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Conforme vimos no artigo anterior, a transmissão CVT presente nos Honda FIT de 2003 a 2008 funciona por variação do diâmetro das polias motora e movida ligadas ao eixo de entrada e saída, e obedecem ao comando de uma central eletrônica que por sua vez recebe várias informações dos diversos sensores instalados no veículo. A descrição do funcionamento da parte mecânica foi realizada no número anterior, e neste número vamos conhecer um pouco mais do funcionamento da parte eletrônica do sistema.
Sistema de Controle Eletrônico
Diagrama de funções
O sistema de controle eletrônico consiste no Módulo de Controle da Transmissão e do Motor (PCM), sensores e válvulas solenóides. As mudanças são controladas eletronicamente, permitindo assim uma condução confortável em qualquer condição de utilização.
O PCM recebe sinais provenientes dos sensores, interruptores e outras unidades de controle, efetua o processamento das informações e envia sinais para o sistema de controle do motor e sistema de controle da CVT. O sistema de controle da CVT inclui o controle de mudanças, controle de pressão das polias, controle de pressão da embreagem de partida, controle do inibidor da ré e também o controle lógico de inclinação, sendo todas estas informações armazenadas no PCM. O PCM aciona as válvulas solenóides para controlar a mudança das marchas da transmissão.
Localização dos componentes do sistema de controle eletrônico
Nas figuras 2 e 3, conseguimos visualizar a localização dos principais componentes do sistema eletrônico.
Controle de mudanças e de pressão das polias motora e movida
O PCM compara as condições atuais de condução com as condições memorizadas para controlar as mudanças e determina instantaneamente uma relação da polia motora e polia movida, através dos diversos sinais enviados pelos sensores e interruptores. A polia motora aciona a secundária através da correia metálica, a uma taxa entre 2,367 – 0,407 nas posições D e S sem estágios. Na posição R, a taxa é estabelecida em 1,326, ao pressionar o acelerador, e em 2,367 quando o acelerador está liberado. Quando a relação da polia é baixa (baixa velocidade do veículo) a polia movida recebe alta pressão para manter um diâmetro maior e a polia motora recebe uma pressão diminuída, para manter seu diâmetro menor, obtendo-se assim diâmetros proporcionais à faixa de utilização.
Quando a relação da polia é alta, (alta velocidade do veículo), a polia movida recebe menor pressão que a polia motora, alterando-se assim a relação entre elas. O PCM aciona as válvulas de controle de pressão das polias para regular a pressão ideal das mesmas, reduzindo o deslizamento da correia metálica e proporcionar longa duração a mesma.
Caminho das informações e decisões dentro da central eletrônica.
Sistema de Controle Eletrônico
Controle da pressão da embreagem de partida
A embreagem de partida com controle hidráulico trabalha suavizando a partida e o arrasto nas posições D, S, L e R, atuando como se fosse um conversor de torque. O PCM recebe sinais dos sensores e interruptores e aciona a válvula de controle da pressão da embreagem de partida, regulando a pressão de aplicação da mesma.
Controle Hidráulico
O sistema de controle hidráulico é controlado pela bomba de fluido ATF, as válvulas e os solenóides. A bomba de ATF é acionada pelo eixo de entrada. O fluido da bomba do ATF flui através da válvula reguladora de pressão, para manter a pressão especificada para a polia motora, polia movida e válvula manual.
Os corpos de válvula incluem o corpo de válvulas principal, a bomba de ATF, o corpo das válvulas de controle e o corpo da válvula manual. O corpo da válvula principal está fixado por parafusos na carcaça da transmissão. O corpo da bomba de ATF está fixado ao corpo de válvulas principal. O corpo das válvulas de controle está localizado no lado externo da carcaça da transmissão. O corpo da válvula manual está fixado ao alojamento intermediário.
Corpo das válvulas de controle
O corpo das válvulas de controle está localizado no lado externo da carcaça da transmissão e contém a válvula de controle da pressão da polia motora da CVT, a válvula de controle de pressão da polia movida da CVT, a válvula de controle de pressão da embreagem de partida da CVT, a válvula de controle da polia motora e a válvula de controle da polia movida.
• Válvula de controle da mudança de velocidade da CVT
A válvula de controle de rotação da CVT consiste de um solenóide linear e a respectiva válvula carretel e é controlada pelo PCM. A válvula de controle da rotação da CVT fornece pressão de controle da polia motora (DRC) para a válvula de controle da polia motora.
• Válvula de controle da pressão da polia movida da CVT
A válvula de controle da pressão da polia movida da CVT consiste de um solenóide linear e a válvula carretel e é controlada pelo PCM. A válvula de controle da pressão da polia movida da CVT fornece pressão controlada para a polia movida (DNC), (polia de saída).
• Válvula de controle da pressão da embreagem de partida da CVT.
A válvula de controle da pressão da embreagem de partida da CVT consiste de um solenóide linear e a válvula carretel e é controlada pelo PCM. A válvula de controle da pressão da embreagem de partida regula o volume da pressão da embreagem de partida (SC) para aplicação do torque às rodas.
• Válvula de controle da polia motora
A válvula de controle da polia motora regula a pressão da polia motora (DR) e a fornece à polia motora.
• Válvula de controle da polia movida
A válvula de controle da polia movida regula a pressão da polia movida (DN) e a fornece à polia movida.
Na próxima edição do jornal, continuaremos estudando o funcionamento do sistema de transmissão CVT, presente nos veículos Honda FIT. Até lá e um ótimo mês a todos!!!