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Capítulo 1
Motor EA113 2.0 TotalFlex
O motor EA113 TotalFlex equipou a versão de entrada do Jetta com o intuito de trazer uma versão bicombustível do veículo, mantendo o mesmo desempenho e a economia. Esse motor é da família EA113 e possui 4 cilindros com 2 válvulas cada, totalizando 8 válvulas. Também foi aplicado ao Golf de 4ª geração, ao Bora e ao Beetle. No Jetta, esse motor recebeu alterações de taxa de compressão, gerenciamento e tecnologia bicombustível que fazem com que sua entrega de torque atinja incríveis 18,4 kgfm a 4.000 RPM e 120cv a 5.000 RPM,permitindo respostas rápidas a solicitações do condutor.
A família de motores EA113 teve vários modelos, entre eles o famoso motor 1.8 20v turbo, aplicado ao Golf GTI,que, assim como o motor 2.0 do Jetta, foi símbolo de ótimo desempenho com pouquíssima manutenção.
O motor EA113 2.0 TotalFlextem estrutura compacta e exige pouca manutenção. Esse motor possui cabeçote de fluxo cruzado e tampa de válvulas de alumínio.
O primeiro tema de que trataremos é a manutenção básica; uma das mais importantes etapas para a longavida desse motor