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  5. Veículos Híbridos – FORD FUSION – desligamento do sistema de alta voltagem

Veículos Híbridos – FORD FUSION – desligamento do sistema de alta voltagem

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Carlos Napoletano Neto
26 de fevereiro de 2013

Finalizando esta série de artigos sobre a manutenção e cuidados especiais na reparação de veículos híbridos, neste artigo veremos a maneira correta de desconectar a bateria de alta voltagem do FORD FUSION, descrita nas páginas abaixo

PROCEDIMENTOS GERAIS

Desligamento dos sistemas da bateria de tração de alta voltagem.

ATENÇÃO: Nunca instale o plugue de desconexão de serviço com a cobertura da central elétrica de alta voltagem removida. Sempre instale a cobertura antes de conectar o plugue de desconexão de serviço. A cobertura da central elétrica de alta voltagem evita um contato acidental do técnico com a alta voltagem que está presente em vários pontos da central. A falha em seguir estas instruções poderá resultar em ferimentos sérios ao técnico, ou mesmo a morte.

1. Desligue a ignição;

2. Remova os retentores; de quatro pinos e a cobertura dianteira do porta-malas. (Veja a figura 1)

3. Nota: Se o mecanismo do cinto de segurança central do banco traseiro impedir o encosto do banco de ser abaixado, levante o encosto do banco para liberar o mecanismo do cinto de segurança.

Dobre o encosto do banco do lado esquerdo para baixo.

• Entre a bateria de tração de alta voltagem e a chapa de metal, localize a alavanca de liberação do encosto traseiro.

• Empurre a alavanca de liberação para o lado do veículo e dobre o encosto do banco para baixo. (Veja a figura 2)

4. Deslize a alavanca do plugue de desconexão de serviço em direção ao lado direito do veículo. (Veja a figura 3);

5. Gire a alavanca para cima. (Veja a figura 4);

6. Empurre o plugue de desconexão de serviço para fora e para longe da bateria. Certifique-se de armazenar o plugue em um local em que ele não possa ser acidentalmente reinstalado enquanto o veículo estiver sendo reparado. (Veja a figura 5);

7. Aguarde pelo menos cinco minutos após desconectar o plugue de desconexão de serviço antes de continuar o serviço no veículo. Isto permite que qualquer voltagem residual no sistema de alta voltagem se dissipe;

8. Para reinstalação do plugue de serviço, inverta o procedimento de remoção.

Bateria de Tração de Alta Voltagem. Figura 6

ATENÇÃO: Para evitar choques de alta voltagem, que poderiam ser fatais, sempre siga precisamente todos os avisos de serviço, incluindo as instruções para desligamento do sistema.

O sistema híbrido de alta voltagem utiliza aproximadamente 300 volts VDC. Alguns sistemas chegam até 700 volts VDC fornecidos através de cabos de alta tensão aos seus componentes e módulos. Os cabos de alta voltagem e fios do sistema são identificados por uma fita de cor laranja ou capa plástica de cor laranja. Todos os componentes de alta voltagem estão identificados com um selo e símbolo de identificação de alta voltagem. A falha em seguir estas instruções pode resultar em ferimentos sérios ou mesmo a morte.

1. Desligue o sistema da bateria de tração de alta voltagem. Para informações adicionais, veja os procedimentos descritos acima;

2. Dobre o encosto do banco traseiro.

• Entre a bateria e a chapa do veículo, localize a alavanca de liberação do encosto do banco traseiro;

• Empurre a alavanca de liberação para o lado externo do veículo e dobre o encosto do banco traseiro. (Figura 7)

3. Remova o apoio de braço do assento traseiro direito;

4. Desconecte o jumper do conector elétrico do chicote do radiador de arrefecimento, e remova então o pino-trava do conector elétrico do suporte do cabo da bateria de alta voltagem;

5. Remova o duto de entrada de ar de arrefecimento da bateria de alta voltagem;

6. Desconecte o conector de 50 pinos no módulo de controle de energia da bateria (BECM);

7. Remova o parafuso de fixação da fita de aterramento ao chassi e posicione a fita de lado. Para posterior instalação, aperte este parafuso com um torque de 12 N.m.;

8. Remova os dois batentes plásticos da parte traseira do banco traseiro liberando os dois pinos-trava;

9. NOTA: Os parafusos de fixação da bateria de alta voltagem possuem uma cobertura condutiva e são serrilhados na parte inferior da cabeça. Se um destes parafusos for perdido ou danificado, um novo parafuso idêntico deve ser instalado.

Remova os quatro parafusos de fixação especiais da bateria de alta tensão na área do porta-malas que fixa a bateria aos seus suportes. O torque de aperto deles na reinstalação é de 20 N.m.;

10. NOTA: Os parafusos de fixação laterais da bateria de alta voltagem possuem uma cobertura condutiva e são serrilhados na parte inferior da cabeça. Estes parafusos aterram a carcaça da bateria de alta tensão à carroceria do veículo, que se torna necessária para compatibilidade eletromagnética. Se um destes parafusos for perdido ou danificado, um novo parafuso idêntico deve ser instalado. Em cada abertura de porta, remova dois parafusos de fixação lateral da bateria de alta voltagem (total de mais quatro parafusos) que fixam a bateria aos seus suportes. O torque de aperto destes parafusos na reinstalação é de 20 N.m.;

11. Posicione um tecido reforçado entre os encostos dos bancos para reduzir a possibilidade de danos ao tecido dos bancos na remoção da bateria. Certifique-se  que a bateria de tração de alta voltagem não risque ou danifique as laterais de acabamento do veículo durante sua remoção. O espaço entre a bateria e os bancos é muito pequeno.

12. Com o auxilio de um assistente dentro do veículo, segure os cabos de cada lado da bateria e deslize-a para frente e para fora do veiculo.

13. Para instalação, siga o procedimento inverso da remoção.

Esperamos ter lançado alguma luz sobre o assunto dos automóveis híbridos, aqui em especial o FUSION, que já roda por nossas estradas, e os cuidados com os procedimentos de reparo e desconexão dos sistemas de alta tensão deles.

Lembre-se que o pior laboratório de treinamento que temos é o carro do cliente. Uma maneira de sempre estarmos  preparados para as novas tecnologias que entram em nossa oficina é a leitura e o estudo de publicações como o Jornal Oficina Brasil, que não possui similares em nosso país.

Até o próximo número, e um ótimo mês de trabalho a todos.

REMOÇÃO E INSTALAÇÃO

Item

Número da Peça

Descrição

1

10C665

Duto de saída de arrefecimento da bateria de tração de alta voltagem

2

W712524

Parafuso de fixação da cinta de aterramento da bateria

3

W505435

Parafusos de fixação da bateria de alta voltagem (8 peças)

4

10A757

Plugue de desconexão de serviço da bateria HV

5

10B759

Conjunto da bateria de tração de alta voltagem

6

-

Conector de 50 pinos do módulo de controle de energia da bateria HV

7

-

Conector elétrico de alta voltagem e alta corrente

8

-

Conector elétrico de alta voltagem e baixa corrente

9

19B680

Placa do duto de entrada de arrefecimento da bateria HV

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