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Respostas:
<t><p>Usamos todos os dias e com muita frequência. O meu primeiro foi um Fluke, depois Hantek e agora tenho 3.<br/> FSA500, KTS, Minipa</p> </t>
<r><p>Olá meus nobres amigos infelizmente a grande maioria dos mecânicos automotivos brasileiros tem muito pouco estudo não participam de palestras cursos de atualização eles trabalham com aquilo que aprenderam no início da mecânica e na base do erro e acerto então não adianta lotar a oficina de aparelhos eletrônicos se o mecânico não sabe nem medir se um alternador está carregando a bateria com um simples multímetro amarelinho abraços a todos e fiquem com Deus <EMOJI seq="1f64f">🙏</EMOJI><EMOJI seq="1f64f">🙏</EMOJI><EMOJI seq="1f64f">🙏</EMOJI></p></r>
<r><p><POSTMENTION discussionid="170118" id="209322" number="2" username="reinaldo10">@reinaldo10#209322</POSTMENTION> <br/> Concordo.<br/> Osciloscópio é uma ferramenta como qualquer outra que se não souber utilizar atrasa ou pode levar á um diagnóstico equivocado.<br/> Sempre é importante conhecer o sistema e entender como funciona as estratégias para cada tipo de falha ou defeito. Um técnico bem capacitado com uma boa literatura e ferramentas básicas pra análise de motor e eletricidade como o próprio multímetro por exemplo, resolve qualquer defeito em qualquer veículo.</p></r>
<r><p><POSTMENTION discussionid="170118" id="209391" number="6" username="sparta">@sparta#209391</POSTMENTION> tamos juntos pessoal <EMOJI seq="1f601">😁</EMOJI><EMOJI seq="1f601">😁</EMOJI><EMOJI seq="1f601">😁</EMOJI></p></r>
<t><p>Tenho oficina a 8 anos, ainda não tenho meu osciloscópio e sinceramente, acho que tirando umas três ou quatro situações onde eu estava lidando com um problema onde não estava encontrando a solução pelos meios "tradicionais", eu não tive situações onde eu precisei dele. Aqui mesmo no fórum eu compartilhei algumas dessas situações. Mas como já foi dito aqui pelos colegas, o conhecimento básico é o fundamental. Eu ainda me deparo com colegas reparadores que tem scanners poderosos e os usam só para fazer leitura de código de falha e apagar esses códigos. Saiu disso, fazer uma leitura de dados de injeção, uma adaptação qualquer, o colega já não sabe fazer. Da mesma forma também que tem colegas que pra qualquer coisa já querem colocar o osciloscópio no veículo, acho meio desnecessário.</p> <p>Sem dúvida é uma ferramenta importante para a oficina, mas não para qualquer reparador. Aquele que ainda não domina conceitos básicos, aquele que ainda não domina seu próprio scanner, partir para um osciloscópio é dinheiro jogado fora, na minha opinião.</p> <p>Estou planejando comprar o meu em 2023, um chinês baratinho, pra começar a brincar com ele.</p> </t>
<r><p><POSTMENTION discussionid="170118" id="210167" number="11" username="sparta">@sparta#210167</POSTMENTION> salve salve meu nobre amigo eu uso muito o multímetro amarelinho é mais simples de se entender e dá pra fazer muita coisa com ele 1x eu ganhei numa palestra de mecânico no sorteio um multímetro automotivo mais vou ser honesto com você meu irmão eu não sabia fazer quase nada nele vendi ele e voltei pro meu amarelinho abraços e fica com Deus <EMOJI seq="1f64f">🙏</EMOJI><EMOJI seq="1f64f">🙏</EMOJI><EMOJI seq="1f64f">🙏</EMOJI></p></r>
<r><p><USERMENTION id="114055" username="Marlon">@Marlon</USERMENTION> Faria de Castro#210050</p> <p>" Multímetro amarelinho" <br/> Kkk</p> </r>
<t><p>"TAMOS JUNTOS MEUS NOBRES AMIGOS!!!!!</p></t>