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Na matéria deste mês veremos um veículo com grande frequência nas oficinas, fabricado pela Fiat, onde já aparecem
falhas no sistema de controle de freio. Acompanhe
Muitas vezes também ocorrem defeitos na troca de rolamentos de rodas ou reparos na suspensão que depois de efetuados temos a ingrata surpresa de identificar a luz do ABS acesa, ou seja, é o conhecido defeito instalado. |
Vamos aos detalhes da Fiat Idea 1.8 sistema Bosch:
Pelos pinos 02 e 03 temos a alimentação direta pela linha 30 da bateria. A linha pós-chave de ignição é pelo pino 18. O aterramento da ECU é pelo pino 04. A linha de comunicação com scanner é feita pela linha K, pino 11 junto do conector padrão de 16 pinos ao centro do BC body compter, e o acionamento da luz de anomalia ABS no painel de instrumentos é feita em forma de aterramento via pino 13.
Unidade Eletrônica - ECU - Do tipo 4S4K temos um controle individual roda por roda neste sistema. Assim temos sempre quatro sinais de rotação/velocidade das rodas e quatro controle efetuados pela ECU eletrônica acionando a ECU hidráulica para o comando das solenoides.
ALIMENTAÇÃO ELÉTRICA DA ECU ELETRÔNICA |
|
PINOS / SISTEMA |
FIAT IDEA |
ATERRAMENTO |
04 |
POSITIVO |
02 – 03 – 18 |
Unidade Hidráulica - São oitos as solenoides deste sistema, sendo quatro de diminuição de pressão e quatro de isolamento de pressão. A diferença entre estas duas solenoides é que as solenoides de isolamento apenas ficam fechadas para que a pressão na roda com tendência a travamento não receba mais pressão hidráulica, enquanto que as solenoides de diminuição de pressão além de fecharem a alimentação hidráulica ainda abrem o circuito de retorno de fluído, e em conjunto da bomba de recalque irá forçar a remoção de fluído do circuito com forte tendência ao travamento, liberando o mesmo.
As oito solenoides moduladas pela unidade hidráulica são:
• Isolamento dianteira direita
• Diminuição dianteira direita
• Isolamento dianteira esquerda
• Diminuição dianteira esquerda
• Isolamento traseira direita
• Diminuição traseira direita
• Isolamento traseira esquerda
São do tipo Hall de dois fios, sendo o anel magnético na própria capa dos rolamentos de roda. No eixo dianteiro temos os maiores problemas por causa dos rolamentos e sua posição de montagem justamente pela posição da capa em anel magnetizado para trabalhar junto do sensor. Na traseira temos os dentes de uma roda dentada junto do cubo do tambor de freio traseiro.
Os sensores estão ligados à ECU eletrônica da seguinte forma:
TRASEIRO DIREITO – pinos 08 e 19
TRASEIRO ESQUERDO – pinos 06 e 17
DIANTEIRO DIREITO – pinos 09 e 10
DIANTEIRO ESQUERDO – pinos 05 e 16
Um sistema moderno e que atende bem ao que se propõe. Assim com os quatro canais de velocidades das rodas, temos um controle individual e modulado da pressão de cada circuito do veículo. A maior falha neste sistema está na substituição do rolamento de roda dianteiro que possuí lado de montagem. Ou seja, com a tecnologia de anel magnetizado aplicado na lateral do rolamento de roda, temos a ausência da roda dentada, ganho de espaço e peso minimizado, e é justamente neste ponto que faltam treinamentos e informações técnicas ao reparador, já que o rolamento de roda agora possui lado de montagem, que além de apoiar e permitir o giro das rodas, ainda é a base de acionamento do sensor de velocidade da cada roda dianteira. E a peça normalmente não possui identificação clara de sua correta montagem.
Na próxima edição, veremos Sistema ABS Honda City 1.5 2009.