Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Volkswagen
  4. /
  5. Estratégias de funcionamento do sistema Start-Stop do Jetta 2019

Estratégias de funcionamento do sistema Start-Stop do Jetta 2019

É cada vez mais comum você estar parando o seu veículo, por exemplo, em um semáforo fechado, e perceber que o motor do carro ao lado foi desligado.

Da redação
08 de julho de 2024

O que chama ainda mais atenção é que, no momento que esse semáforo abre, o veículo do motor recém-desligado volta a funcionar. Pois bem, o veículo em questão é equipado com o sistema Start-Stop, que consiste na tecnologia capaz de desligar e religar automaticamente o motor nas paradas breves, em semáforos ou por determinadas condições do tráfego.  

Esse sistema foi desenvolvido com o propósito inicial de diminuir a emissão de gases poluentes pelo motor, principalmente nas situações de “anda e para” ocasionadas pelo volume de veículos circulando ao mesmo tempo nos grandes centros urbanos.  

O Start-Stop promove vantagens, tais como:  

Economia de combustívelà Como o funcionamento do motor consome combustível mesmo em marcha-lenta, desligá-lo em breves paradas contribui para a economia durante o trajeto. 

Conforto acústicoà O motor desligado enquanto o veículo estáparado significa menos ruído sendoemitido, especialmente quando há uma concentração de veículos em um pequeno espaço, como em semáforos fechados. 


Para as explicações do sistema Start-Stop, iremos nos basear no veículo Jetta 2019, que é equipado de série com esse sistema. Porém, toda sua estrutura é similar aos demais veículos montados sob a plataforma MQB (Estratégia de Montagem Modular Transversal). 

O sistema Start-Stop diferencia-se de outros sistemas justamente por não possuir sensores, atuadores e nem unidade de controle próprios. Ele consiste em integrar diversos sistemas cujas informações irão contribuir para que o motor possa ser desligado ou impedido de desligar nas breves paradas do veículo. Para se ter uma ideia, em uma parada breve na qual o sistema Start-Stop decidiu desligar o motor, algumas atividades realizadas pelos sistemas do veículo devem estar aptas ao funcionamento independentemente do estado do motor. São elas: energia mínima acumulada na bateria, para garantir a partida do motor e a alimentação elétrica da rede de bordo; concentração mínima de vácuo no servofreio, para garantir algumas ações de frenagens;entre outros exemplos.  

Funcionamento do Start-Stop 

Ao funcionar o veículo, o sistema Start-Stop já estará ativo. As estratégias de funcionamento acontecem dentro de dois processos distintos: processo de parada e processo de partida.  

Processo de parada–

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Volkswagen
Volkswagen
Procedimento de sincronismo do motor EA189 2.0 TDI da picape Amarok
Volkswagen
Volkswagen
Sistema start-stop do T-Cross 2019: eficiência e economia em movimento
Volkswagen
Volkswagen
Remoção das correntes de sincronismo do motor 3.0 V6 da picape Amarok