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Nesta edição do jornal, encerrando esta série de matérias sobre a transmissão DSG (Direct Shift Gearbox) utilizada nos veículos VW/AUDI a partir de 2005, com seis velocidades, vamos considerar a seção de diagnóstico eletroeletrônico da mesma, com seu respectivo diagrama elétrico.
DIAGRAMA FUNCIONAL
a - Terminal 30 via fusível SC21
A - Terminal comum
B - Linha CAN alta
C - Linha CAN baixa
COMPONENTES
A - Bateria
E313 - Alavanca seletora
F4 - Interruptor da luz de Ré
F319 - Interruptor de posição da alavanca travado na posição “P”.
G93 - Sensor de temperatura do fluido
G182 - Sensor de rotação de entrada da transmissão
G193 - Sensor de pressão hidráulica 1
G194 - Sensor de pressão hidráulica 2
G195 - Sensor de rotação de saída da transmissão 1
G196 - Sensor de rotação de saída da transmissão 2
G487 - Sensor de curso de engate 1
G488 - Sensor de curso de engate 2
G489 - Sensor de curso de engate 3
G490 - Sensor de curso de engate 4
G501 - Sensor de rotação do eixo de entrada 1
G502 - Sensor de rotação do eixo de entrada 2
G509 - Sensor de temperatura das embreagens multidiscos
G510 - Sensor de temperatura da unidade de comando
J... - Unidade de controle do motor Motronic (o código J varia conforme modelo)
J329 - Relé de alimentação do terminal 15
J519 - Unidade de controle de alimentação da carroceria
J527 - Unidade de controle da coluna de direção
J587 - Unidade de controle dos sensores da alavanca seletora
J743 - Unidade Mecatrônica da Transmissão DSG
N88 - Válvula solenoide 1
N89 - Válvula solenoide 2
N90 - Válvula solenoide 3
N91 - Válvula solenoide 4
N92 - Válvula solenoide 5
N110 - Válvula solenoide de bloqueio da alavanca seletora
N215 - Válvula de controle de pressão 1 da transmissão
N216 - Válvula de controle de pressão 2 da transmissão
N217 - Válvula de controle de pressão 3 da transmissão
N218 - Válvula de controle de pressão 4 da transmissão
N233 - Válvula de controle de pressão 5 da transmissão
N371 - Válvula de controle de pressão 6 da transmissão
CONEXÃO
Com linha CAN BUS de dados: o diagrama mostrado abaixo é figurativo de como a unidade mecatrônica da transmissão DSG está conectada à rede CAN do veículo.
J104 - Unidade de controle do ABS
J248 - Unidade de controle de injeção direta diesel (quando aplicável)
J285 - Unidade de controle do painel de instrumentos
J519 - Unidade de controle de alimentação da carroceria
J527 - Unidade de controle da coluna de direção
J533 - Interface de diagnóstico da linha de dados
J587 - Unidade de controle dos sensores da alavanca seletora
J623 - Unidade de controle do motor
J743 - Unidade mecatrônica da transmissão DSG
DIAGNÓSTICO
Para diagnóstico, é utilizada a ferramenta VAS 5051 com os seguintes modos de operação:
- Procura dirigida de falhas
- Funções dirigidas
Modo “Procura dirigida de falhas” – No modo de busca de falhas, uma programação de testes está disponível para a transmissão DSG, na qual os seguintes sensores, atuadores e unidade mecatrônica poderão ser testados:
Sensores:
G93 - Sensor de temperatura do fluido da transmissão
G182 - Sensor de rotação de entrada da transmissão
G193 - Sensor de pressão hidráulica 1
G194 - Sensor de pressão hidráulica 2
G195 - Sensor de rotação de saída da transmissão 1
G196 - Sensor de rotação de saída da transmissão 2
G487 - Sensor de curso de engate 1
G488 - Sensor de curso de engate 2
G489 - Sensor de curso de engate 3
G490 - Sensor de curso de engate 4
G501 - Sensor de rotação do eixo de entrada 1
G502 - Sensor de rotação do eixo de entrada 2
G509 - Sensor de temperatura do fluido das embreagens multidiscos
G510 - Sensor de temperatura da unidade de controle
DIAGNÓSTICO
Atuadores:
N88 - Válvula solenoide 1
N89 - Válvula solenoide 2
N90 - Válvula solenoide 3
N91 - Válvula solenoide 4
N92 - Válvula solenoide 5
N110 - Solenoide de bloqueio da alavanca seletora
N215 - Válvula de controle de pressão 1
N216 - Válvula de controle de pressão 2
N217 - Válvula de controle de pressão 3
N218 - Válvula de controle de pressão 4
N233 - Válvula de controle de pressão 5
N371 - Válvula de controle de pressão 6
Unidade Mecatrônica:
J743 - Monitoramento das marchas da unidade mecatrônica
J743 - Monitoramento da seleção da unidade mecatrônica
J743 - Alimentação da unidade mecatrônica
No modo de “Funções Dirigidas”, uma programação de testes está disponível para a transmissão DSG, na qual o nível de fluido pode ser verificado.
SERVIÇO
Ferramentas Especiais - para abastecimento e verificação do fluido DSG, utilize a ferramenta especial VAS 6252.
O acoplamento rápido da ferramenta especial permite ao técnico verificar o nível de fluido sem ter de soltar o adaptador da transmissão.
A tomada de três vias da conexão do flange de óleo torna possível trocar os reservatórios de fluido sem problemas.
Ao término de mais este artigo, esperamos ter ajudado os técnicos envolvidos na reparação e diagnóstico desta transmissão DSG a entender seu funcionamento e executar os reparos necessários de maneira mais exata e mais rápida.
Qualquer informação adicional sobre este ou outro sistema de transmissão automática ou automatizada, poderá ser obtida através do site www.apttabrasil.com
Abraços e até a próxima oportunidade.