Alguém já passou por esse problema, o carro é um Fiat Uno Fire ano 2001 Gasolina, injeção marelli 59F, é o seguinte Funcionamento do carro é bastante irregular, hora está redondo, hora não corrije aceleração e na lenta quase afoga, fazendo um check-up com o scaner todas as leituras estão ok, exceto do sensor MAP, que fica entre 512 e 530mmhg, as velas e a sonda lambda empretejam, já troquei o sensor map, a sonda, medi continuidade dos fios do conector do MAP até a central, está tudo ok, checamos entrada de ar falso e nada; todos esses testes foram feitos e a leitura do MAP é a mesma em lenta, do resto o funcionamento do carro é perfeito. Alguém poderia dar uma Luz, aguardo uma auxilio dos senhores.
Abraço.:)
Respostas:
MARCELO DAMAS escreveu:
eu aposto no.
PONTO DA CORREIA FORA
Fala Amigão Blz, então o sincronismo da correia(com a ferramenta) tbém já conferi e está certinho; por incrivel que pareça, estou desconfiado da central de injeção.E aí será?!!: :
empreteja???? essa foi linda.....
olha pode ser o magnetizador do fluido da celula CLMH2O ou então o martelete da reveliche....
OW BLZ
OLHA O UNO FIRE SE NAO ME ENGANO ,AINDA E TUCHO MECANICO, VALE APENA VC TIRAR A TAMPA DE VALVULA E CONFIRIR A REGULAGEM DAS MESMA
JA PEGUEI UM ASSIM AGUANDO RESPOSTA ATE;) ;)
cara funcione,o motor
e va no chicoti do sensor de rotalçao
e de umas mexidas bruscas!! em tteu conector!!
e ve se altera o funcionamento do motor!!
edergts escreveu:
OW BLZ
OLHA O UNO FIRE SE NAO ME ENGANO ,AINDA E TUCHO MECANICO, VALE APENA VC TIRAR A TAMPA DE VALVULA E CONFIRIR A REGULAGEM DAS MESMA
JA PEGUEI UM ASSIM AGUANDO RESPOSTA ATE;) ;)
Blz Vamos testar, e posto resultados.
MARCELO DAMAS escreveu:
cara funcione,o motor
e va no chicoti do sensor de rotalçao
e de umas mexidas bruscas!! em tteu conector!!
e ve se altera o funcionamento do motor
vamos ao teste, jajá retorno. Vlw.
pegamos um defeito parecido,verificamos sincronismo correia o mesmo estava fora uns 4 dentes.soluçao troca da engrenagem do virabrequim pois a mesma estava com a zaveta quebrada,apos funcionamento o ponto saia fora auterando a leitura do sensor map ok.
Verifique o sincronismo da correia dentada, pois se o mesmo tiver fora de sincronismo causa irregularidade no map.Verifique também estanqueidade das eletroválvulas e pressão da bomba de combustivel.Espero ter ajudado.Abraço.
Quando ele estiver funcionando,e deixar de ficar redondo,no funcionamento,de uma olhada na saída do escape se as vezes ele da umas cuspidas,se fizer isso é bem provável que esteja com válvulas começando a queimar.
Olha eu peguei um caso parecido com esse. so resolvi quando fiz o cabecote!
paulo roberto ermida escreveu:
boa noite vc ja viu ponto da correia?:
E aí Paulo Blz, o sincronismo da correia tá certinho cara, agora estou dando uma olhada no sensor de rotação pra ver se dá algum defeito.
Vlw pela dica Abs.
giva escreveu:
vc ja verificou a sonda por que se a mistura ta rica empreteando as velas,a sonda deveria ta indicando mistura rica,teste novamente a sonda com atenção
Fala Giva blz! Cara a sonda está lendo perfeito, até já troquei a mesma e nada, só o MAP que marca 512 a 530 em marcha lenta, se der aceleração ele corrije e na hora que fica em lenta o valor fica na casa dos 330 + ou - e depois vai subindo até ficar no valor que eu falei acima. já chequei os aterramentos, fiz novos aterramentos tbém e nada, tô encucado com esse defeito, porque em tudo que mexe o valor do MAP é o mesmo.
Até.
Sistema IAW 59 FB, dá uma verificada no terminal negativo fixado abaixo de farol direito e verifica tb os pinos da central, podem estar amassados, se não obtiver resultados positivos, troque as 2 bobinas só para teste pois eu já peguei muitos defeitos malucos de difícil solução e por fim era o sistema de ignição, revise neste caso tb as velas e cabos, pode ser interferência magnética.
Valeu Carlos, Valter, Valdir e Donizetti pelas dicas estou dando outra conferida geral pra ver se tem algum detalhe escondido.
Abraxx.
Walter Schultt escreveu:
Sistema IAW 59 FB, dá uma verificada no terminal negativo fixado abaixo de farol direito e verifica tb os pinos da central, podem estar amassados, se não obtiver resultados positivos, troque as 2 bobinas só para teste pois eu já peguei muitos defeitos malucos de difícil solução e por fim era o sistema de ignição, revise neste caso tb as velas e cabos, pode ser interferência magnética.
Opa! Valeu pela dica Sr. Walter, vou examinar esses itens agora e posto resultados mais tarde.
Até.:)
dah uma olhada no coletor de admisão muitas vezes eles deixam a capa sem apertar,e ai o coletor começa a trincar e ai nao aparece entrada de ar;jah peguei um caso desse e somente solucionei o problema com a troca do coletor de admissão.boa sorte
Olha so o seu problema e muito simples tire o cabeçote e troque os quias de valvulas pois eles da este proplema mesmo com pouca folga.A folga correta entre a valvula e os guias e de 0,02 a 0,06 mm Sou retificador da Retiauto Retifica de motores e posso te afirma que este e o proplema qualquer duvida posta ae.
Retiauto, vc está usando o pseudônimo de Gatinha ? Estranho....
Eu começaria por uma simples regulagem de valvulas e depois com alcilio de vacuometro analizaria se realmente á nessecidades de remover o cabeçote . boa sorte!
Silva já tive vario poblemas com uno fire, ver se a sonda estar recebendo a tenssão da bateria se estiver OK. Pode ser bielas empenadas KO.
Aliuzio Araújo escreveu:
Silva já tive vario poblemas com uno fire, ver se a sonda estar recebendo a tenssão da bateria se estiver OK. Pode ser bielas empenadas KO.
Fala Pessoal blz pura!!! Obrigados a todos pelas dicas e estamos na procura desse defeito que tá me deixando careca, bom tiramos a tampa de valvulas pra conferir e as valvulas estavam presas, foi regulado tudo certinho e mesma coisa,.! Daí medindo a continuidade dos fios por acaso medi a tensão da bateria, surpresa marcando 16,7 volts, OBS. o carro acabou de sair da elétrica arrumando alternador e trocando a bateria, Bom estou indo buscar o carro na elétrica agora mas pelo que o eletricista falou agora está tudo normal, mas o defeito continua, vou medir compressão de cilindro agora pra cer se tem alguma diferença, mas alguém lá atrás falou o q o carro falha, não falha, dá sintoma de encharcando, e o unico valor alterado q aparece no aparelho de injeção é o valor do sensor MAP, vou dar mais uma olhada por aqui e posto algum resultado. Obrigado pela atenção.
Até.B)
É isso ai, primeiro trabalha no carro e só depois de ter feito tudo que tinha que ter feito é que se pede ajuda.
Mecânico 01 escreveu:
É isso ai, primeiro trabalha no carro e só depois de ter feito tudo que tinha que ter feito é que se pede ajuda.
Opa, beleza amigo, Só pergunto porque não sou o dono da verdade nem tão pouco sei de tudo, mas não tenho vergonha de perguntar e mais ainda de agradecer pela ajuda recebida. Até porque nesse mundo ninguém é unico e nem capaz de viver só.
Abraço.:
Não se trata de ser o dono da verdade, mas algumas coisas são necessárias serem ditas, sou mecânico e dono de meu próprio negócio, sempre que sou procurado por um cliente com problemas no carro, antes de sair desmontando ou condenando qualquer coisa, eu faço testes para diagnosticar onde possa estar a possível causa de um problema. Pessoa que sai desmontando e trocando peças sem necessidades fica complicado não só para mim, mas para qualquer profissional com um mínimo de capacitação. Teste nunca são desnecessários apesar de muitos só servirem para tão somente ver que o componente esta bom, e é assim mesmo, é testar e testar sempre, se a mecânica fosse do tipo dizer o carro tem isso e automaticamente sem fazer nada dizer ser isso, seria muito fácil, qualquer um seria mecânico. Qualquer um pode ser mecânico, mas para ser tem que se capacitar, se a pessoa não quiser se capacitar não vai ser eu a ficar consertando o carro para ela. Onde eu moro já fui muito procurado por outros "colegas" com carros de seus cliente com problemas, chegavam aqui dizendo que era um abacaxi e que já tinham feito de tudo. Daí em perguntava dos testes, coisas básicas, não tinha feito era nada, então eu fazia e mostrava a causa do problema, fazia o teste, ensinava como fazer, e não era que esses "colegas" retornavam com outros carros e os abacaxis e sem fazer os referidos testes. Hoje, tô foda, Tô ruim, estão orfãos, não ajudo, estão ai fazendo uma merda atrás de outra, quem fica com o prejuízo é o dono do carro. Para não dizer que não os ajudo de todo, digo que se quiserem deixar o carro assim que eu tiver tempo eu mexo, cobro pelo serviço, e faço sozinho, o que fiz e deixei de fazer para consertar é meu segredo (conhecimento), tentar passar isso não mesmo. Quanto a ser egoísta, tô tranquilo, sendo bonzinho ou não, minha passagem terrena vai encerrar da mesma forma. Claro que troco muitas informações com colegas, até porque eu não sei tudo, mas o faço em duas vias, hoje eu peço e amanhã devo colaborar. Aqui não, os que pedem pedem e vão continuar pedindo a vida toda. Muitos aqui sabem, que enquanto estavam ajudando eram chamados de amigos e idolatrados, quando pararam de ajudar nunca vi um post aqui querendo saber se a pessoa estava bem e se precisava de algo. Tô fora, aos amigos tudo, as não amigos que se capacitem e tenham mais consideração pelos outros que ralaram muito para serem profissionais de verdade.
Edvaldo Araujo escreveu:
ola amigo como ja te falei antes, torno te fala que o defeito e os quias de valvulas falo isto por esperiencia de retificador e se for 1.0 e pior ainda estes carros da fiat do motor fire eles estão apresentando este defeito e poucos mecanicos sabem que o defeito sao OS QUIAS DE VALVULAS COM FOGA a foga deles e de ex: std 0,02 a 0,06 olha amigo trabalho em retifica e pego varios cabeçotes com este proplema, ok abraços
Fala Edvaldo blz, o carro é 1.0 mesmo, mas ainda só falta fazer um teste antes de desmontar o cabeçote que é subistituir a UCE, que ainda não fiz por não ter outro modelo pra testar, mas só está restando tirar o cabeçote mesmo, agradeço pela atenção e vou tentar ainda a central daí se tirar o cabeçote posto como está a situação do mesmo.
Valeu.
por acaso vc feiz limpesa nos bicos. e exminou o ponto da correia?
ja peguei ums 4 ou 5 motores fire com defeitos parecidos e era valvula presa da uma conferidinha la regulagem é 35 adm 45 escap t+ espero ter ajudado
ish.. um teste de vasao de cilindros ia bem nesse caso, nem haveria necessidade de desmontar cabeçote. Só o faria se o teste reprovasse o mesmo
ja tive esse problema na minha oficina, sincronismo da correia dentada.abraços
oi,pessoal tive um tempo fora ,mas agora em que eu puder ajudar no crescimento deste forum o farei.
neste to´pico me chamou atençao pois tive problemas semelhantes em varios fire,
ao reparador qual foi a soluçao final ?
meu amigo quantos mil ele esta ja regulou valvulas. map estourado e valvula pressa ou queimada veiculo nao tem marcha lenta e pode estourar sonda lambda fazendo dar exesso sujando velas confere tambem pressao de bomba ja pequei regulador travado com 6 bar de pressao
eai amigo tente verificar o cabeçote esta linha apresenta muito problema de cabeçote e não da para pegar no medidor de compreção a verifique tambem o aecntamento do anel das velas peguei um uma vez que a vela não acentava direito e acontecia isso boa sorte
Marcelo Barbosa, um pouco atrazado, mais vai algumas dicas, primeiro ver o sincronismo. ver sensor de rotação, verifica folga de valvulas, testa a tx. de compressao,ver velas, bobina, substitui o corpo de borboleta.Apos tods estes testes nos da um retorno.
04 mêses se passaram e nem um suspiro sequer se obteve algum resultado.Tá parecendo ex-mulher que só vem nos procurar quando precisa de dinheiro!!!!!!!!! :