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O novo crossover compacto Volkswagen Tera promete revolucionar no segmento


Com motores já conhecidos, transmissão manual ou automática, faróis de LED de série, o Tera promete ser competitivo entre os crossovers compactos brasileiros

Por: Leonardo David - 05 de fevereiro de 2025

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A Volkswagen está pronta para abalar o mercado brasileiro com o lançamento do Tera, seu mais novo crossover compacto, que chega para competir com modelos consagrados como o Fiat Pulse e o Renault Kardian. A estreia oficial está marcada para 2 de março de 2025, durante o Carnaval, uma data estrategicamente escolhida para garantir máxima visibilidade e impacto. Mas por que a VW decidiu lançar um novo modelo, se o Polo já é o carro mais vendido da marca no Brasil? A resposta está na crescente demanda por SUVs e crossovers, que dominam as preferências dos consumidores brasileiros.

 
O que é o VW Tera?

Tera é um crossover compacto que promete unir o DNA da Volkswagen em termos de qualidade, desempenho e tecnologia, com o apelo visual e a versatilidade que os brasileiros tanto apreciam. Produzido na fábrica de Taubaté (SP), o Tera compartilhará a linha de montagem com o Polo, o que permite à marca otimizar custos e garantir uma produção ágil para atender à alta demanda esperada.


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Por que o Tera e não apenas o Polo?

Polo é, de fato, um sucesso absoluto da Volkswagen no Brasil, mas o mercado automotivo está em constante transformação. Nos últimos anos, os SUVs e crossovers ganharam espaço significativo, representando uma fatia cada vez maior das vendas. A VW entendeu que precisava de um produto mais alinhado às tendências atuais, que oferecesse a altura elevada, o design robusto e a versatilidade que os consumidores buscam.

Além disso, o Tera não substitui o Polo, mas complementa o portfólio da marca. Enquanto o Polo continua como uma opção sólida para quem prefere hatchbacks, o Tera atrai um público que deseja um veículo mais alto e com cara de SUV, sem renunciar à confiabilidade e da tecnologia Volkswagen.

 
Informações técnicas do VW Tera

O Tera herdará do Polo diversos elementos técnicos, o que garante um produto robusto e familiar aos fãs da marca. Confira algumas das especificações esperadas


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·        Para saber mais sobre os detalhes do sistema de sobrealimentação do motor 1.0 TSI, confira a matéria completa aqui: Os detalhes do sistema de sobrealimentação do motor 1.0 TSI


  • Motorização
    • Versão de entrada: O Tera contará com o motor 1.0 MPI, aspirado de 3 cilindros flex, que oferece 84 cv de potência e 10,3 kgfm de torque no etanol, e 77 cv e 9,6 kgfm na gasolina.
    • Outras versões: O modelo contará o motor 170 TSI de 3 cilindros, com 109 cv de potência na gasolina e 116 cv no etanol, além de 16,8 kgfm de torque com qualquer combustível. O motor 200 TSI, por sua vez, ficará reservado para modelos como Nivus, Virtus e T-Cross.

  • Transmissão
    • Nas versões com motores MPI, terá uma transmissão manual de cinco marchas (caixa MQ200).
    • Já as versões mais equipadas contarão com um câmbio automático de 6 marchas (Aisin AQ160).

  • Plataforma:
    • O Tera será construído na plataforma MQB A0, a mesma utilizada pelo Polo e Nivus, garantindo um bom equilíbrio entre dirigibilidade, espaço interno e segurança.

  • Itens de série
    • Diferente de muitos concorrentes, o Tera conta com faróis de LED mesmo na versão básica.


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Posicionamento no mercado

O Tera chega para competir diretamente com modelos como o Fiat Pulse e o Renault Kardian, além de complementar o portfólio da Volkswagen ao lado do Nivus, que atua em um segmento um pouco mais premium.

Ainda é cedo para falar de preços, mas é possível especular que os valores devem ficar entre R$ 100 mil e R$ 130 mil, dependendo da versão.

Com essa combinação de motorizações, transmissões e itens de série, o Tera entrega um conjunto alinhado ao padrão atual do mercado, posicionando-se como uma opção versátil, ainda que em uma faixa de preço mais elevada.