Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veículo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

RotaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
  1. Home
  2. /
  3. Técnicas
  4. /
  5. Sensor de temperatura de gás do escapamento, mais um componente para controles de emissões de poluentes utilizado na linha diesel

Sensor de temperatura de gás do escapamento, mais um componente para controles de emissões de poluentes utilizado na linha diesel


É um importante sensor aplicado na linha diesel que permite um melhor controle de poluentes e quando avariado, faz o sistema entrar em emergência

Pedro Luiz Scopino
28 de maio de 2023

Os sensores de temperatura de gás de escapamento são componentes indispensáveis para proteger os sistemas de e peças contra o sobreaquecimento do fluxo de gases de escapamento. São muitas as aplicações deste componente, que informa a ECU - unidade de controle eletrônico do motor -  sobre a temperatura dos gases de escapamento, ou seja, sobre o seu correto funcionamento, já após a conversão de gases, há normalmente um aumento da temperatura. 

O sensor de temperatura dos gases de escapamento é um elemento indispensável 

Com aplicações típicas, tanto em motores ciclo Otto e Diesel, este sensor pode ser aplicado em peça única ou em mais de uma, sempre para comparar a temperatura após o catalisador, conversor catalítico ou filtro particulado. 

Vantagens da aplicação deste sensor: 

.monitoramento do processo de combustão; 

.proteção de componentes sensíveis a temperatura como catalisador, turbo compressor, e conversores; 

.monitoramento do processo de combustão e regeneração dos filtros de partículas de motores diesel; 

.medição de temperatura dos gases de escape e EGR, recirculação de gases de escapamento, no âmbito On-board diagnosis OBD. 

Está previsto no controle do OBD 

Em razão de normas rigorosas sobre os gases de escapamento, os sistemas tornam-se mais abrangentes e complexos para a redução de poluentes. Há cada vez mais componentes no sistema de escapamento com um controle preciso da temperatura de funcionamento. O elemento em si de medição é uma resistência semicondutora, que pode ser do tipo PTC (aumenta a temperatura e aumenta a resistência) ou NTC (aumenta a temperatura e diminui a resistência). 

COMENTÁRIOS DE REPARADOR PARA REPARADOR 

Amigo reparador e reparadora, muitos veículos entram em “emergência”, ou seja, entram em modo de recovery, uma espécie de proteção do motor e transmissão, sistema powertrain, limitando a sua total e plena potência quando há uma falha grave registrada. E por se tratar de um sistema vital para o motor, falhas no sensor de temperatura dos gases de escapamento vão limitar a potência do motor. Esse sensor funciona em uma faixa de trabalho entre -40 a + 1.000 .C com alta precisão em um curto espaço de tempo.  

Os sensores de temperatura de gás de escape estão sujeitos a um desgaste causados por choques e vibrações, e até por excesso de temperatura por falha na combustão da mistura ar e combustível. 

É mais tecnologia nos motores e maior a necessidade de conhecimento técnico. Pensem nisto. 

Abraços e até a próxima edição com mais dicas sobre tecnologia em motores modernos. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Técnicas
Técnicas
Descubra como o calor perdido pode se transformar em potência extra nos motores a combustão
Técnicas
Técnicas
Diferenças e a importância das baterias no sistema start/stop
Técnicas
Técnicas
Quando fazer a limpeza do bico injetor do seu carro?