Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
Capítulo 1 – Motor 2.0 TSI EA888
Os motores 2.0 TSI da família EA888 possuem o sistema de injeção direta e são turboalimentados. Este motor possui caraterísticas como durabilidade e economia de combustível devido às tecnologias aplicadas, proporcionando também uma construção compacta, possibilitando a aplicação em diversos veículos. Atualmente estes motores são produzidos na cidade de Györ na Hungria e na China, possuem 4 cilindros em linha com 4 válvulas por cilindro, totalizando 16 válvulas. Estas são acionadas por dois comandos de válvulas localizados no cabeçote com distribuição por corrente, que tem a vantagem de possuir menor manutenção que um motor com correia dentada, pois tem uma durabilidade muito maior.
O motor 2.0 TSI EA888 possui 3 correntes, sendo uma para acionamento dos comandos de válvulas, um para a bomba de óleo e uma para as árvores equilibradoras. Somente a corrente da bomba de óleo não possui ponto de montagem, as outras duas devem seguir rigorosamente a montagem para que o motor tenha perfeito funcionamento.
Durante a montagem do motor, a primeira corrente a ser montada é a corrente de acionamento das árvores equilibradoras. Essas árvores possuem contrapesos que geram vibrações para anular as geradas pelo funcionamento do motor. Essas vibrações devem ser geradas nos momentos exatos, por isso devem ser cuidadosamente montadas.
Para a montagem deve-se primeiramente verificar a posição correta da árvore equilibradora localizada no lado da admissão. Esta árvore possui uma engrenagem intermediária que deve ser posicionada corretamente antes da montagem da corrente.
Para posicionar corretamente a corrente basta girar a engrenagem até que coincidam as marcações da árvore e da engrenagem intermediária. A coincidência da marcação somente ocorre de sete em sete voltas. Lembrando que a montagem da corrente deve ocorrer com o primeiro pistão em PMS (ponto morto superior).
A engrenagem que se encaixa no virabrequim possui um entalhe de encaixe que deve ser montado na posição correta com ricos de danos ao virabrequim, necessitando sua troca. A polia da correia poli-v possui um entalhe que quando está coincidindo com uma marcação na tampa da corrente, indica que o primeiro pistão está em PMS.
O entalhe da árvore de manivelas fica na posição ho