Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Técnicas
  4. /
  5. Transmissão CVT continuamente variável (Honda Fit)

Transmissão CVT continuamente variável (Honda Fit)

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Carlos Napoletano Neto
10 de junho de 2011

Conforme vimos no artigo anterior, a transmissão CVT presente nos Honda FIT de 2003 a 2008 funciona por variação do diâmetro das polias motora e movida ligadas ao eixo de entrada e saída, e obedecem ao comando de uma central eletrônica que por sua vez recebe várias informações dos diversos sensores instalados no veículo. A descrição do funcionamento da parte mecânica foi realizada no número anterior, e neste número vamos conhecer um pouco mais do funcionamento da parte eletrônica do sistema.

Sistema de Controle Eletrônico

Diagrama de funções

O sistema de controle eletrônico consiste no Módulo de Controle da Transmissão e do Motor (PCM), sensores e válvulas solenóides. As mudanças são controladas eletronicamente, permitindo assim uma condução confortável em qualquer condição de utilização.


O PCM recebe sinais provenientes dos sensores, interruptores e outras unidades de controle, efetua o processamento das informações e envia sinais para o sistema de controle do motor e sistema de controle da CVT. O sistema de controle da CVT inclui o controle de mudanças, controle de pressão das polias, controle de pressão da embreagem de partida, controle do inibidor da ré e também o controle lógico de inclinação, sendo todas estas informações armazenadas no PCM. O PCM aciona as válvulas solenóides para controlar a mudança das marchas da transmissão.

Localização dos componentes do sistema de controle eletrônico
Nas figuras 2 e 3, conseguimos visualizar a localização dos principais componentes do sistema eletrônico.

Controle de mudanças e de pressão das polias motora e movida
O PCM compara as condições atuais de condução com as condições memorizadas para controlar as mudanças e determina instantaneamente uma relação da polia motora e polia movida, através dos diversos sinais enviados pelos sensores e interruptores. A polia motora aciona a secundária através da correia metálica, a uma taxa entre 2,367 – 0,407 nas posições D e S sem estágios. Na posição R, a taxa é estabelecida em 1,326, ao pressionar o acelerador, e em 2,367 quando o acelerador está liberado. Quando a relação da polia é baixa (baixa velocidade do veículo) a polia movida recebe alta pressão para manter um diâmetro maior e a polia motora recebe uma pressão diminuída, para manter seu diâmetro menor, obtendo-se assim diâmetros proporcionais à faixa de utilização.


Quando a relação da polia é alta, (alta velocidade do veículo), a polia movida recebe menor pressão que a polia motora, alterando-se assim a relação entre elas. O PCM aciona as válvulas de controle de pressão das polias para regular a pressão ideal das mesmas, reduzindo o deslizamento da correia metálica e proporcionar longa duração a mesma.
Caminho das informações e decisões dentro da central eletrônica.

Sistema de Controle Eletrônico
Controle da pressão da embreagem de partida
A embreagem de partida com controle hidráulico trabalha suavizando a partida e o arrasto nas posições D, S, L e R, atuando como se fosse um conversor de torque. O PCM recebe sinais dos sensores e interruptores e aciona a válvula de controle da pressão da embreagem de partida, regulando a pressão de aplicação da mesma.

Controle Hidráulico
O sistema de controle hidráulico é controlado pela bomba de fluido ATF, as válvulas e os solenóides. A bomba de ATF é acionada pelo eixo de entrada. O fluido da bomba do ATF flui através da válvula reguladora de pressão, para manter a pressão especificada para a polia motora, polia movida e válvula manual.
Os corpos de válvula incluem o corpo de válvulas principal, a bomba de ATF, o corpo das válvulas de controle e o corpo da válvula manual. O corpo da válvula principal está fixado por parafusos na carcaça da transmissão. O corpo da bomba de ATF está fixado ao corpo de válvulas principal. O corpo das válvulas de controle está localizado no lado externo da carcaça da transmissão. O corpo da válvula manual está fixado ao alojamento intermediário.

Corpo das válvulas de controle
O corpo das válvulas de controle está localizado no lado externo da carcaça da transmissão e contém a válvula de controle da pressão da polia motora da CVT, a válvula de controle de pressão da polia movida da CVT, a válvula de controle de pressão da embreagem de partida da CVT, a válvula de controle da polia motora e a válvula de controle da polia movida.

• Válvula de controle da mudança de velocidade da CVT
A válvula de controle de rotação da CVT consiste de um solenóide linear e a respectiva válvula carretel e é controlada pelo PCM. A válvula de controle da rotação da CVT fornece pressão de controle da polia motora (DRC) para a válvula de controle da polia motora.

• Válvula de controle da pressão da polia movida da CVT
A válvula de controle da pressão da polia movida da CVT consiste de um solenóide linear e a válvula carretel e é controlada pelo PCM. A válvula de controle da pressão da polia movida da CVT fornece pressão controlada para a polia movida (DNC), (polia de saída).

• Válvula de controle da pressão da embreagem de partida da CVT.
A válvula de controle da pressão da embreagem de partida da CVT consiste de um solenóide linear e a válvula carretel e é controlada pelo PCM. A válvula de controle da pressão da embreagem de partida regula o volume da pressão da embreagem de partida (SC) para aplicação do torque às rodas.

• Válvula de controle da polia motora
A válvula de controle da polia motora regula a pressão da polia motora (DR) e a fornece à polia motora.

• Válvula de controle da polia movida
A válvula de controle da polia movida regula a pressão da polia movida (DN) e a fornece à polia movida.

Na próxima edição do jornal, continuaremos estudando o funcionamento do sistema de transmissão CVT, presente nos veículos Honda FIT. Até lá e um ótimo mês a todos!!!

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Técnicas
Técnicas
Como é Feita a Troca da Correia Dentada do EA211 1.6 na Prática
Técnicas
Técnicas
Diagnóstico avançado do sistema ABS e suas falhas mais comuns
Técnicas
Técnicas
Turbina dos motores CSS Prime 1.0 Turbo: Sintomas de Desgaste e Boas Práticas na Manutenção