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  5. Procedimentos para testes em sensor MAF

Procedimentos para testes em sensor MAF


O sensor MAF é responsável por medir a massa de ar que o motor aspira. Ele fornece à central eletrônica dados precisos para controlar o avanço de ignição, o tempo de injeção e o controle de marcha lenta

Flávio Xavier
22 de março de 2012

O sensor MAF é responsável por medir a massa de ar que o motor aspira. Ele fornece à central eletrônica dados precisos para controlar o avanço de ignição, o tempo de injeção e o controle de marcha lenta.
Sem esse componente, sistemas como a injeção direta operam às cegas, comprometendo desempenho, consumo e emissões.


Como funciona o sensor MAF digital
Este componente mede a carga do motor a partir do fluxo de massa de ar consumida. Dentro de um tubo há um desvio (by‑pass) com uma película ou dois fios aquecidos:
- Elemento sensor (filamento quente) mantido 100–200 °C acima da temperatura ambiente;
- Sensor de temperatura ambiente que fica na temperatura do ar de admissão.
Quando o ar passa por ali, resfria o filamento quente, fazendo a UCE aumentar a corrente até manter a temperatura acima de 200 °C a mais que o ambiente. A tensão resultante é convertida em frequência elétrica e enviada à UCE. Quanto maior a massa de ar, maior a frequência do circuito.

A UCE usa esse sinal para calcular:
- Avanço de ignição
- Tempo de injeção
- Controle de marcha lenta
O sensor se conecta à UCE por três linhas: alimentação (12V), massa e sinal (frequência). Por não ter partes móveis, ele é mais preciso e confiável.


Reconstrução de sinal em caso de falha do sensor MAF
Quando o sensor MAF falha, a UCE passa a estimar a massa de ar apenas pela rotação do motor e pela posição da borboleta, sem a medição real do fluxo.



Essa estratégia garante que o motor não pare, mas gera mistura ar‑combustível e ponto de ignição menos precisos, resultando em marcha‑lenta instável e resposta ao acelerador mais lenta.
Para manter o veículo em funcionamento, a UCE “chuta” um valor de frequência de sinal, que deve estar dentro destas faixas quando o sensor original volta a operar corretamente:
- Marcha lenta (motor quente): 2 200 Hz a 2 600 Hz
- Plena carga: acima de 4 000 Hz
Verificar essas leituras com o scanner automotivo ou com um osciloscópio é essencial para confirmar a restauração do sinal e recuperar o desempenho ideal do motor.


Modelos de sensor MAF digital
Os modelos disponíveis do sensor MAF digital são:
Sensores de alta frequência
Utilizados em GM Blazer/S10 V6 e Omega V6. Conexões e sinais típicos:

Pino F (pulso de massa):
- 700 RPM → 2 300–2 500 Hz
- 2 500 RPM → 3 800–4 200 Hz
- 3 500 RPM → 4 800–5 200 Hz
Linha de alimentação: 12 V
Linha de massa: < 0,20 V


Sensores de baixa frequência
Encontrados em vários modelos Mitsubishi, como Colt, Diamond, Eclipse, Galant, Lancer, Mirage, Summit, Stealth, Space Wagon e GT3000. Conexões e sinais típicos:
1. Verde: alimentação do sensor MAP – 5,00 V
2. Amarelo: sinal do sensor MAP (pressão) – 4,80 V
3. Branco/vermelho: pulso quadrado 

- 900 RPM → 33–37 Hz
- 1 500 RPM → 43–47 Hz
- 2 000 RPM → 58–62 Hz
- 3 000 RPM → 88–92 Hz
4. Vermelho/amarelo: alimentação do sensor MAF – 12,00 V
5. Preto: massa dos sensores – < 0,30 V
6. Vermelho/azul: sinal do sensor de temperatura de ar – 2,50 V
7. Azul: livre – 8,00 V


Ligação do sensor MAF até a UCE do motor
- Linha de sinal (sensor MAF → UCE V28)
- Linha de massa (sensor → UCE P13)
- Alimentação 12 V (sensor → UCE B17)


Falhas comuns do sensor MAF
As falhas mais comuns no sensor MAF são:
- Consumo excessivo;
- Falhas na retomada (semelhante a defeito de ignição);
- Falhas acima de 2 000 RPM;
- Perda de desempenho;
- Dificuldade de partida;
- Marcha lenta alta ou instável.
Verifique sempre se o by-pass que aloja os dois fios (fio quente e fio a temperatura ambiente) possui alguma sujeira (óleo, carbonização, poeira, etc.) que esteja obstruindo o fluxo de ar através dos fios sensores. Quando isso acontece o veículo apresenta problemas na marcha-lenta, consumo excessivo e falhas generalizadas.
Quando aparece um código de falha do sensor MAF, descubra se realmente a falha é nele e proceda da seguinte forma:
- Desligue o conector do sensor MAF;
- Ligue o motor (a UCE irá ativar a estratégia de substituição do sinal, a partir do sinal de rotação do motor e sinal de posição de borboleta);
- Se a falha for amenizada ou sumir, troque o sensor de massa de ar.



Procedimentos para testes no sensor MAF
Antes de testar, confirme que não há entradas de ar falsas no coletor de admissão ou mangueiras rasgadas. Meça com multímetro e, se possível, confirme sinais com osciloscópio.
Os testes compreendem a medição das 3 linhas de trabalho do sensor, que são:
1. Linha de sinal – frequência proporcional à massa de ar;
2. Linha de tensão – alimentação constante em 12V ou 5V, conforme modelo;
3. Linha de massa – resistência quase zero contra o negativo da carcaça.
Execute cada etapa de teste para a certificação do correto trabalho do sensor MAF. O circuito que falhar nesses testes provavelmente registrará código de defeito na UCE.


Limpeza do sensor de massa de ar
- Não use solventes ou ferramentas que possam danificar o sensor;
- Para sujeiras leves, limpe a lâmina do sensor com água fervente;
- Desligue e retire o sensor da mangueira antes de aplicar a água;
- O sensor é blindado, então a limpeza com água quente não o danifica e remove resíduos eficazmente.


Teste do sinal do sensor MAF na UCE
(frequência elétrica com multímetro)
1. Ligue a chave de ignição: aguarde estabilização;
2. Meça entre o pino V28 da UCE e a massa: deve indicar 2 200–2 600 Hz (depende da temperatura);
3. Se a frequência estiver correta, mas a UCE acusar falha, a falha pode ser interna à UCE.


Domine o diagnóstico do sensor MAF
Você revisitou o funcionamento, os modelos de alta e baixa frequência, as falhas comuns e os testes de sinal, tensão e massa. Ao aplicar esses procedimentos com scanner automotivo e osciloscópio, você garante diagnósticos automotivos mais rápidos e precisos, reduz retrabalhos e eleva a reputação de sua oficina.
Mantenha seu time sempre atualizado e seu motor sempre no ponto.

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