A Volkswagen está pronta para abalar o mercado brasileiro com
o lançamento do Tera, seu mais novo crossover compacto, que chega
para competir com modelos consagrados como o Fiat Pulse e
o Renault Kardian. A estreia oficial está marcada para 2 de
março de 2025, durante o Carnaval, uma data estrategicamente escolhida para
garantir máxima visibilidade e impacto. Mas por que a VW decidiu lançar um novo
modelo, se o Polo já é o carro mais vendido da marca no
Brasil? A resposta está na crescente demanda por SUVs e crossovers, que dominam
as preferências dos consumidores brasileiros.
O que é o VW Tera?
O Tera é um crossover compacto que promete unir o DNA da Volkswagen em termos de qualidade, desempenho e tecnologia, com o apelo visual e a versatilidade que os brasileiros tanto apreciam. Produzido na fábrica de Taubaté (SP), o Tera compartilhará a linha de montagem com o Polo, o que permite à marca otimizar custos e garantir uma produção ágil para atender à alta demanda esperada.
Por que o Tera e não apenas o Polo?
O Polo é, de fato, um sucesso absoluto da Volkswagen no Brasil, mas o mercado automotivo está em constante transformação. Nos últimos anos, os SUVs e crossovers ganharam espaço significativo, representando uma fatia cada vez maior das vendas. A VW entendeu que precisava de um produto mais alinhado às tendências atuais, que oferecesse a altura elevada, o design robusto e a versatilidade que os consumidores buscam.
Além disso, o Tera não substitui o Polo, mas complementa o portfólio da marca. Enquanto o Polo continua como uma opção sólida para quem prefere hatchbacks, o Tera atrai um público que deseja um veículo mais alto e com cara de SUV, sem renunciar à confiabilidade e da tecnologia Volkswagen.
Informações
técnicas do VW Tera
O Tera herdará do Polo diversos elementos técnicos, o que garante um produto robusto e familiar aos fãs da marca. Confira algumas das especificações esperadas
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Posicionamento no mercado
O Tera chega para competir diretamente com modelos como o Fiat Pulse e o Renault Kardian, além de complementar o portfólio da Volkswagen ao lado do Nivus, que atua em um segmento um pouco mais premium.
Ainda é cedo para falar de preços, mas é possível especular que os valores devem ficar entre R$ 100 mil e R$ 130 mil, dependendo da versão.
Com essa combinação de motorizações, transmissões e itens de série, o Tera entrega um conjunto alinhado ao padrão atual do mercado, posicionando-se como uma opção versátil, ainda que em uma faixa de preço mais elevada.