Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Volkswagen
  4. /
  5. Transmissão Automática do Tiguan

Transmissão Automática do Tiguan

O sistema de transmissão do Volkswagen Tiguan é do tipo automático, ou seja, realiza as trocas de marchas automaticamente gerenciadas por uma unidade

Da Redação
22 de julho de 2024

Capítulo 1 –Transmissão Automática do Tiguan 

O sistema de transmissão do Volkswagen Tiguan é do tipo automático, ou seja, realiza as trocas de marchas automaticamente gerenciadas por uma unidade. Pela grande utilização da transmissão DSG em conjunto com o motor 2.0 TSI, a transmissão do Tiguan é muito confundida com a DSG, porém elas não possuem mesmo conceito e seu funcionamento é totalmente diferente.Ambas serão agora brevemente explicadas. 

Numa transmissão automática, o componente que realiza a conexão entre o motor e a transmissão é o chamado conversor de torque. O conversor de torque basicamente transmite o torque do motor para o conjunto da transmissão utilizando um sistema hidráulico, o que permite que ocorra deslizamento sem atrito, que o veículo fique parado e que o motor continue funcionando sem que haja desconexão mecânica como ocorre nas transmissões manuais ou de dupla embreagem (DSG).  

O conversor de torque é dividido basicamente em duas metades:em uma está localizada a bomba, que é conectada ao volante do motor; já na segunda metade do conversor de torque está a turbina, conectada à transmissão. A bomba possui função de transformar o torque do motor em fluxo do fluido hidráulico que irá circular no conversor de torque, mesmo fluido que circula na transmissão automática. 

A turbina possui função inversa à da bomba, recebendo fluxo de fluido e gerando torque para a transmissão. Dessa forma, caso o veículo esteja parado com o motor funcionando, a bomba irá gerar fluxo de fluido, porém não será capaz de movimentar o sistema de transmissão, e o fluido hidráulico circulará dentro do próprio conversor por meio das folgas entre as peças móveis. Além da transmissão do torque, o conversor é responsável pelo acionamento da bomba hidráulica da transmissão automática. Fazendo uma analogia, o funcionamento do sistema bomba e turbina do conversor de torque é similar a um cata-vento na frente de um ventilador, com o ventilador representando o motor do veículo, que possui movimento contínuo. O cata-vento pode ser imobilizado mesmo com o ventilador em funcionamento; ao liberar-se o cata-vento, seu movimento se inicia até que sua rotação seja praticamente a mesma do ventilador.O conversor de torque possui o mesmo funcionamento, porém em vez de utilizar o fluxo de ar utiliza fluxo de fluido hidráulico. 

public/img/noticias/Transmissao-automatica-do-Tiguan (8).jpg-ad3c

Na imagem estão os componentes internos do conversor de torque. O rotor localizado entre a bomba e a turbina é responsável pelo direcionamento do fluxo de fluido hidráulico gerado pela bomba, que aciona a turbina. 

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Volkswagen
Volkswagen
Procedimento de sincronismo do motor EA189 2.0 TDI da picape Amarok
Volkswagen
Volkswagen
Sistema start-stop do T-Cross 2019: eficiência e economia em movimento
Volkswagen
Volkswagen
Remoção das correntes de sincronismo do motor 3.0 V6 da picape Amarok