Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
Capítulo 1 – Sistema Climatronic
O sistema climatronic é o sistema mais avançado, quando se trata do assunto climatização. Esse sistema possui muitos componentes comuns de um sistema de climatização convencional, porém com muitos agregados eletroeletrônicos, para conseguir os controles necessários.
O climatizador para os ocupantes do veículo e em especial para o condutor é de grande importância, pois a alta temperatura reduz a capacidade de percepção e reação do condutor em até 20%, ou seja, este componente é um componente de segurança, pois melhora o conforto e reações do condutor evitando assim possíveis acidentes.
Além do controle de temperatura, o sistema de climatização regula a umidade do ar. A umidade é um fator muito importante quando se trata de temperatura e conforto, pois influencia diretamente na sensação térmica e com isso pode-se atingir um melhor conforto dos ocupantes.
Antes de explicar as particularidades e estratégias de funcionamento do Climatronic, iremos explicar sobre o funcionamento do sistema de refrigeração, pois o Climatronic surge da necessidade de controle sobre o sistema de climatização convencional.
O sistema de climatização é baseado no circuito de refrigeração, o qual é responsável por transportar o calor entre dois componentes, instalados em dois ambientes diferentes. O circuito de refrigeração é baseado na troca de calor quando uma substância se alterna entre os estados líquido e gasoso. Para passar do estado gasoso para o líquido, a substância deve perder calor e para ocorrer o inverso, deve receber calor para conseguir evaporar. Baseado nisso, o sistema de climatização utiliza do princípio da equação geral dos gases, onde a pressão e temperatura são proporcionais, forçando uma queda de pressão e uma evaporação do fluido, assim a temperatura do fluido diminui muito gerando uma temperatura menor que o ambiente. A substância que se alterna entre os estados líquidos e gasoso, capaz de transportar o calor é conhecido como fluido refrigerante, popularmente conhecido como gás refrigerante. O fluido para cada sistema de refrigeração é projetado de acordo com as temperaturas de trabalho do sistema. No caso do sistema automotivo, o fluido refrigerante é o R134a. Cada fluido de refrigeração possui características diferentes, a principal delas é a curva de temperatura e pressão em que o fluido passa de líquido para gasoso.
No gráfico podemos ver a temperatura em que o R134a muda de estado físico. Essas temperaturas que variam de acordo com a pressão são o que definem este fluido para o sistema de climatização automotiva. Esse fluido a uma pressão atmosférica possui uma temperatura de evaporação de -26°C aproximadamente.
O circuito de refrigeração possui um compressor, dois trocadores de calor chamados de condensador e evaporador, uma válvula de expansão, tubos para as conexões e um filtro secador.
O compressor é responsável por gerar o fluxo de fluido refrigerante. Diferentes tipos de compressores são aplicados na linha automotiva e em específico na linha Volkswagen o tipo mais comum é o compressor rotativo de pistões com deslocamento variável. O deslocamento normalmente é realizado por meio de uma válvula puramente mecânica, mas no sistema Climatronic