Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Volkswagen
  4. /
  5. Motor EA111

Motor EA111

O motor EA111 foi projetado com o bloco em liga de ferro fundido com adição de materiais para proporcionar maior resistência do material do bloco

Da Redação
19 de julho de 2024

Capítulo 1

 Motor EA111  

O motor EA111 foi projetado com o bloco em liga de ferro fundido com adição de materiais para proporcionar maior resistência do material do bloco. Todas as versões do motor EA111 foram desenvolvidos em 4 cilindros, porém com cilindradas diferentes, existindo em verões 1.0, 1.4  e 1.6 litros. A versão de 1 litro teve duas variações, a 8 válvulas e a 16 válvulas, porém a versão multi válvulas foi descontinuado a partir da 4ª geração do Gol. 

O motor EA111 utilizado atualmente é o motor 1.6 com 8 válvulas, porém algumas medidas e tolerâncias serão passadas de outros motores também. Assim como os motores da família EA111 sofreram alterações, os sistemas de gerenciamento destes motores também evoluíram e passaram a ter a tecnologia TotalFlex. A tecnologia drive-by-wire também foi um marco dos motores EA111, pois até então o acelerador era acionado somente por cabo. 

Iniciaremos com o procedimento de remoção do cabeçote deste motor. A remoção é iniciada pela desmontagem da correia dentada. Para remover a correia dentada será necessário a desmontagem do coxim do motor, por isso o primeiro passo para a desmontagem do cabeçote é desmontar o conjunto do filtro de ar e então colocar o motor no ponto. Para colocar o motor no ponto, primeiramente remova a correia de acessórios, podendo existir variações de acordo com os opcionais do veículo, por exemplo, se não possuir ar condicionado ou direção hidráulica, a correia será diferente da aplicada ao veículo com estes equipamentos, outra variação que pode ser encontrada é que em alguns modelos a correia que aciona o compressor do ar condicionado é a mesma que aciona a bomba da direção e o alternador, já em outros casos, o compressor do ar condicionado é acionado por uma correia independente. Antes da remoção da correia poly-v, remova a cobertura de proteção da caixa de roda para facilitar o trabalho. Se a correia será substituída, pode cortar a mesma, porém se a correia possui condições de ser reutilizada, remova com a ferramenta de extração, conforme a figura a seguir.

public/img/noticias/Motor-EA-11-1   (6).jpg-eff2

Se a correia poly-v for reutilizada, marque o sentido de giro antes da desmontagem e em seguida utilize a ferramenta de extração conforme a figura, posicionando entre a correia e a polia e então gire a árvore de manivelas no sentido de trabalho, a ferramenta expulsará a correia da polia, desmontando o conjunto. 


Após desmontar a correia poli-v, remova a polia do virabrequim que aciona a correia poli-v, esta polia é fixada por 4 parafusos de sextava interno. Depois remova a cobertura da correia dentada, tanto a inferior como a superior. Esta cobertura tem extrema importância, pois evita que objetos sejam lançados contra a correia dentada, ocasionando a sua quebra ou fazendo com que o motor saia de sincronismo.As capas de proteção da correia dentada possui fixação por travas e parafusos. Tenha cuidado durante a desmontagem para não quebrar as capas. 

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Volkswagen
Volkswagen
Procedimento de sincronismo do motor EA189 2.0 TDI da picape Amarok
Volkswagen
Volkswagen
Sistema start-stop do T-Cross 2019: eficiência e economia em movimento
Volkswagen
Volkswagen
Remoção das correntes de sincronismo do motor 3.0 V6 da picape Amarok