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Os reparos no módulo de bomba d’água do motor EA211 1.0 TSI


Desde o seu lançamento aqui no Brasil, o motor EA211 1.0 3 cilindros TSI desponta entre os mais eficientes motores da atualidade.

Da redação
08 de julho de 2024

Todo esse sucesso se dá por conta da tecnologia empregada nos seus sistemas, que promove uma considerável entrega de torque e potência e economia de combustível, e garante o melhor controle na emissão de poluentes. Para se ter uma ideia do que foi empregado nesse motor, vamos conhecer o duplo sistema de arrefecimento, que trabalha fazendo o controle individual das temperaturas do cabeçote e do bloco.


O duplo circuito de arrefecimento

O motor EA211 possui dois circuitos distintos de arrefecimento, um para o cabeçote e outro para o bloco do motor. Dessa forma, o controle da temperatura pode ser feito individualmente entre essas duas principais partes do motor. A temperatura máxima do cabeçote é de 87°C. Já a temperatura máxima do bloco do motor é de 105°C. Essa divisão é feita a partir do módulo de bomba d’água, que fica instalado na parte traseira do cabeçote e pode ser considerado o ponto de partida dos dois circuitos de arrefecimento.


Módulo de bomba d’água

É composto por uma bomba d’água e duas válvulas termostáticas. Uma, que trabalha em menores temperaturas, tem o início de abertura a 80°C e abertura total a 87°C. Com isso, o líquido de arrefecimento do cabeçote é trocado por uma quantidade em menor temperatura. Já a segunda válvula termostática controla a temperatura do bloco do motor, com início de abertura a 95°C e abertura total a 105°C, na qual todo o líquido de arrefecimento do bloco é renovado pela quantidade que acabou de ser refrigerada no radiador, permitindo controle da temperatura de trabalho do motor.


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A figura apresenta o módulo de bomba d’água, que é composto, além da bomba, pelas válvulas termostáticas do bloco e do cabeçote. O módulo está localizado na parte traseira do motor e a bomba d’água é acionada através de uma minicorreia dentada e de uma engrenagem instalada no eixo do comando das válvulas de escape. O diagnóstico das válvulas termostáticas segue o modo convencional, ou seja, avalia a temperatura das mangueiras.


Reparos no módulo da bomba d’água

No módulo de bomba d’água é possível efetuar alguns reparos, tais como a troca da bomba d’água e a troca da válvula termostática do cabeçote ou da válvula termostática do bloco do motor. Para os trabalhos que necessitam da remoção do módulo, desconecte todas as mangueiras ligadas ao flange do módulo de bomba d’água. Em seguida, retire a cobertura de proteção da engrenagem da correia dentada.



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Após remover os dois parafusos indicados pelas setas, puxe a cobertura 1 para cima para removê-la e obter acesso à correia dentada do módulo de bomba d’água.

Por fim, remova os parafusos de fixação do módulo, o qual sairá inteiro e permitirá a sua desmontagem em uma bancada para que sejam efetuados os reparos.

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Para remover o módulo de bomba d’água, faça a soltura dos parafusos (torx 30) na sequência decrescente em relação aos números, ou seja, do 5 ao 1.


Substituição da bomba d’água – a bomba é montada juntamente com o flange do módulo. Dessa forma, só é possível substituir a bomba d’água por completo, ou seja, juntamente com o flange do módulo.

Substituição da válvula termostática do cabeçote – essa válvula controla o circuito maior do sistema e pode ser removida mesmo com o módulo de bomba d’água instalado. Para isso, remova a tampa de cobertura da válvula com a chave de remoção T10508 e uma catraca, e gire-a no sentido anti-horário até que a válvula se desprenda do alojamento. A instalação da peça nova deverá ser feita com movimentos giratórios no sentido horário até que a válvula esteja devidamente alojada.


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Procedimento de remoção da válvula termostática do cabeçote.


Substituição da válvula termostática do bloco do motor – já essa válvula controla o circuito menor do sistema e, para a sua remoção, o módulo deverá ser desmontado. Para isso, com o módulo removido, faça a desmontagem removendo os parafusos identificados na figura a seguir com letras de A a F. As duas partes do módulo ficarão separadas e a válvula termostática do bloco estará exposta para ser substituída. Para reapertar os parafusos, aplique um torque de 8 Nm.


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Desmontagem do módulo para substituição da válvula termostática do circuito do bloco.


Procedimento de instalação do módulo de bomba d’água

Para reinstalar corretamente o módulo de bomba d’água, prenda-o com os 5 parafusos.


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Instale a correia dentada de acionamento da bomba e aperte os parafusos em quatro fases:

1 – aperte todos os parafusos manualmente até estarem justos;

2– aplique um torque de 10 Nm em três dos cinco parafusos, na sequência 2, 1, 5;

3 – com a ajuda de outro mecânico, instale um torquímetro, com um soquete Allen 10, no fuso de tensionamento da correia (identificado na figura pelo número 6), aplicando torque de 30 Nm;

4 – peça para esse segundo mecânico manter o conjunto tensionado pelo torquímetro e aperte todos os parafusos, na sequência de 1 a 5, com um torque final de 12 Nm.


Coletor de escapamento integrado ao cabeçote

O líquido de arrefecimento que circula no cabeçote banha as paredes do coletor de escapamento. Com isso, há uma troca térmica na qual, em fase fria do motor, o líquido de arrefecimento é aquecido mais rapidamente pelo gás de escape do motor. Em razão de o conversor catalítico ser fixado diretamente no coletor de escape, o gás de escape não perde muito calor durante o aquecimento do motor e, mesmo com o arrefecimento, o conversor catalítico é aquecido mais rapidamente até a temperatura de trabalho. Já na fase de altas temperaturas do motor, o líquido de arrefecimento controla a temperatura dos gases de escape, fazendo com que haja melhor controle na emissão de poluentes.

Quando o sistema é operado em plena carga, o coletor de escape é arrefecido de forma mais severa pelo líquido e o motor trabalha numa faixa mais otimizada de consumo de combustível e lambda 1.


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Cabeçote com coletor de escapamento integrado


Circuito de refrigeração do sistema de sobrealimentação

Além do duplo circuito de arrefecimento desse motor, o controle de temperatura do sistema de sobrealimentação é feito através do líquido de arrefecimento. Para isso o motor possui um terceiro circuito, dotado de:

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