tudo bom galera,estava um cliente na minha oficina que fez um outro servicinho e daí comentou que a correia dentada estourou na cidade vizinha de minha oficina e o cliente era para trocar com 25.000 km e arrebentou antes de trocar neste periodo e então foi um preju. e tanto com cabeçote e valvulas e daí que o mecanico que comentou com ele que era para trocar a cada 10.000 km e então penso, não é com 60,000 que diz no manual? :
Respostas:
Dirceu é sim a cada 60.000
eu recomendo a cada 50.000 é mais d....
eu acho que o mecanico tava comendo bronha !!!
onde ja se viu 10.000
eita se fosse com 10.000 nao venceríamos trocar correias! hshshs
mas vai de acordo com o manual de cada carro.
e então como é que o dono diz que não venceu os 25.000 km e já arrebentou , se é que travou o tensionador daí arrebentou ou sei lá :
DAS TRES UMA RSRSR OU O CLIENTE É PESCADOR RSRS MENTIROSO, OU O MECANICO CONVERSA DEMAIS RSRSRS OU ELE COSTUMA COLOCAR CORREIA SEM TROCAR RETENTORES E DEIXA ELA ENSOPADA DE OLEO RSRS DAI CAI PARA MENOS DA METADE O TEMPO DE TROCA RSRSRS :
OBS E SE A CORREIA ARREBENTOU PODE SER UM DEFEITO DE FABRICA OU O TENSIONADOR TRAVADO ...
mas sera que o mecanico trocou o tensionador no momento da troca da correia???
master escreveu:
É colega essa correia é fraquinha!! Ela é barata vale a pena trocar ela a cada 15.000kms é muito barata em vista do preju q dá ,eu nunca vi ela chegar aos 40.000kms não!!!As originais custumavam chegar perto,mas verifique os desgastes da engrenagens
eu ja vi muitos chegarem ao 50.000
sussegados
isto é mais comun do que parece os {mexanicos}
trocam a correia e nao trocam o tensionador,nao trocam engrenage do gira muito menos os retentores que na maioria das vesses estao com sua vedaçao comprometida.
e sobre as marcas de correias, quais que são as melhores e ou piores, e o que acham da dayco?
Dirceu Ricardo Müller escreveu:
e sobre as marcas de correias, quais que são as melhores e ou piores, e o que acham da dayco?
a Dayco é boa nao so a correia como toda linha de tensionadores
agora foje daquele jacaré
esse uno so podia tar usando jacaré!!!!
de papo amarelo
Aqui no sul por ser mais frio ja peguei esta correia que era original e quebrou com 17.000 Km, a Fiat manda trocar com 40.000 Km, mas tem uma obs da fiat que pede a substituição com a metade deste período em regiões poerentas ou em condições severas de uso ou seja, 20.000 Km.Sem contar com os tensores que devem ser examinados com uma atenção especial, pois teóricamente eles( se não forem trocados tem que aguentar a vida útil da nova correia).
Bem lembrado canal.Qualquer componente que tem uma quilometragem media de troca por desgaste natural deve ser redimensionada a manutenção em caso de regime severo.
Eu não tive muita sorte com a dayco, comigo não chegou aos 16000, agora só uso gates, e troco com 20000 pra garantir!
Olha, com marca eu nem me preocupo tanto, agora pra quebrar a correia com 25 mil km, acho difícil que seja defeito na peça (que peça com defeito que roda 25 mil?). Acho mais fácil problema ou de contaminação, ou engrenagens gastas, ou falta de tensionamento.
Amigo, o que acontece com os motores FIASA, que equipam varios carros da Fiat desde a epoca do 147 é o seguite.
Houve um erro de projeto neste motor !
Se você notar vai ver que o esticador da correia dentanda estica o lado direito da correia e na verdade deveria estar do lado esquerdo. ( compare com outros motores que você verá que TODOS esticam a correia do lado esquerdo).
Quando projetaram este motor era previsto que ele trabalharia no sentido anti-horario e depois foi alterado para sentido horario.
Foi uma tremenda falha de engenharia, mas tem como fazer a correia durar o tempo correto.
Quando for instalada a correia deve-se voltar um pouco a polia do virabrequim no sentido anti-horario e em seguida esticar a correia. ( isso resolve o problema.
Esse detalhe neste motor da Fiat, fez ela ganhar fama de quebradora de correia.
Ocorre que a maioria dos mecanicos não sabem deste detalhe e acham que a correia é de qualidade ruim etc.
Mas os mesmos fabricantes que fazem as correias da fiat, a fazem também para as outras montadoras, sendo assim todas deviam ter o mesmo problema correto?
ola amigo ja tinha percebido sobre o tensor ser ao contrario mas nao entendi a manha ai pode esplicar melhor.
Vou detalhar melhor .
Imagine a corrente de uma bicicleta.
Quando pedalamos a parte de cima da corrente fica esticada e a parte de baixo fica frouxa correto?
Se tivessemos que colocar um esticador na corrente da bicicleta o correto seria colocar na parte de baixo certo?
Pois é no motor é a mesma coisa, quando o virabrequim vira o motor ele naturalmente tensiona o lado direito ( sendo assim o esticador deveria estar do lado esquerdo.
O procedimento é instalar a correia no lugar com o esticador sem tensão, depois devemos voltar um pouco a polia do virabrequim no sentido anti-horario para tensionar o lado esquedo.
O lado esquerdo da correia estando esticado, ai sim tensionamos o esticador e apertamos o mesmo.
Ou seja, na hora de instalar a correia devemos "tirar a folga do lado esquerdo da correia e depois tensionar o esticador ( que esta colocado no lado direito da correia.
É batata !
Nunca mais vai ter problema de correia arrebentando.
eu uso correias contitech, nos unos dos meus clientes,
dão garantia de 50.000 kkkkkkkk nunca tive problemas, nenhuma garantia...!!!
é como os amigos mencionaram,trocar retentores (se estiverem vazando),tensor , já era... !!!
no chek list eu coloco pra trocar com 40.000...
fauso ou verdadeiro
ai foi bem de longe qui vem esse problema!!!
mais porem ja vi muito 147 dos referidos donos
andarem ums 60 mil ou mais com a mesma correia
isso eu eu posso afirma
presenciei em sã consencia!!!
fato veridico!!!
é isso ai ok
Os fabricantes recomendam trocar com 60.000km mas quantas horas de carro funcionando o carro vai ter, entaum por esta logica naum da pra confiar .eu recomendo trocar com 40.000 km por naum saber o estado q esta os outros componentes, esticador,rolamentos, retentores ...
falow espero ter ajudado
Peixinho disse:
eu uso correias contitech, nos unos dos meus clientes,
dão garantia de 50.000 kkkkkkkk nunca tive problemas, nenhuma garantia...!!!
é como os amigos mencionaram,trocar retentores (se estiverem vazando),tensor , já era... !!!
no chek list eu coloco pra trocar com 40.000...
Concordo com vc
Todos carros que pego pra trocar a correia, verifico se nao ha vazamentos de oleo, troco tensores e verifico se ha desgaste nas polias.
No meu caso sempre coloco na etiqueta pra ser trocado com 40.000km e nunca tive problemas
Abraços
No meu UNO ELX 1.0 com A/C a correia dentada ficou banguela com uns 15.000km somente.
Além da correia, troquei a engrenagem dentada do virabrequim e a intermediária que estavam desgastadas.
As engrenagens gastas diminuem a vida útil da correia porque não "casam" certinho com a correia dentada.
Seu problema pode estar nas engrenagens e não na correia.
Pessoal só para ajudar.
Quem tem carro junto ao mar ou próximo (recebendo marezia) a tendência da borracha das correias, devido ao sal é ficarem ressecadas e perderem a elasticidade. O meu conselho é de trocar as correias e extensores entre 40 a 50 mil Km. Tem que olhar o estado das correias e possíveis vazamentos.
Afinal o uso do carro é diferente para cada motorista.
Abs a todos
neste carro eu recomendo a troca a cada 30.000 km pois como nao tem tensor automatico ela pode trabalhar frouxa demais e arrebentar. o recomendado seria com 15.000 km verificar a tensao da correia e trocar a cada 30.000.no caso do colega que quebrou com 25.000km vai depender da tensao que foi dada na correia se o rolamento estava em bom estado , posiveis vazamentos de oleo contaminando a correia etc.