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Nesta aula de número 35, sobre sistemas de freio antiblocante, abordaremos o veículo de origem japonesa, que em terras brasileiras fez muito sucesso pelo consumo e baixa manutenção e que, no aspecto segurança, conta com o ABS como item original de fábrica. O interessante é que temos a aplicação de um sistema eletrônico, mesmo contando com freios a disco somente no eixo dianteiro e tambores no eixo traseiro. Vamos aos detalhes do Honda Fit 1.5 16V.
Alimentação elétrica:
Temos a alimentação positiva em três etapas, sendo um positivo direto da bateria (linha 30), passando pelo maxi-fusível de 40 A e chegando ao pino 25 da ECU; um segundo linha 30, passando pelo fusível F15 de 30 A e chegando ao pino 09; e linha pós-chave (15), passando pelo F25 de 7,5 A e chegando ao pino 04. Temos dois terminais de aterramento, o 08 e o 24. A comunicação com a ECU PGM FI do sistema de injeção eletrônica de combustível é pelo pino 15 (ABS).
Componentes:
UNIDADE ELETRÔNICA - ECU
Montada em conjunto com a unidade hidráulica, está fixada na longarina dianteira direita, próximo à correia auxiliar do motor. Recebe os sinais de rotação de cada uma das rodas do veículo, podendo fazer a comparação entre estas e tomar como ação a isolação ou diminuição da pressão do circuito hidráulico da roda com tendência ao travamento.
A ligação com o interruptor de pedal de freio é pelo pino 18, e o interruptor é ligado ao F16 (linha 30), que também aciona as lâmpadas de freio. A comunicação com o scanner ocorre pelo conector de diagnose localizado abaixo e à direita do volante de direção (pinos 13 e 14 do ABS).
A ECU faz o controle da lâmpada de anomalia do ABS e do aviso de freio do painel de instrumentos, fazendo o seu check in, ao ser ligada a chave e apaga após a verificação de funcionamento dos componentes.
Alimentação elétrica da ECU Eletrônica:
PINOS / SISTEMA FIT 1.5 2005
ATERRAMENTO 08 – 24
POSITIVO 04 – 09 – 25
UNIDADE HIDRÁULICA
Localizado junto da unidade eletrônica e próximo ao farol direito do FIT, há quatro canais individuais com bomba de recalque integrada. Cada canal conta com um duplo comando a ser efetuado, de acordo com a ação determinada pela ECU.
Para o controle de isolação ou redução de pressão temos oito solenóides que estão dentro da unidade hidráulica:
• Isolamento traseira direita
• Diminuição traseira direita
• Isolamento traseira esquerda
• Diminuição traseira esquerda
• Isolamento dianteira direita
• Diminuição dianteira direita
• Isolamento dianteira esquerda
• Diminuição dianteira esquerda
O aterramento da bomba de recalque é direto na carcaça de suporte do conjunto de unidades eletrônica e hidráulica.
SENSORES
Por ser um sistema do tipo 4S4K (quatro sinais e quatro canais), temos um sensor de velocidade (rotação) do tipo indutivo por roda. Nas rodas dianteiras, o sensor aponta para a capa do rolamento de roda do tipo polarizada, enquanto na traseira, o sensor está fixado no centro do espelho de freio traseiro.
Os sensores estão ligados à ECU eletrônica da seguinte forma:
DIANTEIRO ESQUERDO – pinos 01 e 02
DIANTEIRO DIREITO – pinos 19 e 20
TRASEIRO ESQUERDO – pinos 05 e 06
TRASEIRO DIREITO – pinos 22 e 23
COMENTÁRIOS DO SCOPINO AO REPARADOR
Na percepção diária na manutenção do sistema de freio, temos poucos relatos com falhas de peças ou do sistema ABS em si e, diferente do sistema de air bag desta linha, o sistema inteligente de freio não requer scanner para apagar a memória de avarias, ou seja, uma vez identificado e solucionado um problema a própria ECU apaga a falha e a luz de anomalia no painel.
Vale a pena destacar, nesta matéria, alguns detalhes como a ligação da lâmpada do freio de estacionamento em série entre o painel de instrumentos, o pino 16 da ECU ABS e os interruptores da alavanca de freio e do nível do fluído. A sangria do sistema segue o padrão de distância em relação ao cilindro-mestre de freio, ou seja, começamos pela mais distante à mais próxima do cilindro-mestre.
Na próxima edição, veremos o sistema de ABS do Chrysler 300C, como um presente aos leitores pelo terceiro aniversário da coluna.