Carregando os tópicos... por favor aguarde
É preciso ter em mente que o mecânico é um profissional qualificado, ocorre que muitas pessoas só porque sabem trocar uma correia dentada ou um rolamento de rodas ( ou pelo menos pensam saber), acabam exercendo a profissão. Ocorre no entanto, que mesmo para o mecânico qualificado sempre haverá a necessidade de buscar mais e mais o aperfeiçoamento sob pena de ficar defasado, eu mesmo me coloco nesta situação devido já estar a um bom tempo sem fazer cursos. Porém, sempre que posso estou tentando me inteirar mesmo de forma superficial das coisas novas que surgem.
Bom, sobre como fazer um diagnóstico, ou ao menos ter uma noção correta do que esta ocorrendo, é necessário entender que quando falamos de motor e de seu funcionamento, podemos dividir este em 02 grupo; o motor sem nenhum acessórios e os acessórios propriamente ditos. O motor é constituído de cabeçote, bloco, bielas, pistões, etc. Já os acessórios, sistema de injeção, distribuidor, alternador, bomba d'agua, etc.
Então, acessórios são todas as peças utilizadas para possibilitar e auxiliar o motor funcionar e mantê-lo funcionando nos mais variáveis regime de trabalho. O que eu quero dizer com isso é que para que seja possível fazer um diagnóstico com técnica e profissionalismo, até porque o mecânico é um profissional, é saber exatamente de onde parte o problema. Para tanto é determinar através de testes o porque há o mau funcionamento do motor, ou seja, é determinar se é defeito do motor ou de algum acessório. Determinando isso, coisa que o mecânico é obrigado a determinar, caso não o faça é porque esta longe de ser chamado de profissional.
Por exemplo, um motor que não entra em funcionamento, o mecânico profissional deve então verificar com testes se existe centelha, compressão, mistura ar/combustível, etc. Determinando aonde esta a deficiência trabalha-se especificamente em cima do problema e na sua causa.
Trabalhando desta forma evita-se troca troca de peças e tempo perdido. Claro que em certos casos já sabendo de onde parte o problema e da dificuldade de teste, fica muito mais fácil colocar uma peça a título de teste, porém sem que com isso haja gasto na compra desta peça, pois nesse caso é testar mesmo. Agora, o mecânico profissional tem a obrigação de saber como testar a parte mecânica, assim como testar sensores de relutância magnética ou de efeito hall por exemplo.
Dicas para testes da parte mecânica de um motor:
1- Pressão de cilindros
2- Introdução de ar comprimido nos cilindros
3- Uso de vacuometro
03 testes básicos, e quem não os faz deve mudar de profissão, até porque sequer era para estar exercendo.
No mais, não fiquem magoados, pois fica parecendo que querem ser carregados nas costas, quando deveriam se sentir envergonhados. Troca de informações é o objetivo do fórum, mas ocorre é que muitos querem fazer daqui simples consultoria, pegam um carro com problemas e querem que nós o consertemos, podemos até ajudar, mas essa obrigação é do mecânico.
MORRAMMMMMM!!!!!!!!!!!!!!
Respostas:
Fox, as pessoas ficam chateadas, mas veja que para o mecânico profissional é muito melhor que quanto menos mecânico bons melhor. Imagine só você de bom, querendo ou não as pessoas acabariam lhe procurando. O que eu discordo é que tem gente aqui com trezentos anos de fórum fazendo sempre o mesmo tipo de pergunta. Eu aqui as vezes atendo a colegas mecânicos, que me procuram, veja que outro dia fui procurado por um que estava com problemas no Gol 16V com funcionamento ruim, ele mandou fazer o cabeçote, bom resumindo, apliquei ar comprimido e saia pela admissão. Eu acho que o cara deve estar de sacanagem, isso cabia a ele fazer, até porque o próprio vacuometro já dava leitura que indicava problemas, Pow é a segunda vez que eu faço o teste para mostrar que um motor esta ruim, a próxima pode estar certo que vai minguar, tipo sou ruim mesmo. O pior é que a luz de óleo acendia coisa que deveria ter sido verificada, botou outro cabeçote e entregou o carro e não deu outra o motor bateu. Cada um que carregue sua cruz. A minha ajuda é limitada, pois de outra forma vou estar dando uma de bobo. Não sou ruim, mas cada um tem que ralar um pouco, é ler, pesquisar, estudar e se empenhar. O não pode é eu e você estudar e outros "perder" tempo se qualificando, para dar de mão beijada a quem só quer mole.
concordo também, mas para quém não sabe ler um pingo é só um pingo. rsrsr
quando damos informações técnicas, com certeza os leigos não saberão o que fazer com ela. canso de ver proprietários que tentaram o auto-reparo e só complicaram a situação e também colegas de profissão que não se aprimoraram, perdendo clientes por gastarem uma fortuna em peças e não resolverem o problema do cliente, muitos ainda amargam processos.
sei que quando postamos dicas aqui no forum não só os que perguntam, mas uma centena de curiosos tem acesso as informações através da pesquisa, porém se não tiverem conhecimento de todo o funcionamento dos motores e seus acessórios, acabarão piorando a situação dos seus carros. ou então perdendo tempo precioso caçando chifre na cabeça de cavalo. só quem é técnico e tém um mínimo de conhecimento será capaz de decifrar as informações de nível técnico.
abraços