
A primeira turma do programa Ford na Bahia concluiu formação em tecnologia com a diplomação de 150 alunos em cerimônia realizada no SENAI CIMATEC, em Salvador. A iniciativa gratuita tem como foco a capacitação de pessoas em situação de vulnerabilidade social para atuação em um setor que enfrenta escassez de mão de obra qualificada. Durante a solenidade, representantes da Ford, do SENAI CIMATEC, da Rede Cidadã e da rede de concessionárias da marca destacaram a importância da educação para ampliar oportunidades de inserção profissional. “O Ford surgiu como uma ponte para atender a essa necessidade, com uma formação abrangente que prepara o profissional não apenas para a atuação técnica, mas também para os desafios de um mercado em constante evolução”, afirmou Pamela Paiffer, diretora de Comunicação e Responsabilidade Social da Ford América do Sul. Criado pela Ford e pela Ford Philanthropy, o programa foi lançado no Brasil em 2023 e chegou à Bahia em 2025. Desde então, já atendeu mais de mil alunos no país e foi expandido para Argentina, Chile, Peru e Colômbia. Além da formação em programação Front-End, a iniciativa passou a oferecer neste ano capacitação em Back-End, complementada por aulas de lógica, habilidades comportamentais, mentorias e palestras. Leia também Os participantes recebem auxílio para alimentação e transporte, suporte pedagógico e apoio na busca por oportunidades de trabalho. “No início, eu acreditava que o Ford seria um projeto apenas com foco profissional, não sabia o quanto essa jornada iria transformar a nossa vida”, relatou Rafael Carvalho, ex-aluno e beneficiado com uma bolsa de intercâmbio oferecida pelo programa.
Conteúdo
útil?
Faça login para avaliar
Foi útil?