Oi pessoal
onde vai parar esta falta de pessoas querendo trabalhar. Meus mecânicos ganham acima de 3,500 com alguns benefícios e carteira assinada. Alguns mais de 4,000 mil
Auxiliar também é difícil de arrumar. Os jovens em grande maioria não querem fazer nada pesado ou leve ou sujar a mão, não querem muito compromisso e também não devem ter muito futuro né ...
O que acham ?
Quando iniciei eu trabalhava e muito, ralei no ferro velho do meu pai, Entregava jornal na madrugada e depois as 8 pegava na oficina ..
Hoje não posso reclamar - tenho casas próprias e carros de minha preferência e carro e moto importada ..
tá ruim .. em fim as pessoas acham que não vale a pena .. ou sei lá ... agora é pega pra capar .. é sonhar com parafusos e acordar pensando na solução dos B.os
Respostas:
Olá meu nobre amigo Léo este ano eu estou completando 25 anos de profissão também venho de família de mecânicos comecei na oficina do meu pai que hj em dia se tornou minha eu vou ser muito sincero com vc eu ainda não parei de trabalhar de mecânico porque eu tenho uma meia dúzia de clientes muito gente boa e também eu ainda não consegui me encaixar em alguma área de vendas de peças mas eu já enchi o saco de ser mecânico a muito tempo a mecânica hj em dia se tornou muito complexa eu já não tenho mais cabeça pra isso qualquer hora dessa eu abandono o barco não da área automotiva mais de eu ser mecânico abraços e fica com Deus
Por aqui tbm não tem , querem emprego mas não trabalho. E qdo acha não tem qualificação, estão na era do platinado, infelizmente aqui tá assim.
verdade Marlon' as coisas estão em níveis elevados. A peneira de mão de obra é a qualificação já está passando. E cada dia também amadureço outras ideias pra um rumo diferente.
Sem contar que mecânica deixa a gente bem afetado emocionante por preocupações e muitas responsabilidades pra quem quer fazer as coisas direitas.
Isto mesmo Marlon' por mais força que temos são muitas responsabilidades e preocupações. Além da enchorradas de modernização que o setor vem passando. Mais sim também penso em tocar algo mais leve.
Em quanto isto é tentar formar mão de obra que tiver !
Realmente mão de obra é complicado, hoje eu estou em busca de ampliar o meu negócio, mas devagar e com pé no chão. Não estou investindo tanto em tecnologias voltadas para aparelhos, osciloscópios... pois demanda um conhecimento maior que um serviço de manutenção preventiva, é uma área que vejo que o dono da oficina estará que estar presente na maioria das vezes participando do diagnóstico, então estou buscando em investir mais em parte de manunteção preventiva... futuramente comprar uma rampa para alinhamento, equipamentos voltado para autocenter, que vejo que é mais fácil de ter mão de obra também para estes serviços...
realmente é isto aí. Comprei meu 3D e Rampa em 2011. Até aqui fiz muitos trabalhos. Faço pneu também
Na minha oficina sou apenas eu e meu enteado que coloca a mão na massa. Ele já é muito bom, melhor que muito mecânico aqui da cidade, tem apenas 18 anos e é muito caprichoso. Por enquanto estamos assim. Pretendo assim que passar pra um lugar maior, contratar um jovem que tenha interesse, treinar ele e começar eu a ficar focado apenas em diagnóstico. Meu enteado já disse que quer se especializar em câmbio automático. Eu tenho uma certo bloqueio em contratar algum mecânico já com experiência por questão de vícios já existentes na forma que o profissional já trabalha. Prefiro treinar alguém jovem, que não tenha experiência..
Aqui abri duas vagas, um pra Mecanico e Auxiliar. Não é facil mais bora rezar pra aparecer ambos e fato é se aparecer um auxlilar que queira trabalhar é boa opção !
Quando pequeno não dei muito valor nos estudos, também não tinha maturidade .. comecei muito cedo lidar com os carros e hoje sou bem mais estudioso !
Exatamente!
Quando morei em BH, a realidade era parecida com o seu relato. Oficinas só queriam fazer serviços rápidos ( troca de peças ) e não investiam em soluções para o mercado. Daí é um efeito cascata.
Eu mesmo, sempre procurei me atualizar. Formei no SENAI e continuei buscando entendimento no ramo. Sempre fiz questão de ter minhas próprias ferramentas de trabalho. No último auto center que trabalhei, cheguei a montar um carrinho 7 gavetas completo com todos os tipos de ferramentas. Têm que existir no mínimo interesse pela profissão.
O colega aí falou a verdade sobre as "possibilidades" que os jovens de hoje esperam da internet. Não existe mais o menor interesse por parte da maioria deles por serviços braçais como o da mecânica. Muitos acham que vão resolver os problemas do mundo com apenas um celular ou notebook.
Na minha opinião, o ideal é se especializar em serviços que entregam mais soluções para o mercado como por exemplo, reparo de módulos, programações, transmissão automática, ar condicionado etc e isso é muito regional. Pode não ser a realidade de muitos Brasil á fora. Mas os carros e a demanda estão aí e quem sair na frente vai lucrar bastante...