Bom dia Galera, umas das situações mais complexas de se passar para o cliente (ao meu ver), é a questão do diagnóstico. Porque nós não sabemos o real problema do carro, ou seja, a gente não consegue dar prazo para entrega, não consegue falar de valores de quanto vai ficar, fora outras coisas, mas o que o cliente quer saber quando vai deixar o carro é... quanto vai ficar e quando vai ficar pronto... como vocês passam isso para o cliente? Principalmente quando ele chega e fala "preciso passar o aparelho no carro para apagar uma luz amarela no painel"... eu faço algumas perguntas (se abasteceu... se o carro apresenta algum problema... quando acendeu......e vou tentando filtrar o que pode ser), porém, na visão dele o aparelho vai mostrar o problema e o carro logo logo estará pronto. Eu deixo claro para o cliente que o aparelho não é quem vai dizer o problema (não vou falar tudo que falo porque vai ficar muito longo kkkkkk), mas mostro equipamentos auxiliares (osciloscopio, multimetro, medido de compressão........) e também, não temos como abondonar os serviço da oficina de giro e ficar o tempo inteiro no carro fazendo diagnóstico, ainda mais uma oficina de pequeno porte como a minha.
e com relação a preço eu realmente não consigo precificar o valor que ele vai gastar, a não ser o diagnóstico básico em cima do problema do carro, se for falhamento eu explico que se for vela, cabo, bico... fica em torno de X, Y... mas também pode ser junta de cabeçote e tals então é muito complicado kkkkkk
por exemplo um sorento que esteve aqui na oficina recentemente que o cliente questionava de carro sem força, já veio de outra oficina condenado a sonda lambda, fiz os procedimentos para diagnóstico e constatamos o catalisador danificado e além disso, obstruiu a passagem dos gases do escape... então de 600 reais da sonda que ele "achava" que poderia ser... pulou pra mais de R$ 4.000,00 de peça... mas ja havia explicado todo o procedimento que deveria ser feito... "aquela parte chata para o clietne", mas ele autorizou a troca de boa, porque deixei bem explicado. Mas tem situações e não são poucas que o cliente quer mesmo assim só apagar a luz de injeção e ir embora, que opto em não "passar o aparelho" e ele vai embora, poderia até ser um combustível ruim(exemplo) ou algo do tipo, mas penso que temos que ter processo para diagnóstico e padrões, porque se for combustível ruim, OPA, ta top, as vezes a avaria some e beleza, mas se ele virar a esquina e a luz acender de novo, ai tem chance de você ter uma dor de cabeça e principalmente uma insatisfação mesmo tendo explicado... e o PRINCIPAL, a valorização da pessoa que esta manuseando os equipamentos para realizar um diagnóstico... seria como você ir no médico cheio de problema e te receitarem um paracetamol sem nem se quer te examinar...
Respostas:
Estes são um dos desafios. Sobre como cobrar e quanto cobra vc deve ter dois pontos de vista na minha visão.
1 Vc precisa usar a calculadora do scopino, busque na net e vai te direcionar pra este fórum mesmo, só que no link diferente. Precisa ter em mente quanto a sua oficina deve cobrar a hora. Em média no Brasil pode estar em 140,00.
2 Vc sempre precisará avisar que o tempo médio pode custa x pro cliente. Então precisa ter em média um tempo pra achar este defeito ..
exemplo pra eu medir a parte mecânica mais eletrônica vou gastar 4 horas, então 4x140,00 é tipo isto.
É o que falou explica pro cliente o processo é cobre pra cima ...
Se ele quiser um diagnostico, cobre por uma hora trabalhada e nem precisa falar de tempo hora que está cobrando. O importante é vx multiplicar horas trabalhadas ..
Como falado o primeiro é identificar o teu custo homem hora. Esta calculadora acima te ajuda. Uso aqui uma ferramenta chamada Tempario para identificar aproximadamente o tempo de cada serviço e nela também tem a planilha pra calcular o custo homem hora. Se quer ganhar dinheiro não deixe de estudar estas questões !
Obrigado galera pelo feedback de vocês, irei sim utilizar a calculadora do Scopino
Boa semana pra nós
Sempre trabalhei exatamente dessa forma. Com exceção de que não cobrava valor algum pelo serviço de scanner. Sempre cobrei por análise ou verificação do sistema que se por sinal precisasse do uso de scanner seria uma ferramenta como qualquer outra. Dessa forma nunca tive problemas do tipo; cliente volta dizendo que o veículo acendeu a "luz de injeção" outra vez mesmo ele tendo solicitado apenas " passar o aparelho e apagar a falha"...