Boa Tarde Pessoal,
Nas últimas semanas vi a notícia de quem na cidade de São Paulo começarão a rodar os ônibus movidos a álcool, fabricados pela Scania. Como sou aqui do PR, não tive a oportunidade de trabalhar com caminhões a álcool, mas sei que na década de 70, na era do próalcool, haviam os caminhões Dodge, GM e VW em versão canavieira (movidos a álcool), mas eram os mesmo motores dos carros de passeio só que maiores, e também haviam caminhões rodando com diesel e álcool ao mesmo tempo.
Dos amigos reparadores da linha diesel que já tiveram a oportunidade de trabalhar com estes motores a diesel-álcool, gostaria de saber que alterações eram feitas e se existe a viabilidade converter um motor estacionário original diesel para álcool.
Um abraço e bom trabalho a todos.
Respostas:
Amigo, as informações que tenho são de catálogos, nunca ví nenhum pessoalmente. No caso específico, sei dos tratores Valmet (118, 128, etc) com motores MWM preparados para rodar a alcool. Pelo que sei, utilizava-se 1 carburador no coletor de admissão, no lugar dos bicos injetores eram acopladas velas, e a distribuição ia no lugar da bba injetora. Agora usar os 2 combustiveis ao mesmo tempo é tecnicamente impossivel, pois ciclos otto e diesel sao bem diferentes...
casa do diesel diz:
Caro colega fui em uma feira na FIERGS aqui no sul sobre o bio diesel e:
Biodiesel é óleo vegetal diluido em um produto semelhante ao alcool para ficar mais fino;
Porem essa mistura afeta os bicos, bomba injetora e mangueiras de alimentação de combustivel, aqui estou usando mangueiras de silicone amarela;
vc pode usar alcool no lugar do diesel, vai funcionar, mas tem alguns problemas;
Bomba injetora e bicos vão trancar pois não lubrifica;
A octanegem do alcool é mais alta, vai haver pré ignição, como quando vc coloca gasolina no carro a alcool.
Todo motor é feito para uma taxa de combustivel, caso mude não poderá ser tão radical assim, diesel para alcool.
Obrigado pelas respostas.
Porém, gostaria de saber se é possível que o motor diesel utilize também álcool, algo parecido com os ônibus que rodam em Curitiba ou em São Paulo com GNV e Diesel.
E quanto a conversão definitiva de diesel para álcool? É possível conseguir um bom resultado (economia, durabilidade dos componentes)?
Obrigado.
casa do diesel diz:
Caro colega com gnv sim funciona, mas tem que adaptar um borboleta na admissão para controle do ar, mas alcool e gasolina o sistema de combustivel não aguentaria, devido a corrosão e baixa lubrificação.
AMIGOS PERGUNTEI PARA O MEU PAI E ELE DISSE Q HAVIA SIM O MOTOR COM OS DOIS COMBUSTIVEIS, TINHA DUAS BOMBAS E OS BICOS ERAM DOIS POR CILINDRO
Então, de qualquer forma é necessário utilizar um sistema paralelo de injeção de combustível, independente se é para usar álcool ou GNV. Obrigado aos que responderam.
Um abraço.
casa do diesel diz:
Caro colega existiu sim esse motor, como se fosse uma cobra de duas cabeças e não podemos esquecer do motor a gasogenio
AMIGOS ,QUANDO EU ERA MULEQUE LA EM MINAS A GENTE PEGAVA UM MOTOR OM 352 TROCAVA A BOIA DO TANQUE, OS ELEMENTOS DA BOMBA, INSTALA A BOMBA INJETORA PARA 22 GRAUS.SO QUE BEBE MAS DO QUE EU ..........
NO GNV O BOMBISTA TEM QUE REGULAR A PARA TRABALHAR SO NO MARCHA LENTA, QUANDO ACELERA ENTRA O GNV.