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Radiador de óleo em motores modernos – parte 2


Veremos nesta aula detalhes sobre as falhas e desgastes do radiador de óleo, um importante trocador de calor de motores modernos com falhas rotineiras dependendo da montadora e motores aplicados

Por: SCOPINO - 03 de dezembro de 2023

Os seguintes sintomas e danos podem indicar danos ao radiador de óleo:

  • - óleo de motor no sistema de arrefecimento;
  • - perda excessiva de líquido de arrefecimento;
  • - aumento da temperatura do motor;
  • - desempenho do motor reduzido.

Os motivos para essas falhas podem ser:

  • - obstrução e congestionamento dos dutos de passagem devido ao acúmulo de partículas de impurezas;
  • - vazamentos causados por lascas de pedras, batidas externas, empenamento durante a instalação ;
  • - corrosão do radiador de óleo.

O radiador de óleo pode ficar entupido, total ou parcialmente, devido ao acumúlo de impurezas, desgaste abrasivo ou aparas.

A contaminação pode ser de outros componentes do sistema de arrefecimento.

Se for feita uma limpeza do sistema de arrefecimento pode não ser eficiente, devido à contaminação das finas lamelas do trocador de calor. E se for feita a troca de todo o sistema e reaproveitamento do trocador de calor contaminado, poderemos estar sujando o sistema, pois podem se soltar as impurezas retidas no trocador de calor. A maioria dos danos mecânicos são causados por influência externa, como pedras ou corrosão, ou mesmo colisões do próprio veículo, já que o trocador de calor geralmente fica em partes baixas do veículo, para facilitar a troca de calor também com o ar frontal.

COMENTÁRIOS DE REPARADOR PARA REPARADOR

A análise do sistema de arrefecimento é fundamental, pois a contaminação do sistema de lubrificação pode ter ligação direta com falhas no radiador de óleo, a coloração diferente, nível baixando e tensão elétrica fora de padrão, medindo a massa e o sistema de arrefecimento, com um multímetro em tensão elétrica. E quando ocorre uma contaminação, ou seja a mistura de água com óleo, ou o contrário, óleo com água, deve ser reparado com muito critério, analisando todo o sistema de arrefecimento, como radiador, mangueiras, junta do cabeçote, radiador do sistema de ar quente. Sempre devemos estar muito atentos, já que óleo no sistema de arrefecimento vai causar danos irreversíveis em componentes de borracha, como mangueiras e até mesmo o retentor de vedação da bomba d’ água. Muita responsabilidade e atenção nesta manutenção. 

É mais tecnologia nos motores e maior a necessidade de conhecimento técnico. Pensem nisto.

Abraços e até a próxima edição com mais dicas sobre tecnologia em motores modernos.