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Sistema de freio ABS - Mitsubishi Air Trek


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Por: Da Redação - 30 de março de 2010

Em nosso terceiro encontro de 2010, estamos abordando um veículo da marca Mitsubishi, trata-se da Air Trek, um utilitário, que lembra muito a linha Pajero da mesma marca japonesa, e que tem característica própria, com motor, transmissão e também de sistema de freio com ABS nas quatros rodas. Vamos aos detalhes da Air Trek:

Alimentação elétrica:
O aterramento é feito em dois pinos distintos que se complementam, os de número 10 e 28 no conector da unidade ABS localizada próximo à torre do amortecedor dianteiro direito, junto ao cofre do motor de 2400 cilindradas.
A unidade de comando eletrônico do freio ABS recebe tensão constante da bateria, a chamada linha 30, pelos pinos 11 e 27, e ainda a linha de ignição ligada, a chamada linha 15, pelo pino 25, sempre passando por fusíveis de proteção localizados junto à central da caixa de fusíveis.

Unidade eletrônica

Está incorporada à unidade hidráulica, formando um conjunto localizado no lado dianteiro direito do veículo. Há uma tubulação longa para fazer a conecção com o cilindro mestre de freio, localizado no lado esquerdo.
Possui 28 pinos divididos em terminais pequenos e grandes, observem pela foto que há pinos grandes que fazem parte da alimentação elétrica da unidade eletrônica.


Unidade eletrohidráulica

Unidade hidráulica
Faz parte do conjunto formado pelas unidades hidráulica e eletrônica.
Os relés estão junto da unidade hidráulica.
O aterramento da bomba de recalque se dá pelos pinos 10 e 28 da ECU, diretamente no compartimento do motor. Há quatro solenóides na unidade hidráulica. Temos um sistema tipo 4S4K, que significa quatro sinais de entrada e quatro canais de saída, sendo portanto um sensor de velocidade por circuito e controle de pressão e redução roda por roda.
Observe que na unidade hidráulica há 6 tubos de freio, dois são a ligação com o cilindro mestre de freio e os outros são a ligação com cada uma das quatro rodas.
As solenóides controladas pela unidade hidráulica são:
Isolamento dianteira direita
Isolamento dianteira esquerda
Descarga dianteira direita
Descarga dianteira esquerda
Isolamento traseira direita
Isolamento traseira esquerda
Descarga traseira direita
Descarga traseira esquerda


Conector da ECU ABS de 28 pinos

Sensores
Por se tratar de um sistema 4K temos um sensor por roda do veículo, sensores do tipo indutivo com apenas dois fios cada, que informa à unidade eletrônica através de pulsos a real velocidade de cada roda da Air Trek.
Os sensores estão ligados à ECU eletrônica da seguinte forma:
Dianterio direito – pinos 02 e 03
Dianteiro esquerdo – pinos 13 e 20
Treseiro direito – pinos 01 e 12
Traseiro esquerdo – pinos 18 e 19

Bomba de recirculação
A bomba de recalque está no conjunto das unidades eletrônica e hidráulica do veículo, e seu acionamento é via relé interno, sempre que a ECU eletrônica reduz a pressão de um determinado circuito em momentos críticos de frenagem. Como é um carro alto, há a grande tendência de perda de estabilidade e ou dirigibilidade em casos de extrema necessidade.

Diagnóstico
Através do pino 22 da ECU, há a ligação entre o conector de 16 pinos, padrão OBD2 com scanner de programa específico para este Mitsubishi.
Não há a possibilidade de acesso a códigos de avaria via códigos de piscada.

Comentários
Muito espaço, este é o primeiro comentário que para fazer para vocês, companheiros reparadores do Jornal Oficina Brasil. Como a ECU eletrônica e hidráulica estão no lado direito do veículo temos muito espaço para trabalhar, para fazer testes e medições. Chamo também a atenção para o conector (pente) da ECU que tem uma trava de cor branca que ao ser aberta já afasta o conector, e quando fechada já faz uma forte pressão e uma excelente vedação entre o conector e a ECU. Há o interruptor de pedal de freio que faz a ligação com a ECU pelo pino 09, e que acompanho casos que apresenta falha de mal contato.
Na próxima edição, veremos Sisteam ABS do New Beetle.