Estou com um Celta incomodando bastante. Ja fiz quase de tudo e estou chegando a conclusão de que é a central de injeção com problemas, é uma Multec H. O carro anda um tempo e liga a luz da temperatura, liga o ventilador do radiador direto, acende a luz da injeção e veículo fica como se estive em 3 cilindros, as vezes fica acelerado e as vezes com a lenta oscilando. Ja foi revisado aterramentos, alimentações, sensor de temperatura de água novo, sensor de posição de borboleta novo, sinais do tbi ok, velas e cabos de velas novos. O mais estranho é que o carro anda vários dias sem problema e de vez em quando aparece o defeito novamente várias vezes no mesmo dia. Consegui passar o scaner 1 vez só com o defeito aparecendo, sensor de temperatura ok, temperatura ar ok, sensor de posição de borboleta ok e o mais estranho de tudo, carro estava na lenta mas a posição calculada da borboleta estava em 100%. Alguém ja pegou algo parecido?
Respostas:
A dica que posso te dar é, que leve o seu carro em um proficissional capacitado, e tenha paciência ,pra que ele descubra
o defeito pois o que deu a entender, é que seu problema é intermitente, mesmo com todos os equipamentos, não é tão rapido para solucionar. Se você ficar na base do acho que é isso, acho que é aquilo,você so vai gastar mais,do que deveria , e sem resolver nada.
Boa sorte!!!
Obrigado! Mas a questão é que o veículo é cliente meu, ja passou por outras 3 oficinas mecânicas e ninguêm resolveu nada. Chegou até nós(Auto elétrica) e ainda não conseguimos resolver o problema dele.
Duglas, tenho impressão que esta dando interferencias nesta central, ja peguei casos em que tive que fazer uma blindagem ao redor do chicote que vai da sonda até a ECU(em celta mais antigo sonda 1 fio), o carro ficava todo bobo, as vezes falhava, as vezes ruim de marcha lenta e as vezes ao pegar ficava ruim de M Lenta e se desce uma pisadinha no acelerador o carro alinhava, e as vezes não falhava e nem dava nada, tudo normal, pode ser seu caso.
douglas eu já peguei este problema, era velas com a ref.. BR8ES
e um aterremento q fica no motor de partida. troque as velas limpe o aterramento
o problema foi resolvido valeo...
Caro Amigo, pepinos como esse nos deixam doidos,. mas vamos lá tentar resolver.
Teste a sonda Lambda , veja fucionamento
retire o chicote da injeção e e verefique encaixe por encaixe limpe e se for preciso dei pressao nos terminais.
Ja peguei casos parecidos (nao no celta ) , Pode ser algum mal contado e só as vezes ele ocorre.
Espero que tenha lhe ajudado .
Boa sorte.
JA PEGUEI DOIS COM OMESMO SINTOMA MAS COM SOLUÇÕES DIFERENTES ,O PRIMEIRO PROBLEMA VELAS DE IGNIÇÃO AS VELAS ESTAVAM TROCADAS,TIPO A Q TAVA ERA BPR5EY,EA Q ERA PRA APLICA ERA BR6ES PARA CARROS A GASOLINA 70CV,E BR8ES FLEXIVEIS. O OUTRO PROBLEMA DE CENTRAL TIVE QUE LEVAR NA CONSECIONARIA PARA REPROGAMAR CENTRAL,TOMARA QUE TE AUXILIE VALEU!
ja tive caso semelhante que era aterramento do motor fraco o mesmo foi refeito e ficou 100%;espero te-ajudado favor postar solução
As velas são as ref.. BR8ES , mas não são as certas para esse carro? Os aterramentos estão ótimos(foram todos refeitos e foi reforçado) e a bobina vou agendar com o cliente para fazer um teste, vou botar outra no lugar. Estava pensando também não pode ser a válvula termostática com defeito? O cliente me comentou que quase não vê a ventoinha ligar.
O carro esta comigo hoje! Troquei a vela de ignição para testar, retirei as velas e testei uma por uma, todas com resistência ok, cabos de ignição testados, resistência ok. Não gosto muito dos cabos de ignição bosch e achei eles com a resistência meio baixa( o menor cabo esta 1,5k) eu sei que é pelo comprimento mas não era melhor ser mais alto? Estava pensando em olhar a válvula termostática para ver se não é um defeito nela que enlouqueça que nem na linha fire fiat, que a luz da temperatura liga de uma hora para a outra. Alguém tem algum teste prático para fazer com o carro ligado para testar fuga de corrente no sistema de ignição??? Obrigado a todos por enquanto e vou continuar brigando até resolver, ou o cliente desistir, rsrsrsrsrs
Pode ser a alimentação dos sensores, 5V.Alimantação e aterramento.Se não for isso, é o módulo.
Quem apostou na central por enquanto esta certo!!!!! Estou andando com uma desde ontem e o carro está 100% até agora. Parece estar resolvido.
acredito que os colegas já deram muitas dicas legais,já verificou a roda fonica só para garantir?
mas tomara que vc já tenha resolvido com a central mesmo.
como vc fez para reprogramar o imobilizador?
Olha , problemas como este são mais comuns do que se pensa , se vc testou todos os componentes , velas cabos , mais constatou que intermitentemente , apareceu 100% na borboleta , com o motor em marcha lenta , substitua o TPS e se persistir o defeito , faça a remoção do chicote elétrico , feito isto e persistir o sintoma , o problema pode de fato ser o módulo de controle eletrônico (central) . qualquer dúvida me passa um SMS , 34 9943 7171 , durante o dia que verei em meus esquemas de montadoras o que se pode ser feito , um abraço . espero ter contribuido .
olá, peguei um problema parecido em corsa sedam , velas geravam o problema(uma interferencia, um campo, não sei ao certo) resolvi substituindo as mesmas.
Chegou a corrigir o ponto de sincronismo da correia dentada? As vezes pode ter pulado dente da correia e o motor estar trabalhando com válvula ligeiramente aberta ou pode ter válvula torta no cabeçote.
amigao nao fique se matando aruma um mdulo para teste