Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veículo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

RotaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
  1. Home
  2. /
  3. Técnicas
  4. /
  5. Substituição do fluido da caixa de transferência, diferencial dianteiro e traseiro

Substituição do fluido da caixa de transferência, diferencial dianteiro e traseiro


Para BMW x5 2001 em diante 4x4, mesmo que no manual não tenha estas informações, existem procedimentos para a realização da troca dos fluidos e é exatamente isso que vamos mostrar nesta matéria

Carlos Napoletano Neto
30 de julho de 2021

Temos recebido várias solicitações de nossos associados quanto aos procedimentos de substituição dos fluidos da caixa de transferência, diferenciais dianteiro e traseiro. Embora não seja nossa especialidade, resolvemos publicar este boletim para auxiliar os técnicos a executarem estes procedimentos de maneira correta e no menor espaço de tempo.

Fluidos especificados: Diferencial dianteiro e traseiro: Óleo SHELL 75W90 API GL5. Quantidade: 1 litro cada diferencial. Período de troca: A cada 100.000 quilômetros no máximo. Caixa de Transferência: Óleo RAVENOL TF 0870 TC ou equivalente. Quantidade: 1,5 litros. Período de troca: A cada 100.000 quilômetros.

O fluido dos diferenciais dianteiro e traseiro são considerados LIFETIME (ISENTOS DE MANUTENÇÃO) pela BMW. Isto não significa que eles não devam sofrer manutenção de tempos em tempos. Quando um fabricante se refere a um componente como LIFETIME, usualmente ele quer dizer que o período de tempo que ele pode funcionar sem necessitar de manutenção é de 100.000 quilômetros. Assim, o óleo tanto da transmissão quanto dos diferenciais deve ser trocado a cada 100.000 quilômetros.

O que isto significa em termos de manutenção efetiva? O fluido do diferencial lubrifica os rolamentos e as engrenagens que acionam as rodas motrizes do veículo. Para que estes componentes tenham longa vida útil, é necessário que eles tenham manutenção preventiva. Sugerimos que a troca dos fluidos dos diferenciais e da caixa de transferência seja feita a cada 4 anos, independente da quilometragem do veículo.

Cada diferencial leva cerca de 1 litro de óleo conforme mostrado acima. A BMW recomenda a utilização de óleo sintético de engrenagens (SAF-XO).

Procedimento de substituição: 

Dirija o veículo por pelo menos 2 ou 3 minutos para aquecer o óleo do diferencial.

Levante o veículo em um elevador ou em suportes de maneira que os componentes fiquem nivelados. Lembre-se de usar óculos de segurança nestes procedimentos.

Diferencial traseiro: A foto número 1 mostra um diferencial traseiro com vazamento. O diferencial na BMW X5 E53 pode exibir vazamentos em poucos lugares; os retentores dos eixos, o retentor do flange de entrada e da tampa traseira. Quando se procura por um vazamento, siga o fluido até a parte limpa (seta amarela). Isto usualmente indica o local do vazamento. No caso desta figura, o vazamento vem da tampa traseira. O diferencial dianteiro pode vazar nos mesmos lugares. Sempre siga o fluido até o ponto mais limpo para isolar o retentor defeituoso.

Diferencial traseiro: Para verificação do nível do diferencial traseiro, utilize uma chave Allen 14 mm, remova o bujão de abastecimento (seta verde). O fluido deverá estar no lado inferior do furo do bujão de enchimento. Corrija o nível de fluido se for necessário. Sugerimos, antes de substituir o fluido do diferencial, remover o bujão de abastecimento antes de remover o bujão de escoamento, pois se o bujão de abastecimento não sair ou estiver danificado, teremos um problema nas mãos, até que este  bujão seja removido. Para substituir o fluido, utilize uma chave Allen 14 mm para remover o bujão de abastecimento (seta verde). 

Diferencial traseiro: A seguir, utilizando uma chave Allen 14 mm remova o tampão de dreno do diferencial (seta verde). Drene o fluido em um recipiente adequado. O container deve ser capaz de conter pelo menos 2 litros. Uma vez que o fluido tenha sido completamente drenado, reinstale o tampão de dreno com uma nova junta e aperte-o com um torque de 60 Nm. 

Diferencial traseiro: Aplique fluido no furo de abastecimento (seta verde) até que ele comece a escorrer. Permita que o fluido pare de pingar ou pingue bem lentamente, e então reinstale o bujão de abastecimento e aperte-o com um torque de 60 Nm. Uma vez executado este passo, conduza o veículo por alguns minutos e inspecione o diferencial traseiro quanto a possíveis vazamentos.

Diferencial dianteiro

Diferencial dianteiro: Remova a proteção inferior.  Para verificar o nível de fluido do diferencial dianteiro, utilize uma chave Allen 14 mm e remova o bujão de abastecimento (seta verde). O fluido estará no nível quando estiver rente ao furo de abastecimento do diferencial. Complete o nível se necessário. Certifique-se que o bujão de abastecimento saia livremente antes de abrir o bujão de dreno.

Se o bujão de abastecimento estiver preso ou engripado, e o óleo já tiver sido removido, teremos um grande problema. O veículo estará imobilizado até que o bujão de abastecimento saia. Para substituir o fluido, utilize uma chave Allen 14 mm para remover o bujão de abastecimento (seta verde). 

Diferencial dianteiro: A seguir, utilizando uma chave Allen 14 mm, remova o bujão de dreno do diferencial dianteiro (seta verde). Drene o fluido aparando-o em um recipiente adequado, de pelo menos 2 litros de capacidade. Uma vez que o fluido tenha sido drenado completamente, reinstale o bujão de dreno com uma nova junta e aperte-o com um torque de 60 Nm.

Diferencial dianteiro: Utilizando uma bomba manual (seta verde), aplique fluido recomendado no furo do bujão de abastecimento (seta amarela) até que ele comece a escorrer pelo furo. Permita que o fluido pare de pingar ou pingue bem lentamente e então reinstale o bujão de abastecimento, apertando-o com um torque de 60 Nm.

A foto acima mostra o bujão de abastecimento conforme visto do lado esquerdo do veículo. O bujão de abastecimento está próximo ao semieixo dianteiro esquerdo, próximo ao subframe. Terminado este procedimento, conduza o veículo por alguns minutos e inspecione o diferencial dianteiro quanto a possíveis vazamentos.

Caixa de Transferência

A caixa de transferência da BMW X5 está localizada na parte traseira da transmissão. Ela transfere torque da transmissão e divide a tração para as rodas dianteiras e traseiras. A única preocupação do técnico, nos modelos X5 de 2004 em diante, é que como a caixa de transferência é gerenciada por um módulo de controle (On demand), toda vez que se substitui o fluido é necessário proceder a um reset do módulo de comando. De preferência, este reset deve ser efetuado por um escanner BMW original. O fluido recomendado está indicado na primeira página deste boletim. A recomendação é substituir o fluido da caixa de transferência a cada 100.000 quilômetros no máximo ou a cada 4 anos se o veículo permanecer muito tempo parado. 

Durante o procedimento de substituição do fluido, use sempre óculos de proteção e luvas. Dê a correta destinação aos fluidos usados atendendo à legislação ambiental vigente.

Caixa de transferência: A localização dos bujões de abastecimento e dreno estão indicados na foto. A seta vermelha aponta o bujão de abastecimento da caixa de transferência, enquanto que a seta azul indica o bujão de dreno.

Caixa de Transferência: Levante o veículo e deixe-o perfeitamente nivelado. Remova as proteções inferiores do veículo. Verifique se o bujão de abastecimento sai facilmente antes de drenar o fluido. Utilize para soltar o bujão uma chave combinada de 17 mm. 

Caixa de Transferência: Remova o bujão de abastecimento e guarde-o em um local seguro. Descarte a arruela de vedação. Ela deverá ser substituída.

Caixa de transferência: Posicione um recipiente adequado embaixo da caixa de transferência e remova o bujão de dreno utilizando uma chave combinada 17 mm. Descarte a arruela de vedação pois ela deverá ser substituída. Permita que o fluido drene completamente. Uma vez drenado, reinstale o bujão de dreno com uma nova arruela de vedação e aperte-o com um torque de 60 Nm. 

Caixa de transferência: Abasteça com fluido especificado até que o  nível esteja alinhado com a parte superior do furo de abastecimento ou até que vaze ligeiramente pelo furo. (veja destaque).

Caixa de transferência: Uma vez abastecido, instale e aperte o bujão de abastecimento com um torque de 60 Nm. Certifique-se de substituir a arruela de vedação. Em modelos mais novos (2004 em diante), execute o procedimento de adaptação (reset) do módulo de controle da caixa. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Técnicas
Técnicas
Descubra como o calor perdido pode se transformar em potência extra nos motores a combustão
Técnicas
Técnicas
Diferenças e a importância das baterias no sistema start/stop
Técnicas
Técnicas
Quando fazer a limpeza do bico injetor do seu carro?