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  5. Transmissão de dupla embreagem DSG utilizada nos veículos Audi/VW a partir de 2005

Transmissão de dupla embreagem DSG utilizada nos veículos Audi/VW a partir de 2005

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Carlos Napoletano Neto
13 de fevereiro de 2012

Neste artigo, iniciaremos o estudo do sistema de arrefecimento e lubrificação da transmissão AUDI/VW DSG, importante para o bom desempenho deste tipo de transmissão, bem como o fluido recomendado e quantidade utilizada, para que o técnico reparador tenha os meios para executar um bom trabalho no veículo.

 

SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO

A transmissão DSG possui um circuito de lubrificação comum para todas suas funções. O volume de fluido utilizado pela transmissão é de cerca de 7,2 litros, cujo tipo recomendado é o PENTOSIN FFL-2.

 

O fluido deve atender as seguintes necessidades:

- Assegurar a suavidade de aplicação das embreagens e permitir correto controle hidráulico.

- Viscosidade estável por toda a faixa de temperatura de funcionamento.

- Resistente ao estresse mecânico.

- Não permitir geração de espuma.

O fluido deve executar as seguintes tarefas:

- Lubrificar e arrefecer a embreagem dupla, as engrenagens, eixos, rolamentos e peças sincronizadoras da transmissão.

- Atuar a embreagem dupla e pistões atuadores das luvas de engate.

A temperatura do fluido deve-se manter em um máximo de 135ºC e isto é conseguido através de um trocador de calor, que por sua vez troca calor com o sistema de arrefecimento do motor.

 

BOMBA DE ÓLEO

 

Uma bomba de óleo interna com crescente fixo e engrenagens aspira o fluido do cárter e gera a pressão necessária para atuação dos componentes hidráulicos da DSG.

Sua vazão máxima é de 100 litros/minuto, a uma pressão principal de 20 bar.

Este componente alimenta:

- As embreagens multidiscos.

- o sistema de arrefecimento (trocador de calor) das embreagens.

- O sistema hidráulico de seleção das marchas.

- A lubrificação das engrenagens.

A bomba de óleo é acionada pelo eixo motriz, que gira na mesma rotação do motor. Este eixo motriz está localizado junto aos dois eixos de entrada da transmissão, como um terceiro eixo acionado pelo volante do motor.

 

CIRCUITO DE LUBRIFICAÇÃO

 

A bomba de óleo aspira fluido do cárter da transmissão através do filtro e pressuriza o mesmo à válvula principal de controle de pressão.

A pressão principal do sistema é mantida regulada através da válvula de controle de pressão 3 – válvula de controle da pressão principal.

A válvula de controle de pressão principal controla a pressão de trabalho para a transmissão de engates diretos DSG. Na região inferior da válvula de controle de pressão existe um canal que retorna o fluido ao lado de sucção da bomba. As outras ramificações de fluido seguem em duas direções. Um canal conduz ao trocador de calor e então de volta ao cárter através do filtro de pressão. O outro canal direciona o fluido até a válvula de controle de arrefecimento das embreagens. A pressão de trabalho, regulada pela válvula de controle de pressão 3, é utilizada pela transmissão para atuar as embreagens multidiscos e selecionar as marchas.

O trocador de calor é incorporado no circuito de arrefecimento do motor. O filtro de pressão de óleo é localizado externamente à carcaça da transmissão.

A válvula de alívio de pressão assegura que a pressão do sistema não ultrapasse os 32 bar. O fluido atinge as engrenagens diretamente através dos tubos de pulverização de óleo.

No próximo mês, seguiremos estudando o sistema de arrefecimento e lubrificação da transmissão DSG, e presente em vários sistemas das transmissões modernas. Até e bom trabalho !

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