Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
O sistema E-Flex foi empregado pela primeira vez em um veículo Volkswagen, no Polo BlueMotion no ano de 2008. Na ocasião o motor que equipava este veículo era o EA111 - 1.6 – 4 cilindros. Essa versão de veículo era dotada de diversos componentes que tinham o apelo ecológico, tais como:
Pneus verdes à construídos em uma borracha especial, capaz de oferecer baixa resistência à rolagem, o que contribuía para a economia de combustível;
Coberturas do para-choque modificadas à as partes inferiores ficavam mais próxima do solo (como spoilers) o que trazia melhorias no coeficiente de penetração aerodinâmico e diminuía a resistência do ar contra a carroceria;
Grade do radiador modificada à alterações nas frestas de entrada de ar contribuindo para o melhor deslocamento do ar;
Tecnologia BlueMotionà Alteração nos software do instrumento combinado, com o intuito do condutor receber “dicas ecológicas” em forma de mensagens no instrumento combinado, tais como: fechar as janelas das portas durante o uso do ar-condicionado, mudar a marcha para cima ou para baixo para otimizar o torque do motor, etc.
A primeira versão do sistema E-Flex já possuía elementos aquecedores instalados no tubo distribuidor de combustível (flauta), construído em aço, e uma unidade de controle do pré aquecimento, que era gerenciado pela unidade de controle do motor. Já nesta primeira versão, o etanol era aquecido no tubo distribuidor e o motor poderia entrar em funcionamento em qualquer condição climática.
Como funciona o Sistema E-Flex
Para que o Sistema E-Flex funcione perfeitamente, diversos componentes foram empregados, na rede de bordo e no motor. O objetivo disso é fazer com que o motor seja capaz de entrar em funcionamento estando abastecido com etanol. A função do sistema é aquecer o etanol existente no tubo distribuidor de combustível, até que este chegue à temperatura de 80° C, pois nessas condições o motor é capaz de entrar em funcionamento como se estivesse abastecido com 100% de gasolina. A explicação é que,