Carregando os tópicos... por favor aguarde

Respostas:
Fico no aguardo das contribuições e experiências dos colegas, a fim de comparar metodologias de diagnóstico, analisar resultados obtidos em diferentes cenários de falha e identificar boas práticas aplicadas no uso de ferramentas de medição e análise eletrônica automotiva.
Nos anos de 2000, eu tive o primeiro contato com osciloscópio, comprei um top de linha pra aquela época, comprei de segunda mão. Se a oficina quer fazer tudo vai depender sim de usar osciloscópio" por outro lado vejo alguns colegas que nao deram importância a usá-lo e tem dificuldades pra acertar nos defeitos. Aqui usamos todos os dias e meus ajudantes de cara já iniciam mexendo em equipamentos sofisticados e entre eles o osciloscópio.
Agradeço pela contribuição compartilhada. É muito bom poder trocar experiências com profissionais que realmente entendem do assunto. Cada informação e dica técnica ajuda a enriquecer o diagnóstico e aprimorar nosso trabalho no dia a dia. Continuemos compartilhando conhecimento — juntos fortalecemos ainda mais o setor automotivo!
Eu acho tudo válido no segmento automotivo: tecnologia de ponta em carros,equipamentos top,quem não se atualizar fica pra traz. Mas será que: dono de carro vai ter salário pra manter o seu carro,será que a oficina vai mas lucrar, que investir em eqipamento,esquema e algumas cagadas de projeto,sem falar de peças ruim...mas o resumo de tudo é, espero que o mecânico fique rico daqui pra frente...e o dono do carro ao invés de dizer: da um jeitinho,da pra só apagar a luz...ele diga o que é preciso pra consertar faça, por favor...(o resto de rico tá mudando,e a realidade é outra)
Vamo tentar ajudar esse tópico aí sem solução.. nosso desafio é grande...
Na minha opinão o que impacta na área automotiva são as normas ambientais onde as montadoras precisam cada vez mais aplicar tecnologias em seus veículos para atender as normas e consequentemente impacta na reparação em ter que adquirir novos equipamentos e treinamentos.
MECCOM - Na verdade o modo mais coerente em lidar com todas essas tecnologias de modo assertivo e ter equipamentos de diagnósticos e testes. O primeiro deles é o da saúde da bateria. E depois dar seguimento ao restane.