Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
Conforme vimos nas edições passadas, o procedimento de montagem da transmissão 4L30-E utilizada no Ômega 3.0/4.1 litros, produzido no Brasil de 1993 a 1998, e nas BMW 325 americanas, bem como na Isuzu Trooper, e Honda Passport, foi publicado em detalhes, e a partir da edição passada, passamos a detalhar a montagem em separado dos diversos conjuntos internos, quanto a folgas e utilização de ferramental indicado pelo fabricante.
Nesta coluna, continuamos mostrando a montagem dos conjuntos da embreagem das 3ª e 2ª marchas, quanto às indicações de fábrica.
Embreagem da 3ª marcha (Figura 1)
Passos da desmontagem
1. Anel de retenção
2. Assento da mola
3. Molas de retorno do pistão
4. Pistão de aplicação
5. * Substitua as peças que vêm no kit de reparo
Desmontagem
1. Anel de retenção
a) Comprima o assento da mola utilizando a ferramenta especial; (Figura 2)
Nota: Não submeta o conjunto de molas e seu assento a um excesso de tensão. Isto poderá danificar o assento das molas.
b) Remova o anel de retenção;
c) Libere o assento das molas;
Nota: Não permita que o assento das molas apóie no rasgo da trava do anel de retenção.
2. Assento das molas
3. Molas de retorno do pistão
4. Pistão de aplicação
Inspeção e reparo
Inspeção Visual
Se quaisquer danos, deformação ou desgaste localizado forem encontrados no anel de retenção, conjunto das molas de retorno, anéis de vedação do pistão ou assento das molas, substitua a peça defeituosa. (Figura 3)
Inspeção de Operação
Chacoalhe o pistão e ouça atentamente se a esfera de alivio rápido se movimenta. Substitua o pistão se a esfera estiver faltando, mas não se movimentar livremente ou cair.
Remontagem
1. Pistão
a) Os lábios dos anéis de vedação devem estar voltados para frente da transmissão, contra o fluxo de fluido. Lubrifique o lábio do vedador com fluido ATF Dexron III;
b) Instale o conjunto do pistão no tambor da 3ª marcha. Utilize a ferramenta especial instaladora (Veja figura 3) para proteger o vedador externo durante a instalação. Caso a ferramenta especial não esteja disponível, utilize um filme de transparência para retroprojetor (folha de acetato transparente), encontrado nas papelarias.
2. Molas de retorno
3. Assento das molas
4. Anel de retenção
a) Posicione o anel de retenção no assento das molas;
b) Comprima as molas do pistão, utilizando a ferramenta especial. (Figura 4)
Nota: Não submeta a excesso de tensão as molas e seu assento. Não deixe o assento das molas interferir com o rasgo do anel de retenção. Isto pode causar danos ao assento das molas.
c) Instale o anel retentor do assento das molas;
d) Remova a ferramenta especial.
Conjunto de roda livre
(Embreagem de uma via)
Desmontagem
1. Pista externa da roda livre
2. Conjunto da roda livre - Remova a pista externa da roda livre e o conjunto da roda livre do cubo da embreagem da 3ª marcha e da engrenagem solar
3. Conjunto da engrenagem solar. (Figura 5).
Inspeção e Reparo
Inspeção Visual
Se quaisquer danos tais como riscos, deformação ou desgaste localizado forem encontrados na engrenagem solar, conjunto da roda livre ou pista externa da roda livre, substitua-os.
Remontagem
1. Conjunto da engrenagem solar
2. Conjunto da roda livre
Instale o conjunto da roda livre na engrenagem solar
Nota: O ombro mais largo da gaiola da roda livre deve ficar voltado para a engrenagem solar. Este procedimento deverá ser seguido exatamente para se ter certeza que o conjunto da roda livre está montado corretamente.
3. Pista externa da roda livre
a) Instale o conjunto da pista externa da roda livre no conjunto da gaiola da roda livre;
b) Posicione o cubo da embreagem da 3ª marcha e o conjunto da engrenagem solar em uma superfície plana, com a engrenagem solar voltada para cima. Posicione a pista externa da roda livre e o conjunto da roda livre sobre o conjunto da engrenagem solar, empurrando-a para baixo, e gire então a engrenagem solar de entrada no sentido anti- horário simultaneamente
Nota: Verifique se o conjunto gira para o lado correto segurando a engrenagem solar na sua mão esquerda e girando a pista externa com a mão direita. A pista externa da embreagem da roda livre deverá girar livremente no sentido anti-horário e travar no sentido horário. (Figura 6)
Embreagem da 2ª marcha (Figura 7)
Nota: Alguns modelos de transmissão possuem 5 discos revestidos e outros possuem 6 discos revestidos.
Exemplo: Ômega motor 3.0 litros: 5 discos
Ômega motor 4.1 litros: 6 discos
BMW 6 cilindros: 6 discos
Passos da desmontagem:
1. Anel trava
2. Engrenagem anelar
3. Anel trava
4. Espaçador
5. Discos da embreagem
6. Arruela ondulada
7. Anel trava
8. Assento das molas
9. Molas de retorno
10. Pistão de aplicação
11. Tambor da embreagem da 2ª marcha.
Desmontagem:
(Figura 8)
1. Anel trava
2. Engrenagem anelar
3. Anel trava
4. Espaçador
5. Discos da embreagem
6. Arruela ondulada
7. Anel trava
a) Comprima o assento das molas.
8. Assento das molas
9. Molas de retorno
10. Pistão de aplicação
11. Tambor da embreagem da 2ª marcha.
Inspeção e Reparo
Inspeção Visual
Se for notado qualquer dano, deformação ou desgaste localizado em um anel trava, engrenagem anelar, espaçador, discos de embreagem, vedadores dos pistões, molas de retorno ou assento das molas, substitua-os.
Inspeção de Operação
Chacoalhe o pistão e ouça atentamente se a esfera de alivio opera livremente. Um ruído de movimento indica que ela está operando corretamente. Substitua o pistão de aplicação se a esfera de alívio estiver faltando ou cair do pistão.
Remontagem (Figura 9)
1. Tambor da embreagem da 2ª marcha
2. Pistão de aplicação
Instale o conjunto do pistão no tambor da 2ª marcha. Lubrifique o lábio do anel vedador do pistão com fluido de transmissão ATF Dexron III. Utilize a ferramenta especial ou uma folha de acetato (transparência de retroprojetor) para proteger o vedador externo do pistão na hora da montagem
NOTA: Os lábios dos vedadores deverão estar voltados para a frente da transmissão.
3. Molas
4. Assento das molas
5. Anel trava
a) Instale as 22 molas de retorno do pistão e o assento das molas no pistão de aplicação da 2ª marcha. Posicione o anel trava no assento das molas;
b) Utilize a ferramenta especial a fim de comprimir as molas de retorno do pistão, tomando o cuidado de evitar que alguma mola enrosque no rasgo da trava.
6. Placa ondulada
7. Discos de embreagem
Nota: Não se esqueça de mergulhar os discos revestidos em fluido ATF por pelo menos 2 horas antes da montagem!
a) Instale os discos de embreagem. Comece com um disco de aço e alterne com os discos revestidos;
b) Alinhe as abas internas da embreagem da 2ª marcha.
8. Espaçador
Instale o espaçador com o lado ondulado voltado para os discos da embreagem.
9. Anel trava
10. Engrenagem anelar
11. Anel trava.
Folga recomendada do conjunto da 2ª marcha: 0,35 a 0,79 mm.
Na próxima edição, continuaremos com os procedimentos de montagem e verificação dos conjuntos internos da transmissão 4L30-E.
Tenham todos um ótimo mês! Até lá!