Olá amigos boa noite ,é a primeira vez que entro no fórum,sou bombista e estou com uma duvida ,queria ver se alguém ja passou por isso.
trata-se de um caminhão 2932e da ford,motor isc 8.3 com injeção mista da bosch e motorola.
o caminhão chegou a oficina com a reclamação de falta de potência,ao andar com o veículo,apresentava muito pouca força com menos de 2000 rpms',de 2000 rpms pra frente tinha força de sobra,coloquei o scanner raster 3,o mesmo não apresentava nenhuma falha,porém na lista de leituras não aparecia a pressão do rail nem o pwm da valvula mprop,para saber a pressão coloquei o relógio na linha do rail,e o mesmo apresenta 1200 bar na lenta,ao acelerar o caminhão parado,a pressão cai para 700 bar e se mantem em 1000 bar em aceleração max. pressão de baixa tudo ok .
Com o multímetro testei o sensor do rail e a informação de resposta bate com a pressão existente,testei tbm o sensor do coletor
comparando a pressão do coletor no scanner com a do relógio,a pressão não bate com o que marca no scanner,Ex 1kgf no relógio e no scanner 0,500 kgf,testei o sensor com o multimetro e o mesmo também, bate a voltagem de resposta de acordo com a pressão existente.
agora fica a minha dúvida,por que tanta pressão na lenta?e por que a UCE não identifica falha com toda essa pressão na lenta?e por que a falta de potência somente em baixa rotação?
Para tirar a dúvida se esse sistema operava dessa maneira ,fui atras de outro caminhão que esta funcionando perfeitamente para tirar os dados,não achei o mesmo caminhão porém o mesmo sistema,que é do costelation 19 320 ,coloquei o relógio e para a minha surpresa bateu todos os dados de sensores pressões iguais do cargo!
por um acaso alguém ja colocou um manômetro em um veículo desses?pois tudo leva a crer que ele trabalha com 1200 bar na lenta mesmo!(detalhe conferi o manômetro esta ok,sensores e atuadores todos ok)
Respostas:
Peço a os amigos por gentileza se aparecer um caminhão deste em sua oficina ,para colocar o relógio no rail para ver a pressão na lenta,ou simplesmente medir a tensão do fio do meio do sensor do rail para ver se é superior a 3.30 volts.desde já agradeço.
Amigo a pressão d rail destes caminhão e em torno de 600 bar na lenta , se estiver muito alta verifica a valvula Mprom.
Caro amigo sasuke ja substituí essa válvula para testes e a pressão continua a mesma, como mencionei testei em outro caminhão que estava normal e original e a pressão na lenta também era de 1200 bar ,será possível uma coincidência dessas rsrsrs : e o detalhe é que o costelation que tirei os dados está 100% anda bem e tudo mais e é original nunca foi mexido,e está com pouca quilometragem,vou ver se consigo outro caminhão para tirar os dados e posto aqui os resultados.
Amigo a pressão do rail e 1200 mesmo na lenta e máxima na alta 1800
Qual que coisa estou WhatsApp +55888114-294
Obrigado amigo eltro ,mais um reforço de que esses caminhões trabalham nessa pressão mesmo,é engraçado é o primeiro sistema que vejo operar desse jeito.o problema do cargo deve ser os bicos mesmo.
em releção a o what sap acredite ainda não possuo kkkkkk : vou comprar um celular novo o meu é a moda antiga ainda!kkkk abraço.
Amigo, já peguei este defeito, na lenta 1200bar e ao aplicar 10% de pedal caia para 740bar, aplicando carga no motor a pressão variava entre 600 a 1280bar que é uma faixa normal para varias (rotações x carga). No meu caso o motor era um prototipo da Cummins, tive que trocar os bicos para um de produção normal e recalibrar o ECM com o Insite (ferramenta Cummins). Problema resolvido, cortou a fumaça branca e a pressão de lenta era proximo de 650bar.
Obrigado pelo comentário LCF ,realmente intrigante se trata de um 'problema "de fábrica então?e mesmo com 650 bar na lenta ainda está fora dos parâmetros normais que é de 250 a 350 bar.