Neste tópico vou falar sobre a compressão relativa devido a facilidade de
realizar. Por ser um teste muito rápido e conclusivo no diagnóstico eu recomendo como o primeiro teste a ser feito em um motor que apresenta falha.
Nesta imagem acima temos um motor em que os cilindro 2 e 3 não tem compressão,
conclusão: como são um cilindro próximo do outro com certeza temos uma junta
queimado entre os cilindros.
Um teste desse demora apenas 10 minuto e não é necessário remover um parafuso sequer.
Os círculos em vermelhos na imagem, representam os cilindros do motor.
Neste teste estamos medindo pico da queda de tensão da bateria, causada pelo consumo
de corrente do motor de partida, no momento da compressão da mistura em cada cilindro individual. E quando não tem compressão, não tem a queda de tensão para aquele cilindro.
Respostas:
Esta imagem é a mesma que postei anteriormente, apenas adicionei o sinal de
tensão da bateria. Também adicionei valores de tensões referente as varias etapas
desde o ligar a chave até a partida.
O primeiro valor de 12,6 volts é referente a tensão da bateria antes do acionamento
da chave de ignição. O valor de 11,8 volts é após o acionamento da chave de ignição.
o valor de 9,4 volts é referente ao inicio do acionamento do motor de partida.
O valor de 10,2 volts é referente ao momento em que o motor de partida já está
girando o motor do veiculo. Todos os valores de tensão citados até aqui são referente
a onda de tensão da bateria.
Aqui estou reeditando a imagem anterior para comentar a forma de onda
do canal 3. Esta forma de onda do canal é capturada com uma sonda indutiva.
E esta aqui especificamente, foi capturada com a sonda indutiva do multímetro
da minipa, adaptado ao osciloscópio. A vantagem de usar esta pinça, é
a facilidade de capturar um sinal de ignição, esse sinal é usado para a
função de trigger e sincronismo, mas também pode ser usado para diagnóstico
da própria ignição do cilindro como vou mostrar aqui. Na imagem acima a
sonda está no conectada ao cabo de vela do cilindro 1, mas como podem ver,
temos um pico de 10,3 volts no cilindro 1 e 3,5 volts no cilindro 4. O que
acontece aí é o seguinte; como esta bobina é de faísca dupla, ou seja, quando
quando está ocorrendo centelha no cilindro 1, também está ocorrendo no 4,mas
no cilindro 4 não tem compressão é por isto o valor da tensão é menor. Mas
também quero ressaltar que nesta imagem o sinal que está no cilindro 4,
na real mesmo é do cilindro 1, só que no que quando o cilindro 1 está em
compressão o valor da tensão é 10 volts, mas ao motor virar mais 360 graus
o pistão estará no pms mas agora não tem compressão e por isso a tensão
da centelha é de 3,5 volts. Conclusão; o valor da tensão da sonda é
proporcional a compressão do cilindro e a abertura dos eletrodos das vela.
OBSERVAÇÃO:
Este teste de compressão relativa tanto pode ser executado em motores
GASOLINA ou DIESEL.
Canal 1, forma de onda de compressão relativa através da
queda de tensão da bateria em AC.
Canal 2, forma de onda do sinal do sensor de rotação.
Canal 3, forma de onda do secundário de ignição através
do cabo de vela do cilindro 1 com pinça indutiva.
Descrição das letras adicionadas a imagem.
(A) Está queda de tensão na forma de onda indica que o
o cilindro tem compressão.
(B) Esta queda de tensão na forma de onda indica que
este cilindro não tem compressão.
(C) Esta queda de tensão no sinal de rotação, também
é uma indicativo de que o cilindro tem compressão,
essa que de tensão ocorre devida a queda de rotação
no momento de compressão, se não tem queda de
tensão, não tem compressão.
(D) Sinal de ignição do cilindro 1.
(E) Cilindro 4
(F) Este é a posição do cilindro 3, e não vemos a queda de
tensão no sinal de rotação, justamento por não ter
compressão neste cilindro.
Também podemos ver na imagem que este motor tem
o PMS do cilindro em sincronismo com o dente 17.
Configuração para este teste:
ch1: X1, AC, +- 500mv
ch2: X1, AC, +- 5V
ch3: X1, AC, +- 5V
Base de tempo, +- 100ms
Obs. Esta configuração é especifica para este modelo
de osciloscópio.
show, já estava com saldades das suas imagens.
bem vindo mestre de novo.
Parabéns Jovino desde 2009 passando treinamento para os reparadores
2-reparador-para-reparador/formas-de-ondas-de-diagnostico-com-osciloscopio-t87383-1560.html
Teste de compressão relativa na partida
Após correção
depois de trocar bomba de baixa, de alta, bicos e nao resolver um amigo veio ate mim pra fazer um teste de compressão, mas eu nao ia desmonta nada pra isso.
resolvi fazer um teste de compressão relativa, e foi ai que ele percebeu que não adiantou nada todo aquele trabalho.
dois minutos e ai estava o resultado, 3 cilindro com baixa compressão.
OBS: teste realizado sem desmontar uma arruela.
ainda bem que conheci o osciloscopio e estou aprendendo com vcs.
obrigado amigos por me apresentar essa maravilha.
Olá pessoal, vejo todos postando sobre compressão relativa e com base no dia dia da oficina estou me questionando a precisão deste teste ... Na oficina eu vejo que o teste de medir compressão se tornou meio impreciso e atualmente usamos mais o medidor de Vazão dos Cilindros do que de fato Compressão com manômetro. Acredito q o movimento das válvulas de adm/esc muitas vezes com desgaste não faz o ponteiro cair a ponto de relatar defeitos de perca de pressão. Então imagino o mesmo c relação a compressão relativa.
Particularmente eu acho ainda mais eficaz usar um Vacuômetro ou algo semelhante o que é o caso dos transdutores. O que vocês acham ?
Paulo, boa tarde!
Já fizeste a comparação com o manômetro pra saber a partir de quanto de diferença de pressão entre os cilindros este método se torna eficaz?
Abraço!
>Paulo, boa tarde!
Já fizeste a comparação com o manômetro pra saber a partir de quanto de diferença de pressão entre os cilindros este método se torna eficaz?
Abraço!
Boa pergunta, vamos pesquisar mais sobre diferenciais de potenciais !
todos os testes são validos amigos, quanto mais fizermos mais preciso é o nosso diagnóstico.
um bom final de semana a todos.
Usando o sinal do ckp e compressão relativa na bateria durante partida.
onde não tem compressão amplitude maior do sinal do ckp e menor da compressão relativa
Compressão na marcha lenta do 1 cilindro
Osair, este sinal do primeiro cilindro e com motor funcionando a ferramenta esta no cilindro correspondente ?
Será que a avaliação c transdutor no vacuo seria mais eficiente ..
Leonardo este teste é bem preciso, lembrando que a compressão na marcha lenta é diferente de apenas na partida.
C R DE UMA FORD TRANSIT 2.2 ANO 2013 EM BOM ESTADO.