Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Volkswagen
  4. /
  5. Os sistemas de proteção aos ocupantes do T-Cross 2019

Os sistemas de proteção aos ocupantes do T-Cross 2019

Um dos maiores sucessos da Volkswagen foi apresentado ao público em meados de 2018.

Da redação
08 de julho de 2024

O T-Cross foi apresentado ao mundo através de um evento on-line de transmissão simultânea para a Europa e a América do Sul, já como uma verdadeira inovação no que se refere a eventos de lançamento de produtos do mundo automotivo. Aqui no Brasil, as suas vendas se iniciaram no primeiro semestre de 2019 e foram um verdadeiro sucesso. Ele foi comercializado como o primeiro SUVW (sigla utilizada como marketing dos veículos SUV atuais da marca Volkswagen), baseado na plataforma MQB (Estratégia de Montagem Modular Transversal), a qual faz parte da ofensiva de lançamentos de produtos da marca no Brasil. Graças à tecnologia empregada na fabricação dos veículos dessa plataforma, o T-Cross alcançou a classificação de cinco estrelas em segurança passiva para adultos e crianças segundo o órgão Latin NCap.


public/img/noticias/evento-01.jpg-49f4

O T-Cross é mais um dos veículos produzidos sob a plataforma MQB. Essa plataforma permite a montagem de diversos veículos, de diversas categorias, na mesma linha de montagem. Para se ter uma ideia, com a plataforma MQB o grupo Volkswagen poderia montar mais de 40 modelos diferentes de veículos, a maioria das marcas do conglomerado.


A consolidação do sucesso do T-Cross

Em julho de 2020, o SUVW T-Cross foi o veículo mais vendido do mês no Brasil, ultrapassando a marca de 10.200 unidades comercializadas e o então líder de vendas havia cinco anos (um hatch de outra marca).

Fonte: https://autoesporte.globo.com/videos/noticia/2020/08/volkswagen-t-cross-passa-chevrolet-onix-e-e-o-carro-mais-vendido-em-julho-de-2020.ghtml

Destaques do T-Cross

Ainda como inovação da Volkswagen, os destaques de lançamento do T-Cross foram trazidos em frases conceituais que associavam os itens opcionais dos modelos do veículo aos estilos conceituados nas frases:

Be Cool

· Teto solar deslizante panorâmico à proporciona maior captação da claridade externa por conta de maior área de vidro no teto.

· Iluminação ambiente em LED à um filete de LED na cor branca que atravessa todo o painel de instrumentos e proporciona requinte.

· Elemento reflexivo à trouxe uma tendência estética para o sistema de iluminação traseira, proporcionando modernidade e beleza.


public/img/noticias/evento-02.jpg-6e08

Elemento reflexivo do T-Cross. Esse componente não possui LED, pois, além da estética, ele tem a função de refletor de luz.


Be Intuitive

Painel digital AID – Active Info Display à o instrumento combinado do T-Cross (quando equipado com AID) permite diversas configurações para a visualização das informações.

Climatronic à sistema de ar-condicionado totalmente eletrônico, munido de servomotores e sensores para o monitoramento e a atuação de todo o circuito de refrigeração.

Sensor de luz e chuva à Identifica a pouca luminosidade e permite que os faróis sejam acesos automaticamente. Além disso, o sensor é capaz de identificar a mudança de tempo (pela diminuição da luminosidade) e ativar o limpador de para-brisa automaticamente (uma vez que a alavanca do limpador esteja posicionada para o primeiro estágio ativado).


Be Practical

Park Assist 3.0 à terceira geração do sistema de estacionamento assistido, capaz de identificar uma vaga a 90° ou 180° e realizar a ação de estacionar, deixando para o condutor somente a função de controlar os freios do veículo até finalizarem as manobras.

Sistema Kessy Entry & Go à sistema de acesso ao veículo e partida do motor sem a utilização da chave (de forma mecânica).

Sistema Start-Stop 2.0 à desliga e religa o motor automaticamente nas breves paradas do veículo (exemplo: nos semáforos), com o intuito de reduzir a emissão de poluentes e promover economia de combustível.


Be Safe

Alerta de fadiga ao condutor à analisa a característica de condução do motorista e, caso haja alterações após um longo tempo de utilização do veículo, o instrumento combinado emite um gongo e apresenta a imagem de uma xícara de café no centro do painel, recomendando que seja feita uma breve parada do veículo.

Monitoramento da pressão dos pneus à compara a velocidade das quatro rodas do veículo. Caso uma delas apresente velocidade diferente, uma luz de anomalia se acende no painel para que você pare o veículo e recalibre os pneus.

Sistema de freios pós-colisão à após uma colisão (com ou sem acionamento dos airbags), a eletrônica dos freios recebe, via CAN, a informação sobre a respectiva colisão e determina uma frenagem automática do veículo a fim de evitar mais colisões posteriores à primeira.


Sistema de proteção aos ocupantes

O T-Cross é equipado de série por seis airbags, sendo dois frontais, dois laterais para a proteção do tórax e de parte do abdômen, e dois de cabeça (também conhecidos como airbags de cortina).


public/img/noticias/evento-03.jpg-c60c

A figura ilustra um T-Cross com todos os airbags inflados. Os airbags de cabeça visam proteger tanto o condutor e o passageiro da frente quanto os passageiros dos bancos traseiros.


Características dos airbags do T-Cross

Os airbags são bolsas de nylon que se inflam pela reação de um composto químico que libera nitrogênio em volume e velocidade suficientemente rápidos para inflar a bolsa em frações de segundo. Cada uma das bolsas de airbags foi dimensionada para atuar em determinados tipos de colisões e abranger parte da área do habitáculo.

Airbag do condutor – é montado dentro do volante, juntamente com o acionador da buzina. Tem o volume de 60 litros e o disparo para a sua deflagração é de apenas um estágio.


public/img/noticias/evento-04.jpg-2f41

Bolsa do airbag do condutor. A sua fixação ao volante é feita por meio de grampos de pressão, dispensando a necessidade de parafusos.


Airbag do passageiro – é montado no painel de instrumentos, acima do porta-luvas, e o seu volume é de 105 litros, também com apenas um estágio de ativação.


public/img/noticias/evento-05.jpg-3ab4

Bolsa do airbag do passageiro. Ela é fixada no painel de instrumentos através de parafusos.


Airbags laterais – são montados na lateral de cada um dos encostos dos bancos dianteiros. Eles atuam em colisões laterais, nas quais somente o airbag do lado em que foi detectada a colisão é deflagrado.


Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Volkswagen
Volkswagen
Procedimento de sincronismo do motor EA189 2.0 TDI da picape Amarok
Volkswagen
Volkswagen
Sistema start-stop do T-Cross 2019: eficiência e economia em movimento
Volkswagen
Volkswagen
Remoção das correntes de sincronismo do motor 3.0 V6 da picape Amarok