Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Cursos EAD
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Banner WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2026. Todos Direitos Reservados
Termos de UsoPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Técnicas
  4. /
  5. Transmissão de dupla embreagem DSG utilizada nos veículos Audi/VW a partir de 2005

Transmissão de dupla embreagem DSG utilizada nos veículos Audi/VW a partir de 2005

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Carlos Napoletano Neto
13 de fevereiro de 2012

Neste artigo, iniciaremos o estudo do sistema de arrefecimento e lubrificação da transmissão AUDI/VW DSG, importante para o bom desempenho deste tipo de transmissão, bem como o fluido recomendado e quantidade utilizada, para que o técnico reparador tenha os meios para executar um bom trabalho no veículo.

 

SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO

A transmissão DSG possui um circuito de lubrificação comum para todas suas funções. O volume de fluido utilizado pela transmissão é de cerca de 7,2 litros, cujo tipo recomendado é o PENTOSIN FFL-2.

 

O fluido deve atender as seguintes necessidades:

- Assegurar a suavidade de aplicação das embreagens e permitir correto controle hidráulico.

- Viscosidade estável por toda a faixa de temperatura de funcionamento.

- Resistente ao estresse mecânico.

- Não permitir geração de espuma.

O fluido deve executar as seguintes tarefas:

- Lubrificar e arrefecer a embreagem dupla, as engrenagens, eixos, rolamentos e peças sincronizadoras da transmissão.

- Atuar a embreagem dupla e pistões atuadores das luvas de engate.

A temperatura do fluido deve-se manter em um máximo de 135ºC e isto é conseguido através de um trocador de calor, que por sua vez troca calor com o sistema de arrefecimento do motor.

 

BOMBA DE ÓLEO

 

Uma bomba de óleo interna com crescente fixo e engrenagens aspira o fluido do cárter e gera a pressão necessária para atuação dos componentes hidráulicos da DSG.

Sua vazão máxima é de 100 litros/minuto, a uma pressão principal de 20 bar.

Este componente alimenta:

- As embreagens multidiscos.

Leia também

  • Como Diagnosticar falhas presente no Sistema de Ignição do ZETEC Rocam
  • EGR - Recirculação de gases em veículos a Gasolina – cuidados e manutenção
  • Por que o motor ZETEC ficou conhecido como um motor que superaquece
  • ADITIVOS NO DIESEL: SOLUÇÃO PREVENTIVA OU RISCO PARA O SISTEMA COMMON RAIL?

- o sistema de arrefecimento (trocador de calor) das embreagens.

- O sistema hidráulico de seleção das marchas.

- A lubrificação das engrenagens.

A bomba de óleo é acionada pelo eixo motriz, que gira na mesma rotação do motor. Este eixo motriz está localizado junto aos dois eixos de entrada da transmissão, como um terceiro eixo acionado pelo volante do motor.

 

CIRCUITO DE LUBRIFICAÇÃO

 

A bomba de óleo aspira fluido do cárter da transmissão através do filtro e pressuriza o mesmo à válvula principal de controle de pressão.

A pressão principal do sistema é mantida regulada através da válvula de controle de pressão 3 – válvula de controle da pressão principal.

A válvula de controle de pressão principal controla a pressão de trabalho para a transmissão de engates diretos DSG. Na região inferior da válvula de controle de pressão existe um canal que retorna o fluido ao lado de sucção da bomba. As outras ramificações de fluido seguem em duas direções. Um canal conduz ao trocador de calor e então de volta ao cárter através do filtro de pressão. O outro canal direciona o fluido até a válvula de controle de arrefecimento das embreagens. A pressão de trabalho, regulada pela válvula de controle de pressão 3, é utilizada pela transmissão para atuar as embreagens multidiscos e selecionar as marchas.

O trocador de calor é incorporado no circuito de arrefecimento do motor. O filtro de pressão de óleo é localizado externamente à carcaça da transmissão.

A válvula de alívio de pressão assegura que a pressão do sistema não ultrapasse os 32 bar. O fluido atinge as engrenagens diretamente através dos tubos de pulverização de óleo.

No próximo mês, seguiremos estudando o sistema de arrefecimento e lubrificação da transmissão DSG, e presente em vários sistemas das transmissões modernas. Até e bom trabalho !

Acessar Manuais Técnicos

Conteúdo
útil?

Faça login para avaliar

Foi útil?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
HB20 1.6 não desenvolve após motor reformado: será que o problema está fora do motor?
HB20 1.6 não desenvolve após motor reformado: será que o problema está fora do motor?
06 de outubro de 2026
VW Polo demora para pegar e scanner sem falha pode esconder o problema; veja análise
VW Polo demora para pegar e scanner sem falha pode esconder o problema; veja análise
06 de outubro de 2026
Amortecedores de alta absorção: Como os off-road anulam impactos severos
Amortecedores de alta absorção: Como os off-road anulam impactos severos
06 de outubro de 2026
Chevette ou Kadett? A Conexão entre a GM Brasil e a Opel
Chevette ou Kadett? A Conexão entre a GM Brasil e a Opel
05 de outubro de 2026
Catalisador com baixa eficiência pode acender a luz de injeção e gerar retrabalho na oficina; veja avaliação
Catalisador com baixa eficiência pode acender a luz de injeção e gerar retrabalho na oficina; veja avaliação
05 de outubro de 2026

Novos cursos EAD

Entenendo o Sistema de Suspensão
Driv

Entenendo o Sistema de Suspensão

Sistemas de Freios
Driv

Sistemas de Freios

Peças do Cliente?
Ultracar

Peças do Cliente?

Planejamento
Ultracar

Planejamento