Este mês o reparador Adelson José Lavarize, leitor e integrante do fórum do jornal Oficina Brasil postou um intrigante problema vivenciado em sua oficina. Se trata de um Volkswagen Fox 1.0 Total Flex ano 2007 com sistema de injeção Magneti Marelli o qual não identifica o combustível correto no tanque através da estratégia a/f (air/fuel), gravada no software da ECU.
Histórico
O veículo sempre foi abastecido com gasolina e os problemas de dificuldade na partida a frio começaram após o proprietário encher o tanque com álcool. Depois de muito insistir o motor entra em funcionamento, e o a/f registrado permanece em 9.0 (estratégia álcool) e depois de um período muda para 13.0 (estratégia gasolina). Após o motor e o clima esfriarem, o a/f retorna a 9.0.
Mesmo depois de abastecido com gasolina foi tentado também o aprendizado para o mesmo combustível com o auxílio do scanner, mas sem sucesso. As velas, cabos e bobina foram trocados e os testes demonstraram que a sonda lambda e o sensor de nível apresentavam bom funcionamento.
Veja a seguir algumas dicas comentadas pelos conselheiros editoriais.
André e Carlos - Design
Conforme publicado na edição de maio, um dos casos mais conhecidos no mundo das oficinas é referente aos primeiros Fox 1.0 com central eletrônica 4BV, que apresentavam alto consumo de combustível, dificuldade de partida quando frio e até mesmo estouros no coletor de admissão por causa de ‘back fire’.
A ECU deste veículo possui uma calibração identificada como 4BV, que passou por uma série de atualizações em seu software. A primeira atualização disponibilizada foi batizada de 4BV.BT T113. Em seguida vieram a 4BV.BT T114, 4BV.BT T115 e por último a 4BV.BT T116.
Portanto amigo Adelson recomendo você confirmar na etiqueta impressa na ECU qual a respectiva versão e efetuar a atualização se necessário. O problema poderá estar aí.
Carlos - Stilo Motores
Verifique os bicos injetores que poderão oferecer volumes de injeção diferente uns dos outros, a ponto de comprometer a leitura dos gases. Verifique também a vazão e compressão dos cilindros e a situação do assentamento das válvulas e ponto de ignição. Nestes problemas misteriosos tudo é possível.
Paulinho - Engin
Verifique novamente todos os componentes eletrônicos como sonda, sensor de nível, sensor de temperatura, entre outros, quanto à qualidade e funcionamento. No passado tive problemas em veículos de clientes devido ao mau funcionamento das peças novas e principalmente quando paralelas, as quais não utilizo mais.