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  5. Parte II: Atuadores de distribuição do fluxo de ar do sistema de climatização proporcionam conforto

Parte II: Atuadores de distribuição do fluxo de ar do sistema de climatização proporcionam conforto


Ter o controle do ambiente interno de um carro já é uma conquista, individualizar para cada ocupante é um avanço conseguido com um componente quase oculto, os atuadores do fluxo de ar

Antonio Gaspar de Oliveira
03 de março de 2020

Os veículos possuem no sistema de climatização atuadores com funções específicas e todos têm a sua devida importância no funcionamento do ar-condicionado.

Podemos resumir em quatro tipos de atuadores principais que controlam o ar-condicionado de grande parte dos veículos atuais:

1. Atuador de modo - determina para onde o ar vai sair, como as aberturas do piso, as aberturas superiores ou as aberturas para desembaçar que sopram nas janelas e no para-brisa. Em países de clima frio, esta função é executada para o degelo.

2. Atuador de mistura - ajuda o ar quente e frio a produzir a temperatura desejada pelos ocupantes do veículo.

3. Atuador de controle do aquecedor - regula o fluxo de ar quente quando o aquecedor é acionado.

4. Atuador de entrada ou recirculação do ar - ajuda a aspirar o ar do lado de fora do carro para recircular na cabine.
Quando o ocupante do veículo ativa a direção do fluxo de ar para a parte inferior pelas saídas de ar próximas aos pés, o ar deve sair pelas saídas de ar que foram selecionadas, e não por qualquer outra ventilação na cabine. 

A maioria dos atuadores ECC (electronic climate control) consiste em um motor reversível que gira uma engrenagem de acionamento e conforme a polaridade é invertida, o acionamento muda de direção. 

A tensão variável aplicada opera na faixa de 0 a 5 volts e basta observar que alguns atuadores que acionam as portas de recirculação contêm apenas um motor. Como existem apenas duas posições necessárias, o controle do ar-condicionado simplesmente aciona o motor na direção desejada por um tempo específico até a porta parar. 

Não há circuito ou outros componentes, em alguns projetos mais recentes, o controlador detecta os pulsos de corrente que ocorrem cada vez que uma barra do comutador passa por baixo das escovas. O controlador estabelece a posição da porta pelo número de pulsos, ou “contagens”, que ocorrem entre os batentes.

O grau de sofisticação do diagnóstico varia muito entre os sistemas. Alguns fabricantes incluem a capacidade de definir e recuperar códigos de problemas quando ocorre um mau funcionamento, enquanto outros piscam no visor de controle climático. Outros ainda não têm nenhum diagnóstico embutido.

É importante observar que, diferentemente de um sistema de controle de motor em que geralmente existe uma unidade de controle para o sistema, os sistemas eletrônicos de controle climático podem ter vários. Por exemplo, alguns sistemas usam um BCM para controlar algumas funções, o controle do ar-condicionado para controlar outras e o PCM para controlar a ativação da embreagem e do ventilador de refrigeração. 

Montadoras como a Chrysler utilizam um sistema de controle sofisticado e possuem vários testes integrados. Se um atuador falhar, o painel de controle do ar-condicionado exibirá um código de falha ao piscar um LED montado no painel. 

Tem também um teste de varredura para cada atuador que pode ser acessado após o painel de controle do ar-condicionado ser colocado no modo de diagnóstico. 

Durante o teste, o controle é operado e o movimento da porta é representado por uma alteração de intensidade intermitente do LED.

Uma característica interessante do sistema Chrysler é que todos os atuadores têm um lado de seus circuitos de motor conectados em um circuito comum. 

Este circuito é para cima ou para baixo, dependendo da direção de rotação desejada. O detalhe neste sistema é que apenas uma porta de cada vez seja operada pelo painel de controle. 

As portas se movem rápido o suficiente para que o motorista não perceba essa limitação. Deve-se tomar cuidado ao diagnosticar este circuito; conectar o circuito comum ao terra ou à tensão no momento errado pode resultar em danos ao sistema.

A maioria dos sistemas de controle automático de temperatura (ATC) também usa esse tipo de atuador. Na maioria dos casos, o painel de controle do ar-condicionado possui a função de diagnóstico para os atuadores e exibe códigos no visor ou os envia ao PCM ou BCM através de um barramento de dados. 

Os códigos podem ser recuperados com o uso de um scanner e os diagnósticos para os sistemas ATC são geralmente mais detalhados que os manuais e o uso do scanner ajuda a acelerar o diagnóstico.

Alguns veículos da GM possuem sistema de climatização que utiliza um painel de controle inteligente e atuador inteligente, possuem um circuito lógico no painel de controle e no atuador. O painel de controle gera uma tensão que representa a posição desejada da porta. O atuador contém um circuito lógico que interpreta essa tensão e alimenta o motor para mover a porta para a posição correspondente.  

No sistema que aplica o painel de controle simples com atuador inteligente, o atuador contém todos os componentes necessários para a operação, com exceção do potenciômetro de entrada, montado no painel de controle.

O atuador é alimentado com a tensão da bateria, usada para acionar o motor. Ele também contém um regulador de tensão para fornecer uma referência constante de 5 volts para o potenciômetro conectado ao motor. A Ford usa esse sistema na maioria dos veículos com ar-condicionado manual.

Normalmente, esses sistemas não têm a função de diagnóstico e a operação deve ser verificada manualmente, escolhendo uma configuração no painel de controle do ar-condicionado e verificando se o ar sai dos respiradouros na temperatura correta. Esteja preparado para remover o painel de instrumentos para obter acesso a esses atuadores. 

Pode ser possível ouvir os atuadores para ver se eles estão funcionando. Com as janelas fechadas, a chave ligada e o motor do ventilador desconectado, tente executar o atuador em sua faixa. Se você ouvir ruídos de clique ou estalo, as engrenagens do atuador podem estar danificadas.

Outra orientação importante é verificar todos os fusíveis no circuito antes de continuar o diagnóstico.  

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