Daremos continuidade em diagnostico abordaremos nesta edição o sistema IAW1G7 encontrado no Fiat Palio 1.0, Fiat Palio 1.5 e Fiat Palio 1.6 16v, com 1 air bag. Tivemos o início desta injeção em 1996 e o sistema se estendeu até o final de 2001.
Houve vários recalls de calibração neste veículo, ocasionados por vários motivos, como estampidos no coletor, falta de potência, entre outros.
Alguns veículos apresentava estouro no coletor de admissão devido a inversão do chicote do sensor de detonação. A inversão ocorre nos pinos 33 e 16 da central de injeção, conforme podemos verificar no esquema elétrico da figura ao lado.
Um segundo defeito comum nestes Palio é quando ligamos a chave de ignição e o rele de injeção fica vibrando. Este defeito quase sempre está relacionado com falta de aterramento do modulo, que está afixado no parafuso do cabeçote, causando dificuldade de diagnóstico.
Muito cuidado ao trocar a bateria neste veículo, sempre usar uma carga auxiliar quando houver necessidade de troca.
Se este procedimento não for feito poderá ocasionar perda de reconhecimento da posição do motor de passo pelo módulo.
Se o veículo ficar oscilando em marcha lenta ou com marcha lenta alta depois que ocorreu a troca da bateria, indicamos os seguintes passos:
1. verificar se a leitura do potenciômetro de borboleta está entre 13° a 18°;
2. a temperatura da água deve estar dentro do padrão, quando quente em torno de 90° a 95°C.
Se todos estes parâmetros estiverem corretos, será necessário o reparo no modulo o qual é feito um reset dentro do processador, ou a substituição da central de injeção.
Vale a pena tomar cuidado ao diagnosticar o Fiat Strada 1.5 ano 2001 que o veículo possui perto da bateria um modulo de rede CAN que parece com o rele da injeção, quando ele está danificado, pára e marca no painel ou até mesmo impede o veiculo de funcionar.
É freqüente pegar água no conector e quando isso ocorre é comum de o veiculo não pegar às vezes e acender a luz do code, como no esquema elétrico visto na figura disponível no site do jornal.
Palio 1.6 16v com 1 airbag
Este veículo apresenta problema de marcha lenta oscilando, na maioria das vezes o problema é de sincronismo do motor.
Apresenta também outro problema comum que é partida muito longa caindo pressão de combustível quando desliga a chave. Aí, temos três problemas relacionados com este defeito que são:
1. válvula de estanqueidade da bomba de combustível;
2. regulador de pressão furado; e
3. cano dentro da flauta de combustível quebrada.