Pessoal, tenho minha oficina a 5 anos, muitos clientes, um faturamento razoável, bons equipamentos e ferramentas e etc...
O problema é que quando somos donos da oficina, praticamente viramos escravos da mesma, sem férias, sem direito a nada, enquanto os mecânicos, esse podem ter férias, trabalham 11 mesês e recebem 13. Os impostos e mais impostos, prefeitura enchendo o saco por causa de uma placa com o nome da oficina, é lei disso e daquilo, não pode isso e aquilo, clientes que compram carros e não tem como manter os mesmos, uma choradeira danada.
A falta de mão de obra especializada também é um grande problema, funcionários que assim que começam a aprender alguma coisinha, logo já ficam com suas asas grandes, querendo mais e mais do dono da oficina, que na cabeça deles, deve ser um milionário ou coisa assim.
Hoje um funcionário custa duas vezes mais que o salário dele para o empregador, e o funcionário recebe uns 20% menos por causa dos impostos que esse país desgraçado nos cobra para que os filho de uma puta dos deputados aumentem seus salários do jeito que acharem melhor.
Pois bem, cheguei de "férias" agora, digo "férias", porque fechei a porta na tora, isso tudo para tirar 7 dias de folga para ver se respirava um pouco, mas a cada dia de porta fechada e com um custo fixo de 800,00 dia, quase se vão 6000,00 Reais só de custo fixo. Rss É osso!!
Por isso, vou fazer de tudo para ver se passo minha oficina para frente, quero me dedicar a vendas de peças e equipamentos e se possível, quero dar treinamentos na área de reparação e consultoria a futuros malucos pretendentes a dono de oficina.
Fica ai meu desabafo.
Respostas:
Manter uma oficina em dia ,com todos impostos,despesas com funcionarios,material ,ferramental,aluguel,etc,etc,etc de fato dá vontade de fechar,e vender côco na esquina.
:
ADG, eu fico bastante triste quando vejo alguém que conseguiu montar sua oficina com dificuldades e por força de uma má administração de custos resolve desfazer-se dela.
Se você estiver realmente interessado em vender sua oficina, passe para meu E_Mail a configuração dela (equipamentos, aparelhos, ferramentas, estoques, localização, se é ponto próprio, se alugado qual o valor do aluguel, quantos funcionários, quantos produtivos, quem gerencia, e etc) que eu posso ter pessoa interessada.
Não esqueça de informar qual o potencial do mercado em que você atua e quantos veículos atende por mês.
Deixo bem claro que, passe essas informações se você estiver mesmo resolvido a sair da área de oficina.
Faço votos que você tenha desistido de "fechar" sua oficina.
Abraços,
JotaPerkol
E_Mail: [email protected]
casa do diesel diz:
Caro colega os problemas que vc enfrenta é comum nessa area, até autorizada passa por isso, quantos que trabalharam em autorizada e montou uma oficina!
Mas te dou uma dica, que dá lucro não é a mão de obra e sim o conhecimento que vc tem e as peças baratas que vc pode comprar e revender aos clientes.
A estrutura de sua empresa vc pode montar da seguinnte forma e ganhará dinheiro:
Uma auto peças que fornecerá para sua oficina e para balcão;
Oficina especializada aonde vc poderá atender a clientes seletos
Não colocar peças que não sejam de sua auto peças;
O lucro está em atender poucos vender as peças e fazer seu nome com seu conhecimento.
Tentar sempre desistir jamais........
JOTAPERKOL escreveu:
:
ADG, eu fico bastante triste quando vejo alguém que conseguiu montar sua oficina com dificuldades e por força de uma má administração de custos resolve desfazer-se dela.
Se você estiver realmente interessado em vender sua oficina, passe para meu E_Mail a configuração dela (equipamentos, aparelhos, ferramentas, estoques, localização, se é ponto próprio, se alugado qual o valor do aluguel, quantos funcionários, quantos produtivos, quem gerencia, e etc) que eu posso ter pessoa interessada.
Não esqueça de informar qual o potencial do mercado em que você atua e quantos veículos atende por mês.
Deixo bem claro que, passe essas informações se você estiver mesmo resolvido a sair da área de oficina.
Faço votos que você tenha desistido de "fechar" sua oficina.
Abraços,
JotaPerkol
E_Mail: [email protected]
Não é por causa de má administração não, eu estou é de saco cheio mesmo, não consigo trabalhar enrolando as pessoas, vendendo gato por lebre, por isso, é muito difícil ver lucro maiores. Usos peças originais, mão de obra cara, afinal, profissional bom tem que receber bem, ai, no final, muitos clientes não querem pagar por isso, acabam levando carros em boquetas e se ferrando por lá.
CASAdoDIESEL escreveu:
casa do diesel diz:
Caro colega os problemas que vc enfrenta é comum nessa area, até autorizada passa por isso, quantos que trabalharam em autorizada e montou uma oficina!
Mas te dou uma dica, que dá lucro não é a mão de obra e sim o conhecimento que vc tem e as peças baratas que vc pode comprar e revender aos clientes.
A estrutura de sua empresa vc pode montar da seguinnte forma e ganhará dinheiro:
Uma auto peças que fornecerá para sua oficina e para balcão;
Oficina especializada aonde vc poderá atender a clientes seletos
Não colocar peças que não sejam de sua auto peças;
O lucro está em atender poucos vender as peças e fazer seu nome com seu conhecimento.
Tentar sempre desistir jamais........
Vc tocou em um ponto interessante, eu particularmente não faço objeção em o cliente trazer as peças, apenas falo que não garanto nada.
casa do diesel diz:
Caro colega tem um problema, a legislação diz que somos conhecedores e especialistas e se colocamos as peças somos responsaveis pelo serviço.
O que falta em nossa classe de reparadores é a concientização nesse procedimento, vc imagina ir na concessionária e falar que vai levar o óleo para revisão.
Aqui o cliente segue o fluxograma e é informado tudo antes de entrar na oficina e não damos orçamento antes de abrir e se abrir não fechamos, claro que o cliente é avisado antes.
Meu amigo após adotarmos o fluxograma os clientes, sem dinheiro e os encrequeiros não passam do portão, na oficina entra só os bons e agendam.
CASAdoDIESEL escreveu:
casa do diesel diz:
Caro colega tem um problema, a legislação diz que somos conhecedores e especialistas e se colocamos as peças somos responsaveis pelo serviço.
O que falta em nossa classe de reparadores é a concientização nesse procedimento, vc imagina ir na concessionária e falar que vai levar o óleo para revisão.
Aqui o cliente segue o fluxograma e é informado tudo antes de entrar na oficina e não damos orçamento antes de abrir e se abrir não fechamos, claro que o cliente é avisado antes.
Meu amigo após adotarmos o fluxograma os clientes, sem dinheiro e os encrequeiros não passam do portão, na oficina entra só os bons e agendam.
Muito boa sugestão, vou tentar fazer desse jeito.
A um mes mais o menos uso um fluxograma que me mandaram por email um colega daqui... o mais interesante daquilo e isso q o casa do diesel fala.. os sem grana "me quebra um galho, faz uma tapadinha" nao consertam com nos... que muitas dor de cabeça do ADG sao esses caras ahy que andam de marea ou stilao e nao tem grana pra bancar manutençao e concerto...
ADG. Torço por vc. Siga seus sonhos, coloque tudo diante de Deus para que vc sinta-se realizado no que vc vai fazer. Nao desista e nem tome decisoes precipitados ou ditas pela maioria. Que Deus te abencoe. Que tenhas uma Ano Novo repleto de alegrias, paz, amor, saude para que possa continuar desenvolvendo o trabalho que vc gosta. Junto com seus funcionarios e principalmente com sua familia.
Sou "propriotário" há mais de 15 anos,sede própria e estou estudando com muito carinho a possibilidade de virar funcionário.
jeronimo50 escreveu:
ADG. Torço por vc. Siga seus sonhos, coloque tudo diante de Deus para que vc sinta-se realizado no que vc vai fazer. Nao desista e nem tome decisoes precipitados ou ditas pela maioria. Que Deus te abencoe. Que tenhas uma Ano Novo repleto de alegrias, paz, amor, saude para que possa continuar desenvolvendo o trabalho que vc gosta. Junto com seus funcionarios e principalmente com sua familia.
Valeu Jeronimo, um feliz ano novo para vc.
ale ramires escreveu:
Sou "propriotário" há mais de 15 anos,sede própria e estou estudando com muito carinho a possibilidade de virar funcionário.
Olha que vc tem sede própria, eu ainda pago aluguel.
casa do diesel diz:
Caro colega este é o fluxograma que está no jornal OB:
CASAdoDIESEL escreveu:
casa do diesel diz:
Caro colega tem um problema, a legislação diz que somos conhecedores e especialistas e se colocamos as peças somos responsaveis pelo serviço.
O que falta em nossa classe de reparadores é a concientização nesse procedimento, vc imagina ir na concessionária e falar que vai levar o óleo para revisão.
Aqui o cliente segue o fluxograma e é informado tudo antes de entrar na oficina e não damos orçamento antes de abrir e se abrir não fechamos, claro que o cliente é avisado antes.
Meu amigo após adotarmos o fluxograma os clientes, sem dinheiro e os encrequeiros não passam do portão, na oficina entra só os bons e agendam.
tambem adotamos e os picaretas sumiram,principalmentedonos de garagem que querem dar geitinho .
CASA DO DIESEL ESTA CORRETA SERVICO O LUCRO NAO COBRE AS DESPESAS SE NAO FOREM BEM ESPRIMIDINHAS, DEPOIS QUE COLOQUEI PECAS MEU FATURAMENTO TRIPICOU, E CLIENTE TAPINHA NAS COSTAS PRATICAMENTE ELIMINEI, É COMO DISSERAM TEM VEICULO E NAO TEM CONDICOES DE MANTE-LOS. E AS DESPESAS NAO PARAM.
SOU ENCARREGADO DE UMA OFICINA,COM VINTE E OITO FUNCIONARIOS,ENTRE MECANICOS
ELETRICITAS, MEU SALARIO BRUTO É DE 6000.00, A UM ANO ABRI UMA OF,MAIS CONTINUO
DE EMPREGADO,DEU PRA SENTI QUE É MUITA DESPESA,NÃO TEM TEMPO PRA NADA,ESTOU PENSADO
EM PARAR.
ADG, sou proprietário de um centro automotivo/oficina mecânica com pouco mais de 20 funcionários, tenho sede própria, mas realmente é bem difícil trabalhar com clientes que sempre pedem para dar um jeitinho, e se você seguir essa idéia, você fica com fama de que faz "gambiarras".
Infelizmente, ser empresário no Brasil é muito difícil, para conseguir manter a oficina funcionando é necessário enxugar as depesas e manter a eficiência no nível mais elevado, evitando desperdícios e gastos levianos.
Se você puder, continue com a oficina, realmente trabalho não falta, o que falta são clientes cientes de que qualquer trabalho bem feito exige investimento alto. Como você é especializado em linha Fiat, acaba aparecendo muito serviço mal feito por outras oficinas, e muitas vezes o cliente já está bravo pois já levou em 2 ou 3 oficinas e ninguém consegue resolver o problema ou fazer o serviço corretamente.
Mas se você realmente decidir vender a oficina e partir para consultoria/aulas, vá fundo, pois esta é uma área bastante interessante, e fique de olho, pois uma grande quantidade de montadoras estão montando/expandindo fábricas no Brasil, então não irá faltar trabalho para técnicos, técnólogos e engenheiros.
Abraço e muito sucesso para você e sua família.
em oficina para ganhar dinheiro existe alguns segredos vcs pode observar que o cliente só reclama da mão de obra que é o valor menor mas não das peças que é o valor maior e a oficina não pode ser grande senão as despesa fica maior que o lucro eu todo ano fecho a minha dia 22 de dezembro e só abro apos ano novo e não tenho do que reclamar.
Jovino, vc tocou em um assunto interessante.
Nossa mão de obra não vale nada para os clientes, eles sempre acham caro.
Mas e a mão de obra deles? Os clientes ganham seu dinheiro por sua mão de obra, e nenhum deles gosta de ganhar pouco. A coisa vira um paradoxo. A pessoa quer um bom serviço, qualidade, garantia, mas não quer pagar por isso.
zecão. escreveu:
Alexandre .... depois de ler o teu post, e de lembrar de meus tempos, pois depois que vendi minha parte na oficina, tudo mudou, eu até senti pena de você.
Pena, porque por tudo isso que você falou, eu já passei.
E lembrando de como eram duros esses tempos, eu abri fora numa boa e sem o minimo remorso nem tristeza ..... fui ser empregado em minha outra atividade, tenho minha aposentadoria, e hoje tenho uma diversão noturna chamada "TRABALHO" ....!!!!!
Meu horário de diversão, é das sete da noite, até a uma da madrugada, cinco dias por semana....e o dia inteiro em seu expediente comercial, eu ganho dinheiro aplicando meu tempo em manutenção para outras empresas.
"Basquete" de noite, e "cabrito" de dia .... kkkkkkkkkkk....!
E de "lambuja", dois mêses de férias por ano ...Janeiro e Fevereiro...!!!
Vende esse troço logo, e para de te incomodar ... e sinta como é bom viver a vida.
Zecão.
Eu ainda estou com 35 anos, mas minha idade real deve ser de uns 58 aproximadamente, tudo graças ao stress, má alimentação, correria e por ai vai...
Estive por 7 dias em Maceió semana passada, mas minha cabeça não desacelerava. Eu já estava pensando nos carros que estavam parados aqui, nos orçamentos que teria que fazer e por ai vai...
Não quero infartar tão jovem.
Estou seriamente pensando em mudar meu foco.
casa do diesel diz:
Caro colega já passei por varias situações em minha oficina que vc nem imagina, foram alem das suas.
Mas antes de ter minha oficina fui funcionario publico federal e hj estaria com salario de R$ 4.500,00 e depois funcionario estadual atualmente seria R$ 3.000,00 a tão chamada estabilidade, mas gosto de desafios e a macanica é um desafio todos os dias e ganho muito mais que quando era funcionario federal, atendo que eu quero e faço aquilo que me dá prazer.
Não desejo te influenciar mas quero que vc pense, aonde está o erro e como vc pode mudar a estrutura da oficina.
Aqui tem uma epecializada Fiat todos chamam de Cia do fiat, quando é problema eles resolve e cobram caro, derrepende está ai a solução para vc.
Mas teu caso seria contratar alguem para administrar e vc só supervisionar.
Abraço
Infelizmente, essa é a dura realidade de ser dono de uma oficina, e ainda sem falar naqueles casos que o motor de um veículo está até amarrado com arame e quando o propriotário recebe o orçamento chega a xingar até a mãe do profissional que vem a dar um "jeito" naquela quizumba... Infelizmente tenho muitos amigos que poderiam ter sua propria oficina montada mas optaram por trabalhar para empresas do que defender o seu proprio negócio. Tá dificil... O mais facil é dar uma de Tiririca... falar merda e tentar uma vaguinha no congresso... Qm sabe dá certo...
Felicidades meu amigo...
O ADG sou seu fã cara , não desanime ...eu tenho 29 anos de idade trabalhei 10anos como empregado e 5 anos tenho meu proprio negócio , trabalhava numa oficina de ótima qualidade aqui em minha cidade , grande número de carros , excelente gama de serviço ,enfim, er referência aqui em Guararema...
Como sou muito observador via a dificuldade e as altas despesas que meu antigo patrão tinha .
Não queria isso pra mim...entaum sempre pensei como seria uma oficina ideal pra que eu montasse meu proprio negócio .
Pois bem , pedi conta dessa oficina , não recebi nada...mas mesmo assim financiei as ferramentas básicas , pra começar , e aluguei um ponto no valor de 500 reais.
Convidei um amigo que trabalhava comigo pra montarmos sociedade , resumindo , na primeira semana conseguimos tirar o dinheiro do aluguel e do parcelamento das ferramentas , e aí a coisa deslanchou..
Ainda hj , só trabalhamos os 2 , fazemos no máximo 4carros por dia , 2 para cada , não existe fiado , qdo um orçamento é aprovado o cliente já passa o cartão antes do ínicio , eu coloco as peças , nada do cliente querer comprar paralelo , trabalho de segunda a sexta das 8 as 17 , não fazemos motor nem cambio e atualmente tenho um faturamento mensal de 17 mil reais.
Talvez seja o caso não de vc parar , e sim de mudar o tamanho da sua oficina , trabalhando apenas com clientes e carros selecionados , pegando um número baixo de serviço , trabalhando sem a habitual correria dos grandes centros
um abraço e boa sorte
ADG HIGH TORQUE escreveu:
zecão. escreveu:
Alexandre .... depois de ler o teu post, e de lembrar de meus tempos, pois depois que vendi minha parte na oficina, tudo mudou, eu até senti pena de você.
Pena, porque por tudo isso que você falou, eu já passei.
E lembrando de como eram duros esses tempos, eu abri fora numa boa e sem o minimo remorso nem tristeza ..... fui ser empregado em minha outra atividade, tenho minha aposentadoria, e hoje tenho uma diversão noturna chamada "TRABALHO" ....!!!!!
Meu horário de diversão, é das sete da noite, até a uma da madrugada, cinco dias por semana....e o dia inteiro em seu expediente comercial, eu ganho dinheiro aplicando meu tempo em manutenção para outras empresas.
"Basquete" de noite, e "cabrito" de dia .... kkkkkkkkkkk....!
E de "lambuja", dois mêses de férias por ano ...Janeiro e Fevereiro...!!!
Vende esse troço logo, e para de te incomodar ... e sinta como é bom viver a vida.
Zecão.
Eu ainda estou com 35 anos, mas minha idade real deve ser de uns 58 aproximadamente, tudo graças ao stress, má alimentação, correria e por ai vai...
Estive por 7 dias em Maceió semana passada, mas minha cabeça não desacelerava. Eu já estava pensando nos carros que estavam parados aqui, nos orçamentos que teria que fazer e por ai vai...
Não quero infartar tão jovem.
Estou seriamente pensando em mudar meu foco.SE EU FOSSE FALAR TUDO QUE EU PENSO A RESPEITO DARIA PARA ESCREVER UM LIVRO , EU ACHO QUE TODOS NÓS PELA RESPONSABILIDADE QUE TEMOS JA PENSAMOS UM DIA EM MUDAR DE RAMO , ALÉM DO STRESS QUE JA FOI CITADO VC ESTA FORA AI O ALARME DA OFICINA TOCA QUE RAIVA ,HOJE NÃO É FACIL TER UMA OFICINA BEM EQUIPADA E SE MANTER SEMPRE ATUALIZADO O MECANICO TEM QUE SER TAMBÉM UM PSICOLOGO PARA ENTENDER CADA TIPO DE CLIENTE , A SUA MENTE ESTA SEMPRE A MILHÃO SENÃO VC FICA PARA ATRAZ , MAS O PIOR DE TUDO RSRS É QUE MESMO QUANDO CONSEGUIMOS TIRAR FÉRIAS E TENTAR ESQUECER A OFICINA BASTA CHEGAR PERTO DE UM VEICULO E "ALGUÉM " COMEÇAR A FALAR COISAS SEM SENTIDO SOBRE O VEICULO E VC JA COMEÇA QUERER EXPLICAR TUDO RSRS PAREÇE QUE NÃO ESCOLHEMOS SER MECANICOS MAIS SIM SOMOS ESCOLHIDOS PARA SER, VIRA UM VICIO , AO ADG OU VC TIRA MAIS FERIAS OU VAI ACABAR LOUCO E SE VC VENDER A OFICINA ACHO DIFICIL VC FICAR MUITO TEMPO SEM ELA !!!
Boas.
ADG HIGH TORQUE,Como ja foi dito quanto maior a empresa maior as despesas.
Voltei a trabalhar com câmbio automáticos,hoje sou só eu e meu filho,não tenho mais dor de cabeça com proprietários,me especializei em um só setor.
Acabou os calotes,e não tem que dar jeito.
O remanejamento seria uma boa idéia,antes de vender.
E que sua escolha seja um bom caminho pra vc.
ABS.
boa noite tudo bem,se desejar trocar uma ideia ,via msns esta ai,[email protected],gostariade poder te dar umas dicas que nimguem falou principalmente sobre esa pressao que atinge todos nos do ramo um grande abraço.
Se o seu alugel for alto voce tem que ter uma quantia legal de funcionario, mas se for ate uns 1000,00 vale a pena pegar so um novato, pois eu trabalho sozinho nao e facil
Minha despesa mensal é de 12.000,00
Só de aluguel e iptu, são mais de 3000,00
:
Eu estava acompanhando as participações de todos vocês neste tópico desde o início que ADG postou o assunto.
Pelos comentários deu para perceber bem a razão de alguns companheiros (eu também sou dono de oficina) em querer abandonarem a profissão. Alguns já o fizeram não é ZECÃO, JOTAPERKOL?
E se deram bem como Consultores. Mas tem que ser levado em consideração que eles, os que já saíram, já tinham experiência acumulada suficiente para ser passada adiante.
Não digo que não é o seu caso ADG. Você pode já ter armazenado experiência suficiente para se tornar um Consultor.
Mas será que é isso mesmo que você quer?
Faça uma rebuscada na sua empresa (oficina) e procure identificar o que está prejudicando o seu funcionamento. Qual é a engrenagem que não está encaixando.
Se forem clientes maus pagadores: mande-os para os seus piores concorrentes;
Se forem empregados improdutivos: idem;
Se forem despesas muito altas: trabalhe com orçamento empresarial;
Se forem os serviços que estão acumulando: adote um fluxograma;
E por aí vai.
Mas não desista não. Nossa profissão é muito especial, e só os dotados de inteligência sabem como trabalhar nela.
Abraços,
ApoloDelta
ADG, estou mais ou menos na sua situação, trabalho ou com peças originais ou de linha de montagem.Não tenho nem empresas, nem orgaos de governo. Só trabalho para o publico particular. Não que não queira estes outros dentro da minha oficina. So trabalho com dinheiro ou cartoes, cheque nem pensar. Acertaos depois nao existe. Tem passado uns momentos bons e ruins. Hoje graças a Deus não pago aluguel. Mais tem todos impostos, tem todas as peças tiradas NF, serviços NFS. Ou seja hoje minha empresa se enquadra dentro do simples, pago FGTS, Simples Nacional, diferença de imposto quando é de um estado para outro. Outros impostos que nao me lembro e agora mais um que a diferença ou substituto tributario de tudo que compro pago mais 6,8% - 5% Simples Nacional - 2% do ISSPM - 8% FGTS - Fora os anuais que aparecem. E esta dif. tributaria e que e interessante, por exemplo, compro R$1.000,00 o governo acrescenta uma tx de 40% ai vai para R$1.400,00 ai pago, 6,8% em cima de R$1.400,00 e nao sobre o real que R$1.000,00. Tenho sofrido um pouco, mais o que nos deixa realizado é o sinal do dever cumprido. Fazem mais de 20anos, que nao sei o que é ferias, mais me sinto realizado podendo realizar os desejos e sonhos da minha familia. Pensa nisso, se voltas a trabalhar para os outros, nao vai ser mais o mesmo. Esta parte que vc tanto almeja que é cursos e consultoria, por que nao começa em paralelo. Se der realmente certo, vc pensa em se afastar desta atividade. Hoje eu vejo o quanto e gratificante, em poder atender aqueles que querem ser atendido por mim. Sendo sincero, honesto quantas vezes nao tenho uma peça e peço esta peça e peço para o cliente pagar direto. sem nenhum lucro.Isto é quando nao tenho na loja e peço no meu concorrente. Isto me deixa mais ainda gratificado. Pois aqui na regiao nao tem distribudor, o mais proximo e 800Km daqui. Pensa nisso ADG. E um grande abraço para vc.
ApoloDelta escreveu:
:
Eu estava acompanhando as participações de todos vocês neste tópico desde o início que ADG postou o assunto.
Pelos comentários deu para perceber bem a razão de alguns companheiros (eu também sou dono de oficina) em querer abandonarem a profissão. Alguns já o fizeram não é ZECÃO, JOTAPERKOL?
E se deram bem como Consultores. Mas tem que ser levado em consideração que eles, os que já saíram, já tinham experiência acumulada suficiente para ser passada adiante.
Não digo que não é o seu caso ADG. Você pode já ter armazenado experiência suficiente para se tornar um Consultor.
Mas será que é isso mesmo que você quer?
Faça uma rebuscada na sua empresa (oficina) e procure identificar o que está prejudicando o seu funcionamento. Qual é a engrenagem que não está encaixando.
Se forem clientes maus pagadores: mande-os para os seus piores concorrentes;
Se forem empregados improdutivos: idem;
Se forem despesas muito altas: trabalhe com orçamento empresarial;
Se forem os serviços que estão acumulando: adote um fluxograma;
E por aí vai.
Mas não desista não. Nossa profissão é muito especial, e só os dotados de inteligência sabem como trabalhar nela.
Abraços,
ApoloDelta
acontanhei tambem!!!é o mais pura verdade oque voce falou
ApoloDelta.
é so achar o jeito ai ja era!!!sim tambem tem que ter é amor pela profissao
senao balbal!!!
: : :
Eu falo por experiência própria.
Eu estava passando por um momento muito ruim há uns 6 meses atrás.
Entrei em contato com o JOTAPERKOL por e_mail (sei que muitos aqui neste fórum não gostam dele) e ele me orientou como deveria proceder para corrigir meus problemas. Problemas que eu mesmo tinha criado e estava criando e não estava vendo.
Segui a orientação dele da forma que pude dentro das minhas possibilidades e hoje eu trabalho com tranqüilidade.
Minha região tem em média 16000 habitantes e aproximadamente 4300 caros da linha leve (passeio) mais uns 1700 da linha média (pick-ups, vans, Kombi etc.).
Hoje minha clientela é selecionada, só trabalho com dinheiro, cartão de crédito e cartão de débito. Parei de aceitar cheque. Não aceito cheque nem de minha mãe.
Com a remodelação que fiz na minha oficina eu hoje estou faturando bruto em torno de 78.000,00 por mês, e está ficando para mim, livre de despesas, impostos, e encargos em torno de 14.500,00.
Eu atendo em média 120 veículos por mês (trabalho 25 dias).
Minha equipe é de: 3 profissionais mecânicos, 1 profissional eletroeletrônico, 3 ajudantes práticos, um atendente técnico, uma recepcionista (linda), uma caixa, uma auxiliar de escritório, uma faxineira, e um auxiliar “faz de tudo”.
Na oficina fazemos serviços de motor, caixa, suspensão, freio, direção hidráulica, direção elétrica, injeção eletrônica, ignição eletrônica, elétrica, ar condicionado, e toda a eletrônica embarcada.
Hoje eu não perco um orçamento de cliente. Minha margem de retorno de serviços é de no máximo 3 veículos por mês.
Eu mesmo só trabalho com guarda-pó branco e faço só serviços de check-up e utilizo um Fluxograma de oficina.
Nosso horário é das 07 às 18. Eu forneço almoço a todos os funcionários, pago horas extras (com 100%) da semana todos os sábados, dou vale transporte (2 por dia) para todos eles.
Tudo isso foi a forma que o JOTAPERKOL me orientou para a formação do meu preço de venda – serviços e peças.
Hoje eu forneço as peças e não aceito que o cliente traga as peça dele.
Se trouxer não faço o serviço.
Só dessa forma eu consegui arrumar a casa. Pondo ordem na desordem.
Hoje todos me respeitam, clientes, amigos, fornecedores, concorrentes, funcionários e inimigos.
Abraços,
ApoloDelta
ET.Esse relato é para servir de exemplo para que todos os nossos problemas tem solução, basta ter coragem de enfrenta-los.
Apolo, seu relato é fantástico, muito bom.
Uma coisa que estou muito surpreso hoje em dia, é ver a maturidade do Oficina Brasil, lembro a pouco tempo de muita briga, confusão, mas hoje, vejo verdadeiros profissionais, empreendedores de sucesso e bons conselhos.
Bem, vou iniciar esse ano dia 3, vou adotar os conselhos dos amigos e ver no que vai dar.
Ahh, a gente podia combinar de se encontrar na automec hein?
Vou estar lá nos dia 15 e 16 de Abril.
casa do diesel diz:
Caro colega fiz um curso no sebrae e uma das coisas que aprendi é que as vezes temos que dizer NÃO!
Esse NÂO é para cheque,fiado,gambiarra, clietes trazerem peças, funcionarios e clientes sem dinheiro.
Se vc não conseguir, contrate alguem ou coloca tua esposa, elas sabem dizer Não!
ADG HIGH TORQUE escreveu:
Apolo, seu relato é fantástico, muito bom.
Uma coisa que estou muito surpreso hoje em dia, é ver a maturidade do Oficina Brasil, lembro a pouco tempo de muita briga, confusão, mas hoje, vejo verdadeiros profissionais, empreendedores de sucesso e bons conselhos.
Bem, vou iniciar esse ano dia 3, vou adotar os conselhos dos amigos e ver no que vai dar.
Ahh, a gente podia combinar de se encontrar na automec hein?
Vou estar lá nos dia 15 e 16 de Abril.
ADG,
eu deve estar lá também, estou fazendo o impossível pois dia 16/04 é aniversário da minha noiva e ela mora em Rio Branco/AC.
Mas devemos nos encontrar lá.
Abraços,
ApoloDelta
CASAdoDIESEL escreveu:
casa do diesel diz:
Caro colega fiz um curso no sebrae e uma das coisas que aprendi é que as vezes temos que dizer NÃO!
Esse NÂO é para cheque,fiado,gambiarra, clietes trazerem peças, funcionarios e clientes sem dinheiro.
Se vc não conseguir, contrate alguem ou coloca tua esposa, elas sabem dizer Não
: : :
Casa do Diesel,
uma das orientações que recebi do JotaPerkol foi exatamente essa, DIZER NÃO.
Ele me ensinou a usar calças sem bolsos. Assim toda vez que alguém me pedir dinheiro, seja emprestado ou vale, eu digo NÂO TENHO e boto as mãos no lugar dos bolsos da calça.
Outro ensinamento dele foi e de colocar uma pessoa mais responsável como assistente financeira (caixa, contas a pagar, contas a receber - Catões) e dar instruções de que nem para mim ela deveria liberar vale, dinheiro, adiantamento e etc.
Admiti uma jovem senhora de 38 anos, casada, extremamente responsável e hoje meu caixa tem dinheiro todo final de dia. HAHAHAHAHAHAHAHAHAH.
Abraços,
ApoloDelta
casa do diesel diz:
concordo com vc colega apollodelta, mas o bom mecânico tem que ser um ótimo administrador.
Semana passada perguntei a um ex-funcionario se já estava rico, um dia ele disse que estava cansado de enriquecer patrão e iria montar uma oficina e montou.
Está quebrado, sem credito e só vai na oficina dele quem não tem dinheiro.
Eu sempre disse a ele, quem tem dinheiro vai aonde tem qualidade.
CASAdoDIESEL escreveu:
casa do diesel diz:
concordo com vc colega apollodelta, mas o bom mecânico tem que ser um ótimo administrador.
Semana passada perguntei a um ex-funcionario se já estava rico, um dia ele disse que estava cansado de enriquecer patrão e iria montar uma oficina e montou.
Está quebrado, sem credito e só vai na oficina dele quem não tem dinheiro.
Eu sempre disse a ele, quem tem dinheiro vai aonde tem qualidade.
: : :
CASA DO DIESEL,
foi justamente o que eu fiz, aprendi a ser ADMINISTRADOR DA MINHA EMPRESA.
Hoje, nos dias de folga eu nem penso em trabalho, nem penso em cliente, não permito que cliente vá me buscar em casa para resolver o problema dele. Eu moro numa cidade que tem aproximadamente 16.000 habitantes.
Uma das frases que ficou marcada em mim, ditas pelo JOTAPERKOL foi;
"O carro é do cliente, ele criou o defeito, portanto o problema também é dele, nunca deixe o cliente transferir esse problema para sua oficina".
E eu aprendi e estou praticando e pondo em prática tudo o que aprendi e estou aprendendo.
Abraços,
ApoloDelta
Caro colega, bom dia!
1° Treinamento acho que voce deve reavaliar, pois com todo esta desmotivação voce nao vai conseguir um bom desempenho como treinit no setor.
2° Concordo com voce em relação a burocracia, encargos, impostos, etc.. Mas isto é fato em qualquer empresa, então acho que antes de voce fechar voce deveria tentar um curso de Administração,(Senai dispõe) o que iria te ajudar muito com a organização de tudo isto que esta de assustando e acabando com sua saude.
3° Clientes 'duros' 'chatos' infelizmente fazem parte do nosso dia-dia, imagine só oficina só atende os clientes legais, aqueles que nunca tem pressa, sempre aprovam todos os orçamentos, pagam avista, nunca tão retorno, OLHA só que maravilha!!
"A mesma porta que entra o problema, entra o dinheiro"
Dou treinamento em Concessionarias justamente no setor de pós-venda, e este tipo de problema que voce esta vivênciando, é consequecia de desorganização, não coqueço sua historia, mas muitos mecânicos, bons mecânicos qdo começam a se destacar pensem que tocar uma oficina é um mar de flores e acabm embarcando sem ter um pouco de noção de ADM, o que gera desgasta muito grande para donos, funcionarios, clientes e etc..
Poxa o mais dificil voce tem que é Clientes fiés, vale a pena tentar recomeçar.
Espero ter ajudado, forte abraço.
Espero te ajudado, um forte abraço.
Talvez uma saída seja contratar estagiários dos cursos
técnicos do SESI/SENAI da área de mecânica e ir “formando”
estes futuros profissionais no perfil que a sua clientela
demanda.
Uma outra saída é você mesmo começar a treinar pessoas para trabalhar
na sua oficina. Mas lembre-se: funcionário só fica em empresa onde ele enxerga possibilidade de desenvolvimento e crescimento
profissional e financeiro.
Quanto a capital para investimento você pode conseguir através de um
sócio ou de empréstimos bancários.
é realmente hoje em dia ou se adapta ao mercado ou ficamos para trás,
temos que investir e muito, e procurar sobreviver nesse
mercado que hoje em dia anda meio prostituído !, mas acredito que já foi
pior ! aguardemos que
melhore para todos !
como sua empresa funcionará, organização e sistematização,
ao ponto até de pensar isso imaginando que você não estará o
tempo todo presente. Isso é ter um empreendiemento que
possa funcionar ainda que sem a presença constante do(s) “dono(s)”.
Com relação a quem tem ou não maquinários
para vender isso só pode ser respondido depois de uma
pesquisa, feito por alguém da sua confiança
Sucesso
ZECÃO é um imenso prazer confabular com você.
Mas, sou obrigado a discordar da sua citação de que é mais fácil dizer NÃO a um cliente em uma cidade com 2.375.000 habitantes como Belo Horizonte do que NÃO a um cliente em uma cidade com 18.000 habitantes como Capixaba/AC (senso demográfico do IBGE 2010).
Numa cidade como BH quase ninguém se conhece, mas, numa cidade como Capixaba, lá quase todos os habitantes se conhecem ou já ouviram falar da pessoa e a mensagem “boca a boca” circula mais depressa, portanto o risco de perder cliente e bem maior.
O fator mais importante está em como dizer o NÃO para o cliente, para o amigo, para o familiar, para o funcionário, para o vizinho.
Quanto ao fato de quantidade de oficinas, em Capixaba existem 18 oficinas mecânicas para serviços em veículos leves, médios e pesados, uma relação de 1 oficina para cada 580 proprietários de veículos aproximadamente.
O nosso amigo ApoloDelta tem oficina há 6 anos e é bastante conhecido na região.
Creio que o risco que ele correu em fazer a correção do percurso das atividades da oficina dele foi imenso e demandou algum tempo de estudos e planejamento da minha parte. O resultado está no relato dele, apesar de ele não ter citado que saiu de um faturamento bruto de R$ 28.000,00 para um faturamento bruto de R$ 75.000,00 em apenas 4 meses. Foi o resultado da vontade dele em mudas para melhor.
Um forte abraço para você.
JOTAPERKOL
CARO COLEGA ADG,SOU DE CONGONHAS MG A +OU- 80 KM DE BH SEMPRE QUE PASSO AI PELA PEDRO SEGUNDO DOU UMA ESPIADA AI NA SUA OFICINA,E ME PERGUNTO QUANDO VOU CONSEGUIR CHEGAR AO MENOS PROXIMO DO SEU NIVEL TANTO DE ESTRUTURA COMO PROFISSIONAL,TE VEJO COMO REFERENCIA.QUANTO AOS PROBLEMAS QUE VC ENFRENTA ACREDITO QUE TODOS NOS MUITAS VEZES ENFRENTAMOS,E QUE ESTE FASCINIO DO MUNDO DO AUTOMOVEL ESTA NO SANGUE. TENHA FE QUE NESTE ANO QUE ESTA POR VIR, DE A SI MESMO A OPORTUNIDADE DE AVALIAR MELHOR O QUE ESTA ERRADO E TENTAR CORRIGIR AS MESMAS.E ACREDITE QUE SOMENTE VC SABE QUANTO FICA O SEU CUSTO (como dizemos aqui na roça enxer as latas)MES ,DIA ,HORA,E APLIQUE,TE GARANTO QUE SERVIÇO NAO FALTA AO BOM PROFISSIONAL!!!!BOA SORTE UM FORTE ABRAÇO .EDER MIGUEL...
zecão. escreveu:
Jotaperkol .... entendo perfeitamente sua narrativa, e fico feliz em saber que nosso companheiro Apolo Delta, conseguiu uma melhora tão importante em seu faturamento mensal.
E vamos ainda considerar que tal aumento de faturamento, para uma oficina de cidade do interior, é algo significativo e apreciável, demonstrando que havia algo de muito errado no procedimento comercial do colega, para que depois de modificadas as diretrizes comerciais do estabelecimento dele, tal melhora se faça presente em tão curto espaço de tempo.
Devo parabenizar à ambos ..... à você por ter fornecido essas novas diretrizes, e à ele, por ter seguido seus conselhos e se dado tão bem.
Mas considerando o problema de nosso colega ADG, um freqüentador desse forum muito antigo, e que todos sabemos de seu imenso conhecimento técnico e de sua honestidade e visão de qualidade em seu trabalho, eu chego à pensar então, que algo está errado na forma em que o mesmo emprega para negociar, ou que sua administração, deixa à desejar em algum ponto.
Por conseqüencia, o mesmo está enfrentando problemas, que o está deixando angustiado e desalentado na intenção de prosseguir com sua oficina, nescessitando quem sabe, de uma orientação à nivel administrativo .... poderá ser isso a solução para o problema dele.
Pois uma coisa tenho plena certeza .... O Alexandre é um apaixonado pelo trabalho dele ....e por certo vontade de abandonar a oficina, na verdade não existe.
Está isso sim, existindo uma falta de motivação para continuar.
Não sei se você vê minha linha de raciocínio como certa .... aguardo sua resposta Jotaperkol.
ZECÃO, eu estou de pleno acordo com você.
ADG está simplesmente desmotivado para enfrentar os problemas que ele mesmo criou e não sabe como resolver, então quer sair pelo caminho mais fácil.
No início desta postagem eu fiz um comentário que ADG não gostou. Foi sobre uma má administração de custos. Acontece que sem um bom controle de custos o empresário não pode projetar sua receita, seu lucro, seu re-investimento no negócio. Fica totalmente perdido e o caminho mais rápido e fácil de sair do negócio que aparentemente está dando prejuízo é fechar as portas ou vender o negócio.
No caso dele eu tenho certeza que uma boa remanejada nas atividades da oficina resolveria o problema. É certo que teria que ser criadas algumas regras básicas para poder excluir tudo o que está errado na atuação dele como empresário, mas o resultado seria bastante satisfatório.
Alexandre ainda é muito jovem para estar jogando a toalha desse jeito.
Como você cita que ele já tem a oficina há alguns anos, e se não me falha a memória tem 35 anos, deveria estar com todo o gás para trabalhar e aproveitar o lado bom da vida. Tudo isso com o resultado da sua oficina, ao invés de estar se preocupando com a operacionalização da oficina.
Um forte abraço para você.
JOTAPERKOL
ola amigos . hoje eu vejo que estou no caminho serto, e como sempre aprendendo com vocês , na minha oficina em jaraguá do sul , sempre compro as peças, se o clinte pras as peças eu nao faço o serviço, so trabalho com dinheiro e cartao, tenho oficina a 6 anos e tenho 34 anos muitos cabelos brancos mas apaixonado por mecanica como todos vcs minha oficina e pequena , e minha gestão e boa , aqui atendo as revendas de veiculos mas eles nao trasem peças, se nao nao faço o serviço ,tambem gostei muito de tudo que li hoje , e que neste ano de 2011 seja mito bom pra todos nos , abraço a todos .
JOTAPERKOL escreveu:
zecão. escreveu:
Jotaperkol .... entendo perfeitamente sua narrativa, e fico feliz em saber que nosso companheiro Apolo Delta, conseguiu uma melhora tão importante em seu faturamento mensal.
E vamos ainda considerar que tal aumento de faturamento, para uma oficina de cidade do interior, é algo significativo e apreciável, demonstrando que havia algo de muito errado no procedimento comercial do colega, para que depois de modificadas as diretrizes comerciais do estabelecimento dele, tal melhora se faça presente em tão curto espaço de tempo.
Devo parabenizar à ambos ..... à você por ter fornecido essas novas diretrizes, e à ele, por ter seguido seus conselhos e se dado tão bem.
Mas considerando o problema de nosso colega ADG, um freqüentador desse forum muito antigo, e que todos sabemos de seu imenso conhecimento técnico e de sua honestidade e visão de qualidade em seu trabalho, eu chego à pensar então, que algo está errado na forma em que o mesmo emprega para negociar, ou que sua administração, deixa à desejar em algum ponto.
Por conseqüencia, o mesmo está enfrentando problemas, que o está deixando angustiado e desalentado na intenção de prosseguir com sua oficina, nescessitando quem sabe, de uma orientação à nivel administrativo .... poderá ser isso a solução para o problema dele.
Pois uma coisa tenho plena certeza .... O Alexandre é um apaixonado pelo trabalho dele ....e por certo vontade de abandonar a oficina, na verdade não existe.
Está isso sim, existindo uma falta de motivação para continuar.
Não sei se você vê minha linha de raciocínio como certa .... aguardo sua resposta Jotaperkol.
ZECÃO, eu estou de pleno acordo com você.
ADG está simplesmente desmotivado para enfrentar os problemas que ele mesmo criou e não sabe como resolver, então quer sair pelo caminho mais fácil.
No início desta postagem eu fiz um comentário que ADG não gostou. Foi sobre uma má administração de custos. Acontece que sem um bom controle de custos o empresário não pode projetar sua receita, seu lucro, seu re-investimento no negócio. Fica totalmente perdido e o caminho mais rápido e fácil de sair do negócio que aparentemente está dando prejuízo é fechar as portas ou vender o negócio.
No caso dele eu tenho certeza que uma boa remanejada nas atividades da oficina resolveria o problema. É certo que teria que ser criadas algumas regras básicas para poder excluir tudo o que está errado na atuação dele como empresário, mas o resultado seria bastante satisfatório.
Alexandre ainda é muito jovem para estar jogando a toalha desse jeito.
Como você cita que ele já tem a oficina há alguns anos, e se não me falha a memória tem 35 anos, deveria estar com todo o gás para trabalhar e aproveitar o lado bom da vida. Tudo isso com o resultado da sua oficina, ao invés de estar se preocupando com a operacionalização da oficina.
Um forte abraço para você.
JOTAPERKOL
Jota, como eu já disse, a parte de administração da oficina esta muito bem, eu estou é cansado desse tipo de trabalho.
Já fui taxista por anos, uma hora eu cansei e mudei para mecânica, agora estou cansando da mecânica, mas não da mecânica em sí, eu apenas não quero ficar prestando mais serviços, quero trabalhar mais com a cabeça.
Adoro repassar o que aprendo, vide os vídeos que faço, gosto de diagnostico, resolver pepinos, mas não gosto de me relacionar com cliente de oficina atual, só isso.
OLÁ!!
NÃO FECHE A OFICINA AINDA.
FAÇA COMO AS GRANDES EMPRESAS, COMECE A CORTAR GASTOS COM MATERIAL E FUNCIONARIO.
TENHO UMA OFICINA EM AMERICANA ( MEGAtech ). TRABALHO SÓZINHO, E NÃO QUERO OUTRA COISA NÃO!!!ATENDO DE 2 A 3 CARROS POR DIA.
REVEJA OS CUSTOS DA OFICINA DESDE O CAFEZINHO ATÉ O PAPEL HIGIÊNICO.O CLIENTE QUER UM SERVIÇO BEM FEITO E NÃO SALA DE ESPERA, AR CONDICIONADO,TV, CAFEZINHO.AQUI EM AMERICANA EU TERCEIRIZO OS SERVIÇOS COMO RETIFICA DE MOTOR( TIRO O MOTOR COMPLETO E MANDO PRA RETIFICA)SERVIÇOS DE CÂMBIOS.FAZENDO ISSO TENHO MAIS TEMPO PARA ATENDER OS CLIENTES EM OUTROS SERVICOS QUE DÃO DINHEIRO, E AINDA NÃO GASTO COM FERRAMENTAS PARA MOTORES E CÂMBIO, LAVAGEM DE PEÇAS, ETC...
BOA SORTE EM 2011!!!
Galera todos nós mecanicos passamos por má situação,este governo em 2010 melhorou muito mas sabemos que nós pagamos impostos pra cassete e ficamos de calça justa. 2011 eu pretendo dar uma ajeitada na minha administração e jogar no lixo vários clientes,preciso dar minha atenção nos meus parceiros e rever todo preço que eu cobro e usar a tabela de tempo hora e cobrar 65,00 por hora trabalhada.
DESEJO AOS MEUS AMIGOS MECANICOS UM 2011 COM MUITA INTELIGENCIA PRA PODERMOS SAIR DO SUFOCO E GANHARMOS MUITA GRANA COM ESTÁ PROFISSÃO QUE TODOS TANTO AMAM.
FELIZ ANO NOVO QUE 2011 TENHAMOS MUITOS CARRINHOS PRA CONSERTAR RSRSRS
2 coisa gosta ou nao de ser mecanico?
se responder ta esplicado!
boa tarde.na minha opiniao precisa quebrar paradigmas,se observar estamos num nivel de estress altissimo,coisa do capitalismo selvagem,e isso nos leva ao desiqueilibrio mental.atingindoa profisao ,familia e pior
a cada umde nos individualmente,tera que fazer escolhar,deminuar gastos na oficina ,cortar e muito,e escolher se deseja ter qualidade de vida ou adoecer de tanto stress,sobre gastos clientes,impostos isso todos nos passamos,mas a saude e principalmente o viver com sabedoria ai nao tem preço,um detalhe que na nossa profisao acontece muito isso vem do passado e nivelar o preço por baixo,na minha opiniao aquela velha frase,ganho cem por cento na peça minha mao de obra pode ser bem baixa,santa ignorancia num consultorio medico o valor de uma consulta as veses varias 10,00 deuma pra outra mas numca menos que isso,ou seja existe profissionalismo,enquantoa maioria de nos cobra uma miseria.
amigo se tem sonho levanta esa cabeça olha pra frente pede orientaçao pra deus o pai supremo,e continue a trabalhare a vencer,super abraço muito sucesso,e tenho certeza que pra sua familia voce eum ser especial entao vença sucesso.
ADG, agora eu vou atuar com você como Consultor e isento de vinculação com a nossa atividade de profissional mecânico, fazendo as seguintes considerações:
1.- Você se acha pronto para dar consultoria e assessoria para empresas do ramo de manutenção automotiva?
2.- Você acredita que os conhecimentos adquiridos com as funções de taxista e de mecânico são suficientes para você se expor orientando outros profissionais da área?
3.- Você tem idéia da formação de preços de custo e venda da sua hora de trabalho como consultor e assessor?
4.- Você já dimensionou o seu mercado (público) alvo?
5.- Você já identificou quais e quantos concorrentes terá em BH?
6.- Você já planejou quais as especialidades de serviços automotivos que você irá ministrar consultoria e assessoria?
7.- Você tem boa oratória pública para ministrar palestras técnicas e teóricas. ?
8.- Você conhece pessoalmente alguém que seja Consultor e Assessor especialista em reparos automotivos?
9.- Se positivo, você já trocou informações sobre a atividade com essa pessoa?
10.- Como profissional mecânico você está se expondo restritamente para seus clientes, mas como consultor e assessor você estará se expondo publicamente para a categoria, você está preparado para receber críticas, gozações, condenações, elogios, e reconhecimentos?
Se você responder positivamente 70% ou mais das questões acima, eu sugiro que você passe a fazer Consultoria e Assessoria Técnica de Reparos Automotivos.
Só não esqueça de que, como Consultor você terá que estar sempre na frente de qualquer outro profissional da área, com atualizações, aprendizados, reciclagens, ensinamentos, e o mais importante, CREDIBILIDADE E CONFIABILIDADE.
Eu sugiro que você não se desfaça da sua oficina, pelo menos por um período de 6 (seis) meses, que é o tempo que você terá para avaliar se a nova função terá êxito.
Contrate um bom administrador que conheça o ramo (que não seja parente, que não seja agregado, que não seja indicado) e trace um plano de ação para que ele possa desenvolver as atividades de acordo com as suas diretrizes, e cobre periodicamente prestação de contas, fazendo auditorias aleatórias no funcionamento da empresa.
A melhor maneira de se fazer acompanhamento por relatórios e planejando orçamentos empresariais mensais, onde deverão constar as despesas fixas, as despesas variáveis por estimativa, os custos operacionais por estimativa, as receitas operacionais por estimativa, e o resultado desejado no período. Essa é a melhor forma de acompanhamento a distância do comportamento das atividades da sua empresa.
Se você realmente vier a ser Consultor, seja bem vindo ao grupo de pessoas que também se aborreceram com o que vinham fazendo e decidiram partir para algo novo.
Só posso te desejar SUCESSO. Seja da forma que você escolher.
Um forte abraço,
JOTAPERKOL
JOTAPERKOL escreveu:
ADG, agora eu vou atuar com você como Consultor e isento de vinculação com a nossa atividade de profissional mecânico, fazendo as seguintes considerações:
1.- Você se acha pronto para dar consultoria e assessoria para empresas do ramo de manutenção automotiva?
2.- Você acredita que os conhecimentos adquiridos com as funções de taxista e de mecânico são suficientes para você se expor orientando outros profissionais da área?
3.- Você tem idéia da formação de preços de custo e venda da sua hora de trabalho como consultor e assessor?
4.- Você já dimensionou o seu mercado (público) alvo?
5.- Você já identificou quais e quantos concorrentes terá em BH?
6.- Você já planejou quais as especialidades de serviços automotivos que você irá ministrar consultoria e assessoria?
7.- Você tem boa oratória pública para ministrar palestras técnicas e teóricas. ?
8.- Você conhece pessoalmente alguém que seja Consultor e Assessor especialista em reparos automotivos?
9.- Se positivo, você já trocou informações sobre a atividade com essa pessoa?
10.- Como profissional mecânico você está se expondo restritamente para seus clientes, mas como consultor e assessor você estará se expondo publicamente para a categoria, você está preparado para receber críticas, gozações, condenações, elogios, e reconhecimentos?
Se você responder positivamente 70% ou mais das questões acima, eu sugiro que você passe a fazer Consultoria e Assessoria Técnica de Reparos Automotivos.
Só não esqueça de que, como Consultor você terá que estar sempre na frente de qualquer outro profissional da área, com atualizações, aprendizados, reciclagens, ensinamentos, e o mais importante, CREDIBILIDADE E CONFIABILIDADE.
Eu sugiro que você não se desfaça da sua oficina, pelo menos por um período de 6 (seis) meses, que é o tempo que você terá para avaliar se a nova função terá êxito.
Contrate um bom administrador que conheça o ramo (que não seja parente, que não seja agregado, que não seja indicado) e trace um plano de ação para que ele possa desenvolver as atividades de acordo com as suas diretrizes, e cobre periodicamente prestação de contas, fazendo auditorias aleatórias no funcionamento da empresa.
A melhor maneira de se fazer acompanhamento por relatórios e planejando orçamentos empresariais mensais, onde deverão constar as despesas fixas, as despesas variáveis por estimativa, os custos operacionais por estimativa, as receitas operacionais por estimativa, e o resultado desejado no período. Essa é a melhor forma de acompanhamento a distância do comportamento das atividades da sua empresa.
Se você realmente vier a ser Consultor, seja bem vindo ao grupo de pessoas que também se aborreceram com o que vinham fazendo e decidiram partir para algo novo.
Só posso te desejar SUCESSO. Seja da forma que você escolher.
Um forte abraço,
JOTAPERKOL
Positivamente para 90%.
Marcianomecanico escreveu:
2 coisa gosta ou nao de ser mecanico?
se responder ta esplicado
Sim, gosto muito.
Também gosto de pilotar avião, dirigir carros e ensinar.
O fato de gostar da profissão, não me obriga a segui-la.
A profissão de reparador ou mecânico tem que ser mais valorizada, muitos trabalham por cafezinhos ou cachaças ainda.
Um dono de um Stilo dualogic quis trocar o jogo de pastilhas em minha oficina, dei o preço de 40,00 a mão de obra, ele me chamou de ladrão e foi embora.
ADG, se vc respondeu positivamente em 90% as perguntas de JOTAPERKOL, creio que vc realmente está com tudo engatilhado para ser um consultor.
Só não se desfaça da sua oficina por agora, espere mais um tempo como ele orientou.
Talvez vc poderá manter as duas atividade?
Estude a possibilidade.
Sucesso na sua nova empreitada e avise quando estiver na área como consultor.
Saudações,
ApoloDelta
ApoloDelta escreveu:
ADG, se vc respondeu positivamente em 90% as perguntas de JOTAPERKOL, creio que vc realmente está com tudo engatilhado para ser um consultor.
Só não se desfaça da sua oficina por agora, espere mais um tempo como ele orientou.
Talvez vc poderá manter as duas atividade?
Estude a possibilidade.
Sucesso na sua nova empreitada e avise quando estiver na área como consultor.
Saudações,
ApoloDelta
Apolo, oficina vicia cara, eu adoro resolver os problemas, mas o que pega mesmo são os atuais donos de carros, pessoas que financiam seus veículos em milhares de prestações, mas que não tem a mínima condição de manter os mesmos.
Estou pensando em arrendar a oficina, vou entrar o ano e ir estudando as possibilidades.
ADG HIGH TORQUE escreveu:
ApoloDelta escreveu:
ADG, se vc respondeu positivamente em 90% as perguntas de JOTAPERKOL, creio que vc realmente está com tudo engatilhado para ser um consultor.
Só não se desfaça da sua oficina por agora, espere mais um tempo como ele orientou.
Talvez vc poderá manter as duas atividade?
Estude a possibilidade.
Sucesso na sua nova empreitada e avise quando estiver na área como consultor.
Saudações,
ApoloDelta
Apolo, oficina vicia cara, eu adoro resolver os problemas, mas o que pega mesmo são os atuais donos de carros, pessoas que financiam seus veículos em milhares de prestações, mas que não tem a mínima condição de manter os mesmos.
Estou pensando em arrendar a oficina, vou entrar o ano e ir estudando as possibilidades.
na área como consultor, do que?
ADG HIGH TORQUE escreveu:
Marcianomecanico escreveu:
2 coisa gosta ou nao de ser mecanico?
se responder ta esplicado
Sim, gosto muito.
Também gosto de pilotar avião, dirigir carros e ensinar.
O fato de gostar da profissão, não me obriga a segui-la.
A profissão de reparador ou mecânico tem que ser mais valorizada, muitos trabalham por cafezinhos ou cachaças ainda.
Um dono de um Stilo dualogic quis trocar o jogo de pastilhas em minha oficina, dei o preço de 40,00 a mão de obra, ele me chamou de ladrão e foi embora.
muito bom, mais isso nao me extresaria nao! nem me preucupava!
estes donos de carros assim eu varro pro lixo...
Adg to achando vc meio desanimado, nao fique assim pq oficina aonde for é tudo igual no quesito clientela, se vc q tem toda essa estrutura esta reclamando imagine quem nao tem. Se fosse vc nao arrendaria oficina não, esfria a cabeça e pensa bem, hj em dia as coisas não são faceis em qualquer area. E so vi sobreviver ate hoje oficina que o dono ta de olho no dia a dia, caso contrario é falencia na certa, nao sei como é que é sua realidade mas pelo menos por aqui é assim.
Você estar perto de se desfazer um uma mina de dinheiro que por sua vez, estar sendo vitima de uma administração falida e fracaçada, Amigo o mercado não estar mais para nois que gostamos tudo direitinho, me identifiquei com vc quando disse que não gosta de enganar as pessoas, a verdade é que temos que vender o que as pessoas querem comprar, aquela época de que freio só era feito se fosse as quatros rodas, amortecedores só tocava de par, lampadas dos farois so trocava as duas, em fim, se você pensar vai ver um monte de coisas que faziamos e todos com peças boas para durar, a verdade é que o mercado mudou em uma velocidade tão grande que niguem fica com o mesmo carro por muito tempo, o pensamento é que vou trocar por outro, por isso antes de vender sua oficina, preste bem atenção nas maquinas, equipamentos, e o quanto vc lutou para conseguir e vai ver que o dinheiro que vc vai pegar não vai valer a pena. Espero que desista dessa ideia e volte para a sua Oficina, que é uma forte candidata a Centro Automotivo, mais que vc volte não como funcionario, mais como dono, e como dono tudo ficará mais facil, as dificuldades estão em todos os setores e das diverssas formar, cabe cada um saber como lhe dar com elas. BOA SORTE.
ADG HIGH TORQUE escreveu:
Apolo, oficina vicia cara, eu adoro resolver os problemas, mas o que pega mesmo são os atuais donos de carros, pessoas que financiam seus veículos em milhares de prestações, mas que não tem a mínima condição de manter os mesmos.
Estou pensando em arrendar a oficina, vou entrar o ano e ir estudando as possibilidades.
: : :
ADG, não faça isso.
Eu conheço um senhor que mora em Rio Branco/AC que tinha um Centro Automotivo e por motivo de doença ele arrendou para um Engenheiro Mecânico. Não durou um ano e meio e tudo dentro da oficina estava estragado, mal cuidado, sem manutenção, faltavam ferramentas, enfim ele estava praticamente quebrado. Quando você contrata uma pessoa para operacionalizar sua empresa você tem acesso a todas as informações que precisa para controlar e fiscalizar, mas quando você arrenda fica mais difil ter acesso a essas informações.
Já que você praticamente decidiu que vai ser Consultor, procure fazer como JOTAPERKOL te orientou, mantenha a oficina e faça consultoria em paralelo.
Eu estou falando com conhecimento de causa, oficina é um bom negócio quando se sabe lucrar com ela, e eu aprendi isso a duras penas, mas hoje estou feliz da vida com minha oficina e não saio do ramo tão cedo.
Um forte abraço,
ApoloDelta
Alexandre 5 anos na frente de uma oficina, nos tempos de hoje, por mais bem estruturada que esta seje, ainda não tem o retorno imaginado no principio da jornada, pois varios fatores impedem que ela ande por si só, ou seja por mais bem preparado, por mais que tenha equipamentos, ainda assim lhe faltará clientes fiéis, e isto leva anos penso eu que no minimo 15 anos.
Se aguentares mais 10 pelo menos com a estrutura que já nos mostrou ter, com certeza terá um destaque em sua região e ai sim poderá colher belos frutos.
No meu caso não desanimei, hoje minha humilde oficina conta com 49 anos de idade, a mesma idade que tenho, e posso lhe afirmar, meus clientes são fiéis e nem orçamento pedem, logico que existem aqueles novos clientes que insistem em orçamento e quando isto acontece me dou ao luxo de não atende-los sabendo que o serviço deles não me fará falta, não desanime e continue com sua empreitada que com o tempo tudo se encaixara em seus devidos lugares, hoje tenho uma guria formada, tenho os carros que quero, casa na praia, casa de campo (está é herança) mais eu que a mantenho, hoje me dou o direito de escolher o serviço que quero fazer, escolher o cliente que quero atender, e nem a mão na graxa meto mais, fora exeções onde realmente seje necessario, e as coisas posso lhe garantir andam por si só, e hoje sim teria eu condição de ter uma outra profissão em paralelo, mais cada cabeça uma sentença e creio eu que vc esteje um pouco desanimado, e isto não é bom pro nosso oficio, pare pense e reflita que amanha é outro dia e a cada dia que passamos novos horizontes se abrem em nossas vidas.
Olhe mais a frente e não no dia de hoje, pois nosso oficio tende a cada dia ser mais lucrativo, logico que tem que mergulhar de cabeça, mesmo sabendo que pode bater a cabeça em algum obstaculo.
Feliz Ano Novo a todos.
Breda, hoje não dou conta do volume de serviço que tenho, atendo carros de BH e do Brasil todo. Carros são colocados em cegonhas para virem fazer revisão em minha oficina que em muitos casos fica a mais de 1000km de distância do dono do carro.
O faturamento é muito bom, ainda mais quando se tem apenas 2 mecânicos e um espaço que não chega a 200 metros quadrados, onde não se consegue colocar 7 carros direito para trabalhar.
O que acontece e já repeti várias vezes aqui, não é problema de administração ou falta de clientes, mas sim a forma que o mercado de reparação tem tomado. Eu não consigo trabalhar errado, não consigo trabalhar com cliente de merda, não aguento mais atender ligações do Brasil todo me pedindo para ensinar a fazer alguma coisa, perguntando sobre orçamentos e coisa assim. Minha cabeça fica maluca com isso, rss
Bom, mas estou tentando resolver esses problemas, hoje estou até indo visitar uma loja que esta para alugar, pois a que estou hoje vai ser desapropriada para alargamento da avenida por causa da maldita copa do mundo, esse é mais um motivo do meu desânimo, já me mudei uma vez e sei como é sofrido tudo isso. Vc investe na loja, faz o ponto, deixa tudo bonitinho para a prefeitura falar que vc tem que sair de lá.
Rapaz... Não desanime, pois vc realmente é muito bom no que faz (sou seu fã).
Se não gosta de atender maus clientes, não atenda!
Se dar consultoria para “chupins” por telefone te incomoda, não dê!
E não pense que no mundo da consultoria as coisas serão às mil maravilhas. O bando de amigos chupins que hoje lhe atormentam por telefone, certamente lhe virarão a cara quando começar a cobrar. Maus clientes existem em todas as áreas, só mudam de nome e endereço, podes crer...
Faça como fazemos aqui na oficina:
Aqui, na entrada temos uma cancela com uma linda recepcionista e um consultor (parece ser radical, mas isso é ótimo, fantástico).
Quando o camarada chega na entrada da oficina, recebe um orçamento prévio e um lindo sorriso da moça. Se ele não estiver de acordo com valores e condições de pagamento, nem passa pela cancela e tem que retornar.
Desse jeito selecionamos os clientes e ganhamos dinheiro de verdade!
Não desista, pois se fizer isso vais se arrepender pelo resto da vida, podes ter certeza disso.
Abraço e coragem!
www.piratatofora.com.br
cleverman escreveu:
Rapaz... Não desanime, pois vc realmente é muito bom no que faz (sou seu fã).
Se não gosta de atender maus clientes, não atenda!
Se dar consultoria para “chupins” por telefone te incomoda, não dê!
E não pense que no mundo da consultoria as coisas serão às mil maravilhas. O bando de amigos chupins que hoje lhe atormentam por telefone, certamente lhe virarão a cara quando começar a cobrar. Maus clientes existem em todas as áreas, só mudam de nome e endereço, podes crer...
Faça como fazemos aqui na oficina:
Aqui, na entrada temos uma cancela com uma linda recepcionista e um consultor (parece ser radical, mas isso é ótimo, fantástico).
Quando o camarada chega na entrada da oficina, recebe um orçamento prévio e um lindo sorriso da moça. Se ele não estiver de acordo com valores e condições de pagamento, nem passa pela cancela e tem que retornar.
Desse jeito selecionamos os clientes e ganhamos dinheiro de verdade!
Não desista, pois se fizer isso vais se arrepender pelo resto da vida, podes ter certeza disso.
Abraço e coragem!
www.piratatofora.com.br
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, boa garoto, gostei muito do seu comentário.
Pena que minha mulher não permitiria de jeito nenhum a parte da recepcionista,rs
Caro amigo ADG, estou passando mais ou menos por tudo isso que você, a 2 anos atrás passei por problemas sérios de saúde por causa de problemas, clientes, governo(impostos), e passei por um psicólogo e aprendi a dar mais valor a minha vida e minha familia, amigo o negócio dá certo vc só precisa encontrar uma forma de driblar seu problemas, aqui vão algumas dicas: (passadaspor um amigo psicologo)
*só se preocupe com o hoje, problemas de hoje somente, amanhã será outro dia.
*o que não tem solução, ótimo solucionado está! não precisa mais de atenção.
*saiba priorizar as coisas, não esqueça o carro do cliente é dele e o problema tambem
não puxa pra si o problemas dos outros.
amigo um grande abraço
ADG,
sei exatamente o que vc está passando, no meu caso ainda sou empregado mas prestes a montar oficina oficialmente (ja faço extras informalmente) mas ao mesmo tempo estou com vontade de fazer faculdade e mudar de ramo pra sobreviver, e cuidar apenas de meus carros (gosto de antigos preparados etc) justamente pelo rumo que o mercado da reparação ta tomando, a profissão é desvalorizada além de mal vista (cada vez menos jovens querem se sujar, só trabalhar com computadores, escritórios etc), e a conta é simples:
se o profissional ganha mal, como vai investir em sua formação profissional?? Haja visto que o mercado cada vez mais solta carros com maior quantidade de tecnologia embarcada???
ta aí uma pergunta que eu gostaria muito de saber a resposta
abraços
Fernando sou mecanico e dono da Check Up nosso mercado está em crescimento muitos carros e poucos reparadores formados eu acho que todo profissional vale e recebe pelo seu conhecimeto ,hoje vejo mecanico em classes a,b,c uns recebem 800,00/1,500 eos mais capacitados acima de 3,000 tenho amigo que trabalha em concessionaria vw que tira 4,500 R$. Eu quando era funcionario eu pagava do meu bolso vários cursos e nunca pedi ajuda do meu patrao e nao tinha curso aqui em nossa cidade eu fazia todos por correspondencia e hoje se algum funcinario pedir uma ajuda pra fazer curso eu nao penso duas vezes faço o possivel pra ele fazer. O pior é lagar algo que agente ama...voce pode nao ser um mecanico mais pode ser um engenheiro automotivo...amo o que faço por isso eu estou aqui. Boa sorte o caminho é este estudo estudo e muito trabalho mesmo.
RAPAZ QUE DESABAFO HOJE SOU SOCIO EM UMA OFICINA MAIS MEU SONHO É TER A MINHA PROPRIA E SE DEUS QUISER VOU CHEGAR LA.SE VOCE ACHA QUE FUGINDO DOS PROBLEMAS ISSO VAI RESOLVER SOU RESPONSAVEL POR 2 MECANICOS E 3 AUXILIARES SÓ EU FAÇO MANUTENÇAO EM INJEÇAO E TENHO QUE FICAR DE OLHO NO SERVIÇO DELES SENAO DA SO ZICA .E faz uma semana que voltei de uma semana de folga com minha familia foi otimo voltei zero e cheio de pepinos acumulados .companheiro procure DEUS porque ele que nos deu esse dom tâo lindo nao esqueça DEUS TE AMA.
Os clientes cada dia que passa estao mais exigentes, nos temos que entrar na qualidade que eles esperam? com certeza, porem nos temos que cobrar pela exigencias deles pois uma mao de obra qualificada esta custando em media 120 reais aqui no Parana. Nos dependemos deles? com certeza mais eles dependem muita mais de nos, pois hoje o veiculo é um meio de trasporte indispensavel em nosso meio seja para lazer, serviço etc...
Entao temos que fazer o cliente convir conosco que a m.o dele é valorizada, seja o que ele faça, e que a nossa as vezes é muito mais importante que a m.o dele, pois ele depende da nossa m.o para ele trabalhar.
Entao temos que cobrar o que achamos que devemos, pois hoje m.o muito barato com certza é bucha pois ningeum mais trabalha de graça.
Estou a pouco tempo trabalhando por conta própria e confesso que me identifiquei com o ADG. Mas antes de ler os post aqui, já tinha ouvido falar do seu trabalho e de sua oficina, confesso que eu e meu sócio ficamos de queixo caído, é que nós estamos tentando fazer um trabalho diferenciado mas não estamos encontrando êxito. por acaso procurei algo nos fóruns do JOB e cá estou, descobrindo que não estou só neste universo do reparador. Eu creio que nossa dificuldade esta em ser acertivo nos conflitos, cliente/preço. Coo também preciso de ajuda não estou escrevendo como opinião mas um caminho que vejo, uma luz no fim do túnel, é acertar esta relação com o cliente na hora de dar o orçamento, passando noites em claro pensando numa solução eu me coloquei na situação destes clientes, e confesso que não me considerei como meu próprio cliente. A seleção deve existir, cobrar pelo orçamento também, mas é difícil esquecer o "zé da esquina" trabalhando pelo marmitéx dele.
PS. Talvez nem leia mais meu coment, pois já dever mudado de idéia, mas posta ai qual foi sua decisão, porque a tomou e como esta sua cabeça agora, vais nos ajudar novamente e muito.
Desculpe à todos pela demora na minha resposta.
Agora em Outubro completo 8 meses trabalhando como Supervisor em uma concessionária.
Com certeza não é fácil e nem esperava que fosse diferente, mas acredito que tomei a decisão certa, pois eu já estava a algum tempo sem motivação para tocar o meu negócio e não há como faze-lo render frutos sem muito esforço.
Toda tomada de decisão é dificil, mas quanto antes fizer, mais cedo terá a resposta, no meu caso deveria ter feito antes.
O futuro dirá se estou no caminho certo, mas acredito que esteja.
Agora é só vender o ferramental da oficina, alugar o prédio e colocar em dia as contas que ficaram para trás, auto peças, impostos...
Este fluxograma eu vi na oficina do Bylli em Santa Catarina uma empresa completamente organizada e foi simbolo de exemplo pro nosso grupo de reparadores.
Tenho percebido que só treinamento técnico já não é suficiente o mais importante é investir em Gestão Empresarial tabém e isso é coisa complicada pro mecânico que está acostumado a colocar só a mão na massa.
É MEU IRMÃO VOCE TA É PRECISANDO SE APEGAR COM DEUS. PARA COM ISSO UM PROFISSIONAL DE NOME COMO VOCE QUE NÃO TE CONHEÇO ,MAIS DEVE TER BATALHADO P/ MONTAR SUA OFICINA DA UMA DESSAS VOCE ACHA QUE SAINDO DO RAMO QUE DEUS LHE DEU VAI FICAR SOSSEGADO DEIXA DISSO .OS PROBLEMAS NUNCA ACABAM SÓ MUDAM DE ENDEREÇO MEU AMIGO TIRA ÉSSA IDÉIA DA CABEÇA FICA COM DEUS VOU ORAR POR VOCE.
O LUIZ DE VALOR NO SEU SERVIÇO QUE BONS CLIENTES VIRÃO SE VOCE É UM PROFISSIONAL QUE SE ATUALIZA E PROCURA FICAR PRÓXIMO NO QUE A DE NOVO NO MERCADO DA VALOR.POR QUE NEM JESUS CRISTO NOSSO SALVADOR AGRADOU A TODOS IMAGINE NÓS FICA COM DEUS.
Hoje este tipo de cliente no meu segmento (ar condicionado e máquinas de vidro originais de fabrica), vem com o papo de adquirir peças no ferro velho (desmanche), logo saio pela tangente, pois a mão de obra é barata e o lucro estão nas peças, como já foi dito aqui. Quando chegam aqueles que já chegam com a peças nas mãos ou até montada, querendo só que confiro e dê a carga de gás eu cobro mais caro pela mão de obra. Gostaria de que os mais experiente comentasse minha atitude, pois preciso saber se alguém mais pensa como penso.
Alexandre Dias conhecido como ( Dr. Carro ), dono da High Torque Centro Automotivo, esta foi boa até parece piada.
Se lamentando, querendo fechar a sua oficina??
Não deve ser o mesmo cara que conheço, E for você mesmo gordinho vou ligar pra você segunda feira, vai voltar a mexer com taxi?
KKKKKK compra a Juniorcarros e se muda do Bairro Bonfim em Belo Horizonte, MG e vem pra Contagem.
Se for você mesmo gordinho,Um abraço
Diaz
Começo te dizendo, eu te ofendi em alguma coisa, te depreciei ou ofendi ?
Então o Alexandre Dias Generoso não faz os videos Dr. Carro e outra pessoa??? Será porque se chama ADG?
E nem tem a oficina em B.H?
Você pode trazer assunto que quizer, fazer o que você quizer, falar besteiras que quizer.
Agora chamar eu de mentiroso e outra coisa.
Deve se inteirar das coisas antes de taxar eu de mentiroso;
Ou você acha que A.D.G e o que Alexandre Dias Generoso são realmente pessoas diferente,
Já nem participo direito dos tópicos , parei de dar sugestões e mandar informe por e´mail e mandar DVD e CD com informativos para agregar valores;
Agora fico só como observando, Se gosta de desabafo este tá bom pra você também por que eu não sou mentiroso.
>casa do diesel diz:
Caro colega tem um problema, a legislação diz que somos conhecedores e especialistas e se colocamos as peças somos responsaveis pelo serviço.
O que falta em nossa classe de reparadores é a concientização nesse procedimento, vc imagina ir na concessionária e falar que vai levar o óleo para revisão.
Aqui o cliente segue o fluxograma e é informado tudo antes de entrar na oficina e não damos orçamento antes de abrir e se abrir não fechamos, claro que o cliente é avisado antes.
Meu amigo após adotarmos o fluxograma os clientes, sem dinheiro e os encrequeiros não passam do portão, na oficina entra só os bons e agendam.
Casa do Disel lendo este tópico achei muito interessante este fluxograma teria como passar no meu email para conhecelo
dr carro
https://www.youtube.com/watch?v=-dYRzazzt94
https://www.youtube.com/watch?v=ILXoV2I20o0
são bem diferentes e ambos competentes
na verdade o Alexandre já estar ganhando uma boa grana com os videos
Já foi comunicado ao Alexandre , vamos ver onde isto vai , plagiar
esse tópico tem 4 anos
tem gente que não leu o tópico
Casa do diesel
Caros colegas que quiser material é so mandar um email me solicitando que retorno o email esta no roda pé!
>Casa do diesel
Caros colegas que quiser material é so mandar um email me solicitando que retorno o email esta no roda pé!
se vc puder me enviar amigo
desde já muito obrigado
jcn serviços automotivos mauá sp
Boa noite colegas, li esse post faz muito tempo, hj o ADG, está muito bem, eu a 6 anos venho lutando pra contruir uma marca, mas hj eu tbm estou pensando em fechar, a crise está na porta os clientes sumiram, os serviços nao suprem mais os gastos, sem capital de giro e sem credito, infelizmente meu sonho parace ter chegado ao fim, ja noites em claro tentando uma luz no fim do túnel... enfim não sei se falta de Sorte minha, pois sou um bom profissional.
Só um desabafo com os colegas de profissão
Colegas,
Vejam que o post é de 9 anos. E como diz o Diaz, mais um defunto ressuscitado kkk.
Mas esse defunto valeu a pena. Ótima reflexão para todos nós.
9 anos depois, a situação é a mesma ( eu diria PIOR )...
Devemos sempre se reiventar.
Nossos caminhos são feitos por atitudes.
Só mudamos quando realmente queremos mudar!!!
Tá aí o ADG. Um exemplo vivo.
Sucesso à todos nós!
Eu tambem passo por todos os problemas que foram relatados aqui, nas eu acho que o maior problema que nós enfrentamos é a evolução continua e rápida dos carros novos está muito dificil acpmpanhar as novas tecnologias, dono de oficina como foi dito por alguns colegas já não tem tempo p/ nada e ainda tem que arranjar tempo para se atualizar, fica didicil
Boa noite amigos.. então pensando por dias e dias, resolvi baixar as portas, investi muito dinheiro em cursos, formação técnica , equipamentos, marketing estrutura etc... para ter q mendigar serviço, ter q brigar por preço, sempre tentar fazer o melhor pro cliente, pra ver que a maioria não valoriza o bom profissional, querem comer caviar com preço de frango, vejo muitos bem contentes com sua oficina, talvez seja o lugar q moro que seja esse tipo de cliente, mas enfim decidi que nao quero nem saber mais de mecanica..
Pois é colega,
Pelo seu relato, parece que você já está certo em sua decisão.
Complicado.
Qual é mesmo a cidade onde você têm sua oficina?