Olá pessoal.
Estamos com uma dúvida aquí.
BMW 118i , sistema DME , motor N13 , injeção Direta.
Veículo chegou na Oficina no guincho, ao ligar o motor apresentou uma mensagem no display do painel " Falha no Motopropulsor " , motor falha cilindros com forte cheiro de gasolina.
Passamos scanner e apresentou um DTC referente á bomba de alta pressão !!!
11A002 ( Bomba de alta presssão, plausibilidade, pressão muito baixa )
O problema é que além do codigo de falha que está permanente, este 11A002, também é seguido de multiplas falhas de combustão (misfire ), dos cilindros 1,3,4
Alguém já pegou algum defeito parecido ?
Respostas:
Retire o tubo distribuidor com os injetores montados e ligue a chave para ver se os injetores estão abertos.
amigo com certeza deve de ter travado algum bico isso acontece muito na linha tsi da vw
Olá pessoal.
Testei as bobinas utilizando o Osciloscópio, tempo de queima estão todas Ok.
Nos motores BMW, caso ocorra o engripamento dos bicos injetores na hora da remoção do alojamento, vou precisar de algum dispositivo, ferramenta para sacar eles ?
Obrigado.
Olá amigo João, este dtc 11A002 refere-se ao sistema de Alta Pressão demasiada baixa - precisa chegar o sistema de baixa e o de alta. Logo após vai checar o próprio sensor que mede a pressão de alta, os injetores podem sim ter que usar ferramentas, mais na maioria das vezes nos retiramos com cuidado. Pelo que vc apontou o motor deve ser 1.6
>Olá amigo João, este dtc 11A002 refere-se ao sistema de Alta Pressão demasiada baixa - precisa chegar o sistema de baixa e o de alta. Logo após vai checar o próprio sensor que mede a pressão de alta, os injetores podem sim ter que usar ferramentas, mais na maioria das vezes nos retiramos com cuidado. Pelo que vc apontou o motor deve ser 1.6
Ok, sim, a pressão de baixa está com 6,8 Bar.
A pressão de alta em marcha lenta oscila bastante 15 a 25 Bar.
A pressão de alta está um pouco baixa mas não é por causa de bicos irregulares ?
Obeservando no scanner na função "misfire" fica claro que existe falha de combustão no 3º cilindro.
O defeito do veículo surgiu do nada, veiculo trafegando normal, de repente começou a falhar e perdeu força, se estivesse com defeito da Bomba de alta o veículo não estaria falhando cilindros, acredito que seja os bicos mesmo, amanhã vou remover do local.
Obrigado pela observação.
De 15 a 25 bar é pouca, realmente precisara olhar os injetores e mais outros detalhes. Como está as velas e suas aparências ?
>De 15 a 25 bar é pouca, realmente precisara olhar os injetores e mais outros detalhes. Como está as velas e suas aparências ?
Sim, as velas estão boas, veiculo com apenas 60.000 Kms.
Olá pessoal.
Depois de uma grande Mão de Obra para retirar os Bicos injetores, limpá-los e equalizar na máquina de testes, o veículo melhorou muito nas acelerações rápidas e no funcionamento, porém o DTC código de falha 11A002 ( Bomba de alta presssão, plausibilidade, pressão muito baixa ) ainda permanece na memoria da UCE, defeito permanente.
No scanner, com o motor em marcha lenta a pressão da Bomba de alta fica oscilando entre 12 e 28 Bar , onde o correto no scanner deveria ser 30 bar !!!
Agora só falta resolver este problema, alguém já pegou algum problema na Bomba de Alta destes veículos, ou algum conselho antes de mexer ?
A Bomba de baixa tem muita influência com a de alta ?
Conto com a experiência dos colegas do forum, pois ainda é uma tecnologia nova para muitos mecãnicos.
Obrigado.
>a de baixa está com quantos bar ?
Olá, verificado novamente, pressão está com 6 Bar.
Agora só restou a Bomba de Alta !!!
>pelo jeito aí pode ser duas coisas, ou a bomba ou o sensor de pressão de alta
Desligamos o tubo de alta e coloquei um manometro direto na Bomba.
Durante o acionamento da partida a pressão não passa de 18 Bar !!!
>pelo jeito aí pode ser duas coisas, ou a bomba ou o sensor de pressão de alta
Desligamos o tubo de alta e coloquei um manometro direto na Bomba.
Durante o acionamento da partida a pressão não passa de 18 Bar !!!
e também não segura a estanqueidade !!!
>Iai o que resolveu ?
KKKKK
somente custa R$-8.000,00
>pelo jeito aí pode ser duas coisas, ou a bomba ou o sensor de pressão de alta
Desligamos o tubo de alta e coloquei um manometro direto na Bomba.
Durante o acionamento da partida a pressão não passa de 18 Bar
João, pelo que entendi vc colocou o manômetro na bomba de alta. Seu manômetro é pra gdi ?
Tenho escutado muitos fazendo este procedimento PERIGOSO por alguns não conhecerem o sistema de alta pressão !
Meu amigo, faça o teste de desligar o SENSOR DE PRESSAO DA LINHA DE ALTA, se for um sensor vital para o funcionamento do motor, o mesmo irá apagar, agora se for um sensor não vital para o funcionamento, o sistema vai operar tipo em estado de emergência,subindo o valor da pressão da linha de alta, dê retorno e bom serviço.
Meu amigo, faça o teste de desligar o SENSOR DE PRESSAO DA LINHA DE ALTA, se for um sensor vital para o funcionamento do motor, o mesmo irá apagar, agora se for um sensor não vital para o funcionamento, o sistema vai operar tipo em estado de emergência,subindo o valor da pressão da linha de alta, dê retorno e bom serviço.
Ok,
Também efetuei o teste do sensor de pressão do rail utilizando ar comprimido, coloquei 9 Bar de pressão e no scanner correspondeu corretamente, inicialmente o sensor não está em curto.
Já havia postado anteriormente que coloquei um manometro direto na saida da bomba de alta, e durante o acionamento da partida o mesmo não atinge uma pressão inicial de 30 Bar, e também não tem nenhuma estanqueidade.
A " emergência do veículo " é a falta de pressão de combustível !!!!
Olá pessoal.
A bomba nova de combustível chegou !!!
Problema solucionado.
Obrigado á todos.
>era a bomba mesmo amigo? quanto está a pressão de alta na marcha lenta? próximo aos 40 bar?
Ok, agora se estabiliza com 70 bar.