acreditar mesmo foi muita conhecidencia mesmo, suhahushuah
valeu
muito obrigado pela dica parceiro ja estava a 5 dias tentando descubrir essa falha p2008 e desmontei o carro e tava la o problema sou eletricista em STA FE DO SUL E MECHO COM LINHA PESADA ABRACOS
Boa noite pessoal
Como ja estou aposentado a muitos anos
Pediria a voces uma informação sobre esse problema.
La vai a pergunta
TODOS OS VEICULOS DESSA LINHA TEM ESSE PROBLEMA OU É SÓ UMA BOA PERCENTAGEM DELES.
MOTIVO DA PERGUNTA EU NÃO ACREDITO QUE TODO ESSE MATERIAL ESCURO QUE VOCES ENCONTRARÃO SEJA ENXOFRE.
POR 2 MOTIVOS ENXOFRE NÃO DILUI EM GASOLINA E A COR TAMBEM NÃO ESTA DE ACORDO.
DESDE JA AGREDEÇO .